O que poderia brecar o crescimento do bitcoin? Algum palpite?
Uma possibilidade seria os governos se unirem e proibir o uso delas como moeda de troca em estabelecimentos.
O volume hoje já transacionado é muito importante, e se uma tecnologia traz vantagens ao usuário final, será bem difícil brecá-lo assim. Mesmo porque você proíbe que se comercialize dentro do seu país, mas o outro país pode e passa a gerar mais liquidez, imagina o golpe no turismo daquele país, daqui a alguns anos quando for normal pagar sua viagem com altcoins. Ninguém quer barrar o comércio.
Agora que taxá-lo seria mais provável , eu acho.
Brecar o crescimento hoje acho bem difícil, o que podemos discutir será qual será a taxa de crescimento, mas que está em crescimento é evidente e praticamente impossível parar.
Aliás, brecar um crescimento agora seria contraproducente porque hoje uma boa fatia dos usuários é de investidores de curto prazo (traders ou pessoas físicas investindo) e barrar o crescimento seria não deixar a entrada de consumidores 'normais'.
O que os governos querem é que um mercado seja construído, e taxá-lo. Adoram isso