Autor Tópico: Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.  (Lida 15390 vezes)

Offline Osler

• Nível 25
  • *
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #125 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:51:07 »
Na verdade a grande diferença foi o modus operandi.

Tradicionalmente a "compra" de parlamentares se baseia a troca por nomeações nos diferentes escalões do governo.  Assim o indicado usa o seu cargo para auferir benefícios e retribui ao seu padrinho (parlamentar).
Esse esquema é tradicional e se reproduz em todos os níveis do governo há muitos anos.  talvez o Geo que é mais velho  :hihi: tenha visto alguma coisa diferente, mas tenho a impressão que sempre foi assim.

Na formação do primeiro governo Lula o mesmo deu para trás no acordo costurado com o Dirceu com o PMDB, e se bolou um esquema diferente:  OS ministérios eram distribuídos mas com porteira fechada, os cargos abaixo do primeiro escalão eram distribuídos entre os petistas e seus apadrinhados.  A "compra" então teve de ser direta, o que funcionava mas ggerava grande insatisfação entre a base aliada.

Ou seja não foi o PT que inventou nada, o próprio know-how do mensalão foi trazido do PSDB de Minas, mas foi pioneiro em seu uso no governo ferderal.
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 06 de Setembro de 2013, 18:03:26 »
Acho que o Geo viu algo parecido no governo de Ramsés I.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 06 de Setembro de 2013, 20:12:25 »
primeiro falo por mim e nunca disse que apoio o golpe.

Da minha parte, apoio apenas o golpe militar de 1889. Não apoio a declaração da independência, mas não havendo outra opção quanto a isso, acho que o golpe é a melhor alternativa, sim. Tem todo meu apoio.

De vez em quando fico curioso em saber se Collor hoje apoia seu próprio impeachment.

Outro golpe que não apoio.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 06 de Setembro de 2013, 20:27:56 »
Se vocês assumirem logo que estão de acordo com o golpe de 64,a gente acaba com a discussão e para de demagogia.

Se esquerda é religião,prefiro ser religioso,do que ser golpista. :P

Nunca escondi que prefiro um governo militar a isso que está aí.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 06 de Setembro de 2013, 20:32:28 »
não estou de acordo não é óbvio? Se é petista e apóia os mensaleiros é golpista.
Está vendo? eu generalizei,vocês fazem o mesmo e falam que todos que defendem a esquerda,são comunistas,que defendem criminosos....

Eu só falei que os militares fizeram brutalidades, então mudam o foco da  discussão para os guerrilheiros(olha o passarinho).Tem gente aqui que fala abertamente,que queria que todos os guerrilheiros tivessem sido mortos pelos militares,agora que conclusão eu poderia tirar além da que falei?

Eles sabiam no que estavam se metendo quando aceitaram a grana de um ditador, não é?

E como já comentaram aqui, se querem um registro histórico fiel a realidade não dá para separar militares e guerrilheiros e falar só dos crimes dos militares.

A esquerda cometeu muitos crimes tb e vc pode gostar disso ou não, mas é a realidade que tentam chutar para baixo do tapete.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 06 de Setembro de 2013, 20:35:02 »
e a globo tem noticiado muito o escândalo do metro mas a petezada ignora senão perde o slogan "conspiração da mídia conservadora"

Tá na televisão, na internet, no rádio......mas a mídia golpista quer esconder tudo isso do povo.... :lol:

PQP, tem que ser petista mesmo.
Tem coisa pior que ser petista,por exemplo:defender golpe de estado,assassinato,tortura,censura,acusar sem ter provas.....

Verdade? Pois os petistas sempre defenderam um regime político que inclui assassinatos, tortura, censura e acusar sem provas.

É só vc olhar em volta e ver quem são os amiguinhos estrangeiros dos dirigentes do PT.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #131 Online: 06 de Setembro de 2013, 20:35:14 »
Se vocês assumirem logo que estão de acordo com o golpe de 64,a gente acaba com a discussão e para de demagogia.

Nojento...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 06 de Setembro de 2013, 20:39:09 »
Mas não hipócrita, sempre fui claro nisso.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 06 de Setembro de 2013, 21:41:47 »

Nojento...

também é nojento defender políticos autoritários e corruptos, e ainda trata-los por heróis. Alias, é a mesma m...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 07 de Setembro de 2013, 00:30:23 »

Da minha parte, apoio apenas o golpe militar de 1889. Não apoio a declaração da independência, mas não havendo outra opção quanto a isso, acho que o golpe é a melhor alternativa, sim. Tem todo meu apoio.

De vez em quando fico curioso em saber se Collor hoje apoia seu próprio impeachment.

O de 1889 ou o impeachment de Collor?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #135 Online: 07 de Setembro de 2013, 00:42:45 »
Não sou corinthiano, só torço pro Corinthias, defendo o Corinthians quando falam mal dele, aplaudo quando faz gol e acho que quem não é corinthiano só pode ser anti-corinthiano...... Mas não sou corinthiano.
Eu defendo a esquerda,se no futuro o PSDB tiver mais atitudes concretas na questão social eu voto neles,é simples.

As pesquisas até agora mostram que o segundo turno,vai ser ser Marina e Dilma(falta ainda mais de um ano para eleição,as coisas ainda podem mudar). Eu vou votar em quem mostrar as melhores propostas sociais,independente de partido.

Queridão, nem a esquerda apóia mais o PT, os oposicionistas mais ferrenhos e competentes do governo petista estão a esquerda, PT e PSDB tem mais semelhanças que diferenças, só os apaixonados por um ou outro é que não enxergam isso. São dois países de centro esquerda, no máximo, se voce perguntar na fflch eles dizem que o PT é de direita.
   Entenda,eu não estou dizendo que o PT é esquerda e nem que o PSDB é direita(completamente),vou ter que explicar de novo:Os eleitores de esquerda na hora de votar tem duas opções num segundo turno,votar no PT ou no PSDB,a maioria vota no PT.
   E da mesma forma posso deduzir,que pela raiva disseminada aqui contra o PT,vocês da direita iriam votar no PSDB(nota:não vale dizer que não votaria em nenhum dos dois).

Eu nem voto, não sou cidadão brasileiro.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #137 Online: 07 de Setembro de 2013, 01:53:52 »
Os pró-golpe são geralmente conservadores, não combina tanto com essa linguagem pós-modernistóide. Exceto pelo Olavo de Carvalho. O que talvez seja significativo o bastante.

Olavo, que era comunista de carteirinha e acordou, vendo que aquilo não vale nada!

Agora, se não me engano, recentemente houve uma mudança na direção jornalistica da globo, sendo colocado uma cara mais "chegado" ao governo, o que já ajuda a entender o texto.

"Os homens e as instituições que viveram 1964 são, há muito, História, e devem ser entendidos nessa perspectiva. O GLOBO não tem dúvidas de que o apoio a 1964 pareceu aos que dirigiam o jornal e viveram aquele momento a atitude certa, visando ao bem do país. À luz da História, contudo, não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original. A democracia é um valor absoluto. E, quando em risco, ela só pode ser salva por si mesma."

E na boa, julgar a decisão daquele momento histórico, com o que desenrolou de história (onde hoje, ainda somos uma democracia) ou é burrice ou é desonestidade. Uma decisão precisava ser tomada, existia um compromisso de devolução do poder. O apoio foi a decisão mais correta naquele momento.

Não temos como saber se o não apoio, naquele momento, seria a atitude correta (como o parágrafo final, e bem contraditorio a todo desenrolar do texto, sugere), pois nada nos garante que teriamos o mesmo desenrolar historico através do qual se chega a conclusão (ao contrário, o momento do país indicava que, provavelmente hoje, estariamos lendo lamentações em panfletos clandestinos)!!

Resumo sobre a conclusão : Falácia, e das brabas!!!!

Abs
Felipe
« Última modificação: 07 de Setembro de 2013, 02:04:35 por Feliperj »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 07 de Setembro de 2013, 05:48:05 »

O de 1889 ou o impeachment de Collor?
O de 1889. O impeachment não foi golpe.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #139 Online: 07 de Setembro de 2013, 14:10:23 »
O Collor "foi saido do poder", por uma fiat Elba e, no final, inocentado de todas as acusações; o Lula teve todos os escandalos de seu governo, o crescimento meteórico de seu filho, as denuncias do Neumane e no final nada. E ainda chamam a imprensa de golpista!! PQP difícil de aturar a lógica esquerdoide!!

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #140 Online: 07 de Setembro de 2013, 14:21:29 »

Nojento...

também é nojento defender políticos autoritários e corruptos, e ainda trata-los por heróis. Alias, é a mesma m...

O que mais me intriga é o tamanho da dissonância cognitiva do pessoal da esquerda (Juca e demais, não é para vcs, até pq não sei se vcs tem este mesmo tipo de pensamento):

Colocam a nossa ditadura como a pior coisa que ja aconteceu, como um regime assassino, misturam apoio a revolução com apoio a tortura, se colocam como defensores da democracia (isto já é falta de caráter mesmo - tirando o Gabeira), mas ao mesmo tempo dão total apoio o regime cubano, como apoiavam e eram financiado pela URSS; consideram os que lá lutam pela liberdade como sendo delinquentes, mas não se consideram terroristas. 

Ora, como podem bater tanto na nossa ditadura e aplaudirem regimes que torturaram, executaram e sumiram não com 500, 1000 pessoas, mas sim como centenas de milhares, centenas de milhões; e que ainda hoje não permitem que o processo democratico ocorra??

Eu sinceramente gostaria de ver a ressonância magnética do cérebro de uma pessoa no momento em que tivesse fazendo este tipo de ataque/defesa.

Abs
Felipe

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #141 Online: 07 de Setembro de 2013, 16:52:42 »
Não sou corinthiano, só torço pro Corinthias, defendo o Corinthians quando falam mal dele, aplaudo quando faz gol e acho que quem não é corinthiano só pode ser anti-corinthiano...... Mas não sou corinthiano.
Eu defendo a esquerda,se no futuro o PSDB tiver mais atitudes concretas na questão social eu voto neles,é simples.

As pesquisas até agora mostram que o segundo turno,vai ser ser Marina e Dilma(falta ainda mais de um ano para eleição,as coisas ainda podem mudar). Eu vou votar em quem mostrar as melhores propostas sociais,independente de partido.

Queridão, nem a esquerda apóia mais o PT, os oposicionistas mais ferrenhos e competentes do governo petista estão a esquerda, PT e PSDB tem mais semelhanças que diferenças, só os apaixonados por um ou outro é que não enxergam isso. São dois países de centro esquerda, no máximo, se voce perguntar na fflch eles dizem que o PT é de direita.
   Entenda,eu não estou dizendo que o PT é esquerda e nem que o PSDB é direita(completamente),vou ter que explicar de novo:Os eleitores de esquerda na hora de votar tem duas opções num segundo turno,votar no PT ou no PSDB,a maioria vota no PT.
   E da mesma forma posso deduzir,que pela raiva disseminada aqui contra o PT,vocês da direita iriam votar no PSDB(nota:não vale dizer que não votaria em nenhum dos dois).

Eu já sabia que morava no Japão,mas pensava que poderia ainda ser  um cidadão Brasileiro.

Agora posso desconsiderar seus argumentos,sobre a política brasileira.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2013, 16:56:23 por Jovem Cético »
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 07 de Setembro de 2013, 17:08:55 »

Eu já sabia que morava no Japão,mas pensava que poderia ainda ser  um cidadão Brasileiro.

:hein:
Foto USGS

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
« Resposta #143 Online: 07 de Setembro de 2013, 17:11:56 »
Os pró-golpe são geralmente conservadores, não combina tanto com essa linguagem pós-modernistóide. Exceto pelo Olavo de Carvalho. O que talvez seja significativo o bastante.

Olavo, que era comunista de carteirinha e acordou, vendo que aquilo não vale nada!

Agora, se não me engano, recentemente houve uma mudança na direção jornalistica da globo, sendo colocado uma cara mais "chegado" ao governo, o que já ajuda a entender o texto.

"Os homens e as instituições que viveram 1964 são, há muito, História, e devem ser entendidos nessa perspectiva. O GLOBO não tem dúvidas de que o apoio a 1964 pareceu aos que dirigiam o jornal e viveram aquele momento a atitude certa, visando ao bem do país. À luz da História, contudo, não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original. A democracia é um valor absoluto. E, quando em risco, ela só pode ser salva por si mesma."

E na boa, julgar a decisão daquele momento histórico, com o que desenrolou de história (onde hoje, ainda somos uma democracia) ou é burrice ou é desonestidade. Uma decisão precisava ser tomada, existia um compromisso de devolução do poder. O apoio foi a decisão mais correta naquele momento.

Não temos como saber se o não apoio, naquele momento, seria a atitude correta (como o parágrafo final, e bem contraditorio a todo desenrolar do texto, sugere), pois nada nos garante que teriamos o mesmo desenrolar historico através do qual se chega a conclusão (ao contrário, o momento do país indicava que, provavelmente hoje, estariamos lendo lamentações em panfletos clandestinos)!!

Resumo sobre a conclusão : Falácia, e das brabas!!!!

Abs
Felipe
Cara você abriu meus olhos,graças a Deus os militares nos salvaram dos malditos comunistas,que estavam sendo financiados pelo poderoso império Cubano. :twisted:

Vou deixar claro,não sou defensor de nenhum regime ditatorial,seja ele de esquerda ou  de direita.A esquerda que defendo,é referente a políticas sociais.

E deixo essa frase da Globo: A democracia é um valor absoluto. E, quando em risco, ela só pode ser salva por si mesma.

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
« Resposta #144 Online: 07 de Setembro de 2013, 17:22:19 »

::)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 07 de Setembro de 2013, 17:32:44 »
Eu também acredito que a democracia só pode ser salva pela democracia.

Assim como a paz só pode ser trazida pela paz. Não através da guerra. Afinal, violência só gera violência. A força é a arma do fraco.

Eu tenho certeza, em meu coração, que se os povos de estados ditatoriais, realmente quisessem, eles poderiam, democraticamente, acabar com as ditaduras. Tudo pacificamente, apenas através do voto.

Basta eles se reunirem, fazerem abaixo-assinados, e então entregarem ao ditador. Ele é também um ser humano, e portanto comete erros. O erro do ditador é ter se esquecido que seu papel é de servir o povo, e não o contrário. A expressão popular democrática, através de abaixo-assinados, e manifestações pacíficas, certamente faria os ditadores repensarem seu modo de agir. Pois essa manifestação toda mostra que o que ele faz é indesejado por todos. Mas poucos tinham coragem de contar. Se alguns contavam, eram vistos como exceções ou invejosos. Mas com expressão massiva, ele vai repensar os seus modos, e não vai querer ficar contra o povo. Não faz sentido, pois ele quer ser um líder. E só se tem vontade de ser um líder se respeitamos aqueles a quem se lidera. Liderar é um ato de amor, não de sadismo. E então ele vai entender que precisa mudar o que está fazendo, e certamente o fará.

Mas isso depende da vontade do povo. Se o povo é vagabundo e não faz nada, isso nunca acontece mesmo. Por isso, todos os povos sob ditaduras, são vagabundos que bem merece o governo que têm. Talvez até precisem de um ditador, porque provavelmente não iriam votar, se lhes fosse dado esse direito.

O mesmo vale para grupos rebeldes que queiram uma revolução. O que esses grupos precisam não é de perseguição criminal, mas de acolhimento. São apenas jovens desajustados que vêem nisso uma forma de dar sentido às próprias vidas. Se as pessoas chegarem até eles, e conversarem, com carinho explicarem que aquilo é incorreto, e que eles não precisam ser revolucionários para ter valor para a sociedade e para si mesmos, eles certamente serão dissuadidos de seus planos, e não serão necessárias quaisquer medidas mais graves.

Com tolerância, comunicação, e união, tudo podemos.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 07 de Setembro de 2013, 17:36:22 »

Cidadania brasileira não é requisito para o debate da política brasileira.  Um afastamento pode até mesmo trazer um ponto de vista que não seria facilmente percebido entre os diretamente envolvidos.

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
« Resposta #147 Online: 07 de Setembro de 2013, 17:52:43 »

Cidadania brasileira não é requisito para o debate da política brasileira.  Um afastamento pode até mesmo trazer um ponto de vista que não seria facilmente percebido entre os diretamente envolvidos.
Ficar só criticando o posicionamento dos outros é fácil,quando se pode dizer:Eu nem voto, não sou cidadão brasileiro.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 07 de Setembro de 2013, 18:01:36 »
Ficar só criticando o posicionamento dos outros é fácil,quando se pode dizer:Eu nem voto, não sou cidadão brasileiro.

Se é fácil, sorte dele. Agora, você acha que isso invalida as críticas, a suposta maior facilidade?

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
« Resposta #149 Online: 07 de Setembro de 2013, 18:03:54 »
Eu também acredito que a democracia só pode ser salva pela democracia.

Assim como a paz só pode ser trazida pela paz. Não através da guerra. Afinal, violência só gera violência. A força é a arma do fraco.

Eu tenho certeza, em meu coração, que se os povos de estados ditatoriais, realmente quisessem, eles poderiam, democraticamente, acabar com as ditaduras. Tudo pacificamente, apenas através do voto.

Basta eles se reunirem, fazerem abaixo-assinados, e então entregarem ao ditador. Ele é também um ser humano, e portanto comete erros. O erro do ditador é ter se esquecido que seu papel é de servir o povo, e não o contrário. A expressão popular democrática, através de abaixo-assinados, e manifestações pacíficas, certamente faria os ditadores repensarem seu modo de agir. Pois essa manifestação toda mostra que o que ele faz é indesejado por todos. Mas poucos tinham coragem de contar. Se alguns contavam, eram vistos como exceções ou invejosos. Mas com expressão massiva, ele vai repensar os seus modos, e não vai querer ficar contra o povo. Não faz sentido, pois ele quer ser um líder. E só se tem vontade de ser um líder se respeitamos aqueles a quem se lidera. Liderar é um ato de amor, não de sadismo. E então ele vai entender que precisa mudar o que está fazendo, e certamente o fará.

Mas isso depende da vontade do povo. Se o povo é vagabundo e não faz nada, isso nunca acontece mesmo. Por isso, todos os povos sob ditaduras, são vagabundos que bem merece o governo que têm. Talvez até precisem de um ditador, porque provavelmente não iriam votar, se lhes fosse dado esse direito.

O mesmo vale para grupos rebeldes que queiram uma revolução. O que esses grupos precisam não é de perseguição criminal, mas de acolhimento. São apenas jovens desajustados que vêem nisso uma forma de dar sentido às próprias vidas. Se as pessoas chegarem até eles, e conversarem, com carinho explicarem que aquilo é incorreto, e que eles não precisam ser revolucionários para ter valor para a sociedade e para si mesmos, eles certamente serão dissuadidos de seus planos, e não serão necessárias quaisquer medidas mais graves.

Com tolerância, comunicação, e união, tudo podemos.

A democracia é um valor absoluto. E, quando em risco, ela só pode ser salva por si mesma.

Parece que você,não entendeu a frase.A frase fala de uma democracia em risco,e não de uma ditadura onde o povo não tem opções democráticas.Em uma ditadura não existe opções democráticas,quando quem está no poder não está disposto a ceder a pressões populares.

A frase se refere,a antes do golpe militar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!