Se a empresa não for fantasma, existe algo real por trás das ações (o patrimônio da empresa), ao contrário do BTC que não tem nada.
Não necessariamente. Como eu falei, estou lendo um livro interessante a respeito de dinheiro, economia, e estava lendo o capítulo sobre bolsa de valores ontem. Dá pra entender bastante como funciona, inclusive tem até a história de como a bolsa de valores teve início.
Um exemplo que o autor dá é : digamos que você tenha um carrinho de pipoca que renda R$ 800,00 por mês. Você tem certeza que se tivesse mais dinheiro pra comprar outros carrinhos, poderia aumentar mais ainda essa renda, mas você não tem. Então você resolve abrir uma empresa de carrinhos de pipoca, faz um cálculo inicial de quanto valeria essa sua empresa (digamos que o carrinho de pipoca seja sua fonte de renda única, então você resolve multiplicar esse valor de 800 mensal por 20 anos, que é o tempo que você acha que iria trabalhar como pipoqueiro), e determina que sua empresa valha R$ 192.000,00. Você então divide isso em ações, vai lá na bolsa e vende cada ação por R$ 10,00. Os acionistas acreditam na sua empresa (e, se você procurar saber mais como a bolsa de valores funciona, vai ver que no fundo é basicamente isso que gira a roda da economia numa bolsa de valores : fé), compram suas ações, e no final você tem algumas dezenas de milhares de reais, que você vai usar pra comprar outros carrinhos de pipoca, contratar outras pessoas, e montar o negócio. Se tudo der certo, aqueles acionistas que investiram na sua empresa vão receber os dividendos e todo mundo sai ganhando. Porém, se não der certo, todo mundo perde grana.
O livro também dá um exemplo interessante sobre uma petroleira do Eike Batista, cujas ações valem não sei quanto lá, e que nunca produziu uma gota sequer de petróleo. Mas o exemplo é grande e não vou ficar escrevendo aqui.
Meu amigo mesmo faz parte de uma empresa encubada, que não tem absolutamente nada, não tem local de trabalho, não tem ferramentas, não tem nada, além de uma ideia que pode dar certo e alguns engenheiros e técnicos de elétrica como 'sócios' da empresa. Eles sequer tem algum capital investido ainda. Mas ele teve umas reuniões com alguns caras que entendem dessa parada de empresas jovens e essas coisas, e aparentemente a empresa dele já vale alguns milhões de reais, mesmo sem ter merda nenhum. Mas ele poderia ir lá na bolsa, vender as ações dele, arrecadar o capital e começar a investir na ideia.
Em resumo, a empresa não necessariamente precisa ter um patrimônio líquido em bens pra poder vender suas ações, nem quem vai investir está se importando unicamente com isso. O BTC pode não ser uma coisa palpável, mas ele tem um valor. Se eu tivesse gasto 10 mil dólares comprando BTCs em 2009, quando ele valia, digamos 10 dólares cada BTC, hoje eu teria mil BTCs, com a diferença que hoje eles valem 200 dólares. Eu os venderia e teria 2 milhões de dólares de graça, com o único custo de ter investido no meu dinheiro em algo que poderia dar certo ou não.
O BitCoin é uma espécie de commoditie ainda restrita a geeks entusiastas por novidades tecnológicas, partidários do anarquismo/ ultraliberalismo e especuladores. É claro que existe alguma demanda, da mesma forma que há demanda por obras de arte e selos raros, mas nada garante que não seja uma bolha especulativa que irá estourar um dia.
Ela não está tão restrita desse jeito que você tá falando. Poderia estar há algum tempo, mas hoje não está, prova disso é que já começaram a pipocar lojas que aceitam como pagamento. Lógico que é uma novidade do mundo digital, e normalmente quem começa a saber dessas coisas primeiro são os entusiastas, mas aos poucos o conhecimento vai se disseminando.
Realmente, nada garante que não seja uma bolha que vai estourar algum dia, em momento nenhum eu disse que vai ser um sucesso total e sugeri que as pessoas aqui começassem a investir seu dinheiro nisso. Se eu achasse isso, estaria investindo também, coisa que não fiz nem pretendo fazer por um bom tempo. Agora, o que não dá é você afirmar que o Bitcoin não é nada, que não tem lastro, que é não vai dar certo, quando os fatos estão apontando o contrário.
A moeda do jogo serve para comprar itens virtuais do jogo. Isso é algo garantido enquanto o jogo existir. O BTC não tem um lastro semelhante em algo para o qual há demanda.
Você falou certo, enquanto o jogo existir. Do dia pra noite os servidores poderiam ser desligados, e quem investiu nisso se ferrou. O único lastro aí são alguns milhares de 0s e 1s que representam alguma vestimenta colorida ou alguma arma com poder de stunar algum inimigo, ítens esses para o qual existe demanda, porém não é algo físico, algo palpável.
O BTC se encontra na mesma situação, existe demanda, e, como eu disse, já começaram a aparecer usos para os BTCs. Olha essa loja, por exemplo ~>
https://www.bitcoinstore.com/ dá pra comprar de tudo com BTCs. Vou deixar esse vídeo aqui :
http://www.youtube.com/v/XrQBKuh0Tvs onde ele dá outros exemplos.
A partir do momento que você pode comprar uma câmera digital, um computador, instrumentos musicais, entre outras coisas (só nesse site) ou trocar seus bitcoins por dinheiro vivo, não dá pra você afirmar que não existe lastro, ou que não existe nada para o qual não possa ter demanda. Reafirmo, pode ser que seja um fracasso? Pode, oras. Até mesmo o dinheiro de papel pode ser um fracasso, já que o valor dele não passa de uma garantia que um Estado dá pra você de que ele vai valer alguma coisa. Você pode ter 100 bilhões de reais no banco, mas de uma hora pra outra a economia brasileira desgringola, o país vai a falência, e seus 100 bilhões de reais viram papel pra fogueira. Claro que isso é muito mais difícil de acontecer, mas não tem nada que impeça.