PSDB não é de direita.
Era o que eu pensava até as eleições de 2010, lembra? Serra, aborto, religião, Índio da Costa... A campanha do PSDB foi de direita e bem de direita.
Sério que esses temas são o suficiente para tornar uma campanha "didireita"? Parece mais um pragmatismo rasteiro, para apelar ao conservadorismo persistente do eleitor brasileiro - igual ao do FHC, quando subitamente se tornou religioso.
Tecnicamente, até é algo que "desvia" para a direita (sem chegar lá). O "problema" é que o PT também é direitista nesse sentido, ou, melhor dizendo, o povo brasileiro de modo geral. O PSDB usou aborto como bicho-papão, o realmente esquerdista-progressivo a fazer seria, "sim, somos a favor do aborto", e não se esquivar.
Curioso que no sentido cultural ao menos o FHC, do PSDB, era mais progressita. Pessoalmente a favor da legalização da maconha, e "suspeito" de ser ateu. Em compensação, o Alkmin é o extremo oposto.
Novamente, vou tentar explicar:os eleitores que defendem os ideais de direita se identificam mais com o PSDB,já os eleitores que defendem ideais de esquerda se identificam com o PT(isto estou falando de uma forma generalizada,sempre existe exceções).
Isso é o que a realidade política Brasileira permite.
Os que de fato defendem ideais de direita no máximo vêem no PSDB dos males o menor (e mais viável, quando comparado a outras opções que seriam algo mais direitistas, mas sem tanta expressão), mas nem necessariamente, muitos não vêem muita diferença, ou até dão preferência ao PT, no estado pós Lula-light das coisas.
Esquerda e direita no Brasil é algo meio coca-cola vs pepsi.