Quanto à revolução de 1964, não havia em vista nenhum outro possível desfecho ou caminho após o presidente ter apoiado a quebra da estrutura hierárquica militar. Nenhum militar em nenhuma parte do mundo iria ficar imóvel vendo o princípio mais fundamental de qualquer exército ser destruído.
para evitar um golpe,vamos dar um golpe. isto me parece o motivo real: "acentuação do discurso de medidas vistas como comunistas na época, as quais incluíam a reforma agrária e a reforma urbana. Na época, falar em pobreza, distribuição de renda e saúde significava ser tachado de comunista, mesmo quando não fosse o caso"
"Em 1964, houve um movimento de reação, por parte de setores conservadores da sociedade brasileira – notadamente as Forças Armadas, o alto clero da Igreja Católica e organizações da sociedade civil, apoiados fortemente pela potência dominante da época, os Estados Unidos"
Não mudou muita coisa,ainda se é tachado de comunista ao falar em distribuição de renda,saúde,melhor educação publica,cotas e etc.