BTC já passou de 110 bilhões de dólares de valor de mercado
Bom, me convenceu quanto à significância macroeconômica: já é mais do que o Bill Gates tem

Por que alguém teria que declarar? Como o Estado ia saber quantos bitcoins determinada pessoa tem?
Suponhamos que uma pessoa acumulou um valor em BTCs maior que o limite mínimo exigido para declarações patrimoniais em sua (ou suas no caso dos Americanos) respectivas jurisdições tributárias - se isso for exigido, claro.
Nada declarou acerca desses saldos em BTCs... Ou seja, considerou as compras desses BTCs como gastos, despesas efetuadas nos respectivos exercícios fiscais (de PF no caso esse restrito).
Como faz depois p/reconverter ou comprar com essa moeda bens com algum valor significativo
Não pode usar cartão de crédito nem nada.
Aerolinhas aceitam BTCs

E se sim hoje, se forem proibidas em futuro próximo

O Sr. vai tirar uns dias c/a Sra. S/Prenda...
Paga as passagens, hotel, aluguel de carro tudo isso com BTCs

Porque se usar cartão (que é o normal) vai direto o informe pra RF.
Se usar cartão emitido no exterior com débito n'alguma conta bancária no exterior, tem que declarar essa(s) também. E conforme o valor dessas tem que fazer outra declaração pro BACEN (que eu saiba claro que isso fica mudando sempre e falo do caso particular daqui do Brasil).
Claro, se puder pagar tudo com BTCs até pode ser...
Pode (passagens + hotéis + locações de carro)

Ou se conseguir cartões emitidos no exterior que emitam fatura pra casa da pessoa cá no Brasil e com instruções para pagamentos em BTCs. I.e., sem necessidade de ter contas bancárias no exterior.
Aí isso sim não sei se existe. Talvez...
Ou então - mais provável acho - existem cambistas que troquem BTCs por moeda local em aeroportos e outros lugares; como tem os cambistas informais de moedas convencionais.
Claro, isso supondo que casas de cambio formais venham a ser proibidas. Enquanto não sejam

troca BTCs por moeda local e paga tudo cash.