Eu também acredito que a democracia só pode ser salva pela democracia.
Assim como a paz só pode ser trazida pela paz. Não através da guerra. Afinal, violência só gera violência. A força é a arma do fraco.
Eu tenho certeza, em meu coração, que se os povos de estados ditatoriais, realmente quisessem, eles poderiam, democraticamente, acabar com as ditaduras. Tudo pacificamente, apenas através do voto.
Basta eles se reunirem, fazerem abaixo-assinados, e então entregarem ao ditador. Ele é também um ser humano, e portanto comete erros. O erro do ditador é ter se esquecido que seu papel é de servir o povo, e não o contrário. A expressão popular democrática, através de abaixo-assinados, e manifestações pacíficas, certamente faria os ditadores repensarem seu modo de agir. Pois essa manifestação toda mostra que o que ele faz é indesejado por todos. Mas poucos tinham coragem de contar. Se alguns contavam, eram vistos como exceções ou invejosos. Mas com expressão massiva, ele vai repensar os seus modos, e não vai querer ficar contra o povo. Não faz sentido, pois ele quer ser um líder. E só se tem vontade de ser um líder se respeitamos aqueles a quem se lidera. Liderar é um ato de amor, não de sadismo. E então ele vai entender que precisa mudar o que está fazendo, e certamente o fará.
Mas isso depende da vontade do povo. Se o povo é vagabundo e não faz nada, isso nunca acontece mesmo. Por isso, todos os povos sob ditaduras, são vagabundos que bem merece o governo que têm. Talvez até precisem de um ditador, porque provavelmente não iriam votar, se lhes fosse dado esse direito.
O mesmo vale para grupos rebeldes que queiram uma revolução. O que esses grupos precisam não é de perseguição criminal, mas de acolhimento. São apenas jovens desajustados que vêem nisso uma forma de dar sentido às próprias vidas. Se as pessoas chegarem até eles, e conversarem, com carinho explicarem que aquilo é incorreto, e que eles não precisam ser revolucionários para ter valor para a sociedade e para si mesmos, eles certamente serão dissuadidos de seus planos, e não serão necessárias quaisquer medidas mais graves.
Com tolerância, comunicação, e união, tudo podemos.