Se bem que eu suspeito que o Ukrainian fosse na verdade Liquid Snake ou o UFKA Cabeção (Karl Rove, aqui).
É até difícil aceitar que a hipótese mais parcimoniosa para esse tipo de coisa (e Olavo de Carvalho, do outro lado), seja que realmente acreditem no que dizem, em vez de estarem fazendo uma espécie de campanha-espantalho, por total abnegação ao lado oposto do cararicaturizado por seu personagem.
O pior é que apesar disso em si já parecer extremo, de vez em quando acontecem coisas meio próximas disso (pessoas de um grupo encenarem agressões contra o seu próprio grupo, assim criando uma imagem ruim/ainda pior da oposição), ou talvez até exatamente isso (não lembro de casos concretos*, embora acho que já tenha desconfiado de alguns).
* lembrei de algo discutível mas que se aproxima um pouco, o famoso cara com a faixa "I'm a republican and I'm ashamed of this GOP," que descobriram ter feito doações ao partido democrata. Essa categoria de "arrependidos," com muita ênfase nessa posição anterior, de terem abandonado o comunismo/direitismo/pecado, acho que é bastante comum.