Enquete

Uma administração pública no Brasil eficiente a ponto de lidar com nossos problemas mais críticos (saúde, educação, segurança, etc..) é:

Impossível. A ingerência política é imensa, não existe cultura de eficiência e projetos reestruturantes com punições adequadas não são factíveis nesse cenário. São políticos e técnicos gerindo, como por Gilberto Gil como Ministro da cultura.
2 (13.3%)
Impossível. Antes do problema ser a cultura brasileira, a gestão pública por definição sera menos eficiente e deveria ser relegada ao menor nível operacional possível
1 (6.7%)
Possível. De fato, temos caminhado muito nesse sentido, e isso se faz com vontade política e não com "processos de gestão" que não servem para nada.
0 (0%)
Possível, basta ver os investimentos em gestão, tecnologia e processos de controles para saber que estamos indo no caminho certo.
0 (0%)
Improvável. Não temos nenhum indicador de que isso pode acontecer e já somos ineficientes assim há décadas
4 (26.7%)
Possível se para cada serviço público tivermos uma contra-parte privada e tivermos a opção de escolher qual queremos.
1 (6.7%)
 possível com vontade política, uso de processos de gestão e reforma da burocracia para destravar o sistema. A instituição de uma carreira de estado com base na meritocracia.
7 (46.7%)

Votos Totais: 14

Autor Tópico: Administração Pública no Brasil  (Lida 19246 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Administração Pública no Brasil
« Online: 05 de Setembro de 2013, 22:45:39 »
O que acham? Qual a solução?

No SUS, boa parte dos médicos batem ponto e vão embora e como os "gestores" reagem? Quero mais médicos, mais dinheiro.
Sem controle e gestão adequadas, a cultura brasileira certamente gerará um caldo propício à rapinagem e a ineficiência, e por não termos serviços alternativos, somos obrigados a bancar a esbórnia pública.

A justiça é igual. Salários altíssimos, processos manuais, uma infinidade de projetos que não vão ao fim pelos mesmos motivos: Ingerência e falta de capacidade para gestão. Sabem construir prédio.

Congresso? Quantos exemplos precisamos?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Administração Pública no Brasil
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2013, 02:50:39 »
Qual a alternativa?

Privatizar tudo e usar o dinheiro dos impostos em renda mínima ou vouchers para os mais necessitados? Ou "que se virem", com filantropia, se houver?

E agências fiscalizadoras? Continuariam a existir, ou fica por conta do mercado?

Banco Central?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2013, 06:05:38 »

No SUS, boa parte dos médicos batem ponto e vão embora e como os "gestores" reagem? Quero mais médicos, mais dinheiro.
Sem controle e gestão adequadas, a cultura brasileira certamente gerará um caldo propício à rapinagem e a ineficiência, e por não termos serviços alternativos, somos obrigados a bancar a esbórnia pública.

A justiça é igual. Salários altíssimos, processos manuais, uma infinidade de projetos que não vão ao fim pelos mesmos motivos: Ingerência e falta de capacidade para gestão. Sabem construir prédio.

Não é boa parte dos médicos,  são alguns médicos. De qualquer maneira,  os médicos do programa não são para esse caso. Primeiro que o mostrado são hospitais e o programa é voltado para a AB e depois somente lugares onde não possuem médicos são contemplados.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2013, 06:09:27 »
Sobre a questão,  eu optaria por um novo item: possível com vontade política, uso de processos de gestão e reforma da burocracia para destravar o sistema. A instituição de uma carreira de estado com base na meritocracia.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2013, 08:13:22 »
Um dos graves problemas que vejo ( e estou dentro da máquina - trabalho (sim!) no Poder Judiciário) não é a falta de mecanismo de punição para os preguiçosos, relapsos, etc. São previstos processos administrativos disciplinares que podem gerar da advertência à demissão. O problema é que não se vê interesse dos superiores em buscar "enquadrar" os maus servidores.
conheço um caso dum sujeito muito incompetente. O que se faz? deixa o cara de lado, só repassa tarefas simplórias. "abrir um processo disciplinar? e se o cara for demitido? o cara tem família etc", é o que se pensa geralmente.
Vejo também que o serviço público, lentamente, muito lentamente, está buscando ser mais eficiente.

edit: ah, e votaria na opção proposta pelo Derfel.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2013, 08:16:26 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2013, 08:47:59 »
Um dos graves problemas que vejo ( e estou dentro da máquina - trabalho (sim!) no Poder Judiciário) não é a falta de mecanismo de punição para os preguiçosos, relapsos, etc. São previstos processos administrativos disciplinares que podem gerar da advertência à demissão. O problema é que não se vê interesse dos superiores em buscar "enquadrar" os maus servidores.
conheço um caso dum sujeito muito incompetente. O que se faz? deixa o cara de lado, só repassa tarefas simplórias. "abrir um processo disciplinar? e se o cara for demitido? o cara tem família etc", é o que se pensa geralmente.
Vejo também que o serviço público, lentamente, muito lentamente, está buscando ser mais eficiente.

2

Também existe o caso onde o servidor faz o seu feijão com arroz, cumpre o seu horário e pronto. Tecnicamente ele está dentro da lei, com base em que você vai enquadrar ele*?

* você pode até alegar que se fosse na iniciativa privada você mandaria o cara embora porque ele não serve e pronto, mas nesse caso a função do cara é técnica e ele está fazendo rigorosamente o que a lei exige que ele faça. O problema é que ele não colabora com nada e com ninguém. Fazer requisição de compras? Não é minha função. Trocar a pilha desse aparelho? Não é minha função.

Uma regra que EU tenho: SEMPRE ser educado com quem quer que seja, mesmo que o cara chegue xingando você. Afinal somos a parte do estado que entrega ao cidadão aquilo que ele "comprou ou contratou" através dos impostos.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2013, 08:58:09 »

Não é boa parte dos médicos,  são alguns médicos. De qualquer maneira,  os médicos do programa não são para esse caso. Primeiro que o mostrado são hospitais e o programa é voltado para a AB e depois somente lugares onde não possuem médicos são contemplados.

são só alguns hospitais com denúncias de desvio? só alguns onde os pacientes esperam semanas mesmo para o pronto atendimento?  só alguns hospitais onde se espera meses e meses para exame?

fico com o que disse o Donna o mau está justamente em pensar que são casos isolados.  Não são.  o SUS por exemplo é falido e incompetente ou pode haver outro diagnóstico?

e não se coloca mais funcionários onde há absentismo remunerado. Demita os não comprometidos depois contrate outros.  você ainda não entende Derfel.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2013, 09:04:22 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2013, 09:02:10 »

Pois é...

quanto a opção do Derfel já a coloquei mas ela não existe na prática no Brasil. O sistema é podre. Comprovadamente não se faz nada ou se pode fazer algo para mudar estruturalmente o funcionalismo. Os gestores não sabem nem o que é finanças e a ingerência política é onipresente.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2013, 09:08:00 »
Qual a alternativa?

Privatizar tudo e usar o dinheiro dos impostos em renda mínima ou vouchers para os mais necessitados? Ou "que se virem", com filantropia, se houver?

E agências fiscalizadoras? Continuariam a existir, ou fica por conta do mercado?

Banco Central?

fortalecimento das agências reguladoras tirando as da esfera direta de influência política.
separação do cargo de gestor do técnico. Assim o Joaquim Barbosa iria gerir a justiça e não a "curia", o aparato que faz a justiça funcionar
vouchers para os que precisam. terceirizar o mais possível.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Marx.

• Nível 00
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2013, 13:38:49 »
Privatizações não são solução para problemas estruturais enquanto as massas não têm a cultura suficiente para formar uma força de mercado suficientemente forte para compensar as falhas das ganhadoras das concessões. Nas privatizações também podem estar inclusos os interesses dos capitalistas na política, o que levaria naturalmente ao domínio centralizado do mercado nas mãos de poucos, o que também não é uma boa alternativa.

Deveriam antes de tudo fazer levantamentos críveis sobre as verdadeiras falhas estruturais do Estado, e somente depois concluírem o que fazer com o tamanho  e com a forma dele.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2013, 16:04:27 »
concordo, tenho apenas a adicionar alguns pontos:

1- Nossa gestão pública é incapaz de fazer esses diagnósticos corretivos e se fosse capaz, não teriam interesse. Eles estão nestes cargos para roubar, não para outra coisa, de modo que se for para parar de roubar simplesmente não lhes interessaria o cargo

2- Nossos gestores, indicados ou não, são técnicos promovidos à atividades de gestão. Não sabem o que é deixar um órgão mais eficiente, onde informatizar, que processos renovar. É como o Gilberto Gil ou Pelé no ministério da cultura/esportes.

3- Quando privatizamos e construimos um ambiente de competitividade, se há roubo ao menos a população não paga. Quer dizer, se a TIM ou Vivo tem compradores corruptos, isso não sai do meu bolso, contanto que o governo deixe que ao menos 5 operadores se digladiarem no mercado.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2013, 16:16:05 »
Só para que os esquerdistas entendam a diferença que a competitividade pode gerar de benefícios aos cidadãos, se é que já não sabem.

Hoje (sim faz 1 hora), liguei para cancelar meu link de 40M com a Vivo que pagava 96,00 porque a TIM fiber me ofereceu para teste um link de 35M que performava bem melhor que o de 40 da Vivo (uploadas 5x melhores, 30% melhor douwnload) e por 59.

O que fez a Vivo? Me deixou o serviço de graça e me deu um router wireless para que eu possa usar junto com meu router que está ligada a tim fiber, com a esperança de que eu possa cancelar a assinatura da tim e ficar só com eles.

Então, pagava 96, por 40M e agora etou pagando 59 por 75M em duas operadoras.

E claro que tenho o pacote completo tv vivo, e não mexeram no preço.

Agora e o estado? E os funcionários públicos? Competem com quem? Quem os puxa para cima? Porque deixariam de ser preguiçosos, como contou o Dodo?

Então, para falar bem claro, sustentamos uma cambada de vagabundos e desacostumados a decência na lida dos recursos alheios, em sua grande maioria.

Não existe solução para o funcionalismo no brasil.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2013, 16:30:29 »
Meu voto vai pro Derfel.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2013, 16:53:49 »
concorda com aumento de gastos em lugares que são uma esbórnia de dinheiro público e ineficiência?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2013, 16:55:01 »
Privatizações não são solução para problemas estruturais enquanto as massas não têm a cultura suficiente para formar uma força de mercado suficientemente forte para compensar as falhas das ganhadoras das concessões. Nas privatizações também podem estar inclusos os interesses dos capitalistas na política, o que levaria naturalmente ao domínio centralizado do mercado nas mãos de poucos, o que também não é uma boa alternativa.

Deveriam antes de tudo fazer levantamentos críveis sobre as verdadeiras falhas estruturais do Estado, e somente depois concluírem o que fazer com o tamanho  e com a forma dele.

A manutenção da administração pública não é solução para problemas estruturais enquanto as massas não têm a cultura suficiente para formar uma força política suficientemente forte para compensar as falhas da administração pública. Na administração pública também podem estar inclusos os interesses dos capitalistas na política, o que levaria naturalmente ao sub-aproveitamento dos recursos públicos para o benefício de poucos, o que também não é uma boa alternativa.

Deveriam antes de tudo fazer levantamentos críveis sobre os verdadeiros benefícios estruturais do Estado, e somente depois concluírem quando soluções estatais devem ser implementadas.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Setembro de 2013, 16:59:34 »
Só para que os esquerdistas entendam a diferença que a competitividade pode gerar de benefícios aos cidadãos, se é que já não sabem.

Hoje (sim faz 1 hora), liguei para cancelar meu link de 40M com a Vivo que pagava 96,00 porque a TIM fiber me ofereceu para teste um link de 35M que performava bem melhor que o de 40 da Vivo (uploadas 5x melhores, 30% melhor douwnload) e por 59.

O que fez a Vivo? Me deixou o serviço de graça e me deu um router wireless para que eu possa usar junto com meu router que está ligada a tim fiber, com a esperança de que eu possa cancelar a assinatura da tim e ficar só com eles.

Agora e o estado? E os funcionários públicos? Competem com quem? Quem os puxa para cima? Porque deixariam de ser preguiçosos, como contou o Dodo?

Então, para falar bem claro, sustentamos uma cambada de vagabundos e desacostumados a decência na lida dos recursos alheios, em sua grande maioria.

Como você faria no caso de uma empresa de distribuição de água privada? O que você coloca não é uma questão público x privado, mas uma questão de competição no mercado.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:00:04 »
Meu voto vai pro Derfel.
Não sou candidato! :biglol:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:00:38 »

A manutenção da administração pública não é solução para problemas estruturais enquanto as massas não têm a cultura suficiente para formar uma força política suficientemente forte para compensar as falhas da administração pública. Na administração pública também podem estar inclusos os interesses dos capitalistas na política, o que levaria naturalmente ao sub-aproveitamento dos recursos públicos para o benefício de poucos, o que também não é uma boa alternativa.

Deveriam antes de tudo fazer levantamentos críveis sobre os verdadeiros benefícios estruturais do Estado, e somente depois concluírem quando soluções estatais devem ser implementadas.
haha, sempre me esqueço de usar essa técnica

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #18 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:01:11 »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:03:05 »

Como você faria no caso de uma empresa de distribuição de água privada? O que você coloca não é uma questão público x privado, mas uma questão de competição no mercado.

Existem atividades que são sujeitas a um monopólio natural do estado, e você deve ter pego a mais específica delas. Mesmo assim, há opções privadas com metas a atingir (como no caso das elétricas) e inclusive pontos de competição, até nesses casos mais complexos.

O SUS não.. e tantas outras atividades que não prestam e custam caro.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:04:47 »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:13:17 »

são só alguns hospitais com denúncias de desvio?
Não, mas quantos são que não possuem denúncia?

só alguns onde os pacientes esperam semanas mesmo para o pronto atendimento?

Você está com uma visão muito hospitalocêntrica, com isso não se consegue mesmo desafogar os hospitais. No caso de pronto-atendimento pode haver espera pelo atendimento por algumas horas (e olha lá), não semanas. O que se espera por semanas são procedimentos eletivos que podem (mas não devem!) estar presentes nos hospitais de PS, mas devem estar em hospitais de porta fechada.

só alguns hospitais onde se espera meses e meses para exame?

Quais exames? Alguns de alta complexidade existe uma espera maior, como tomografias, por exemplo. Outros são quase imediatos (RX e hemogramas, por exemplo). Nas UBS, hoje, já se fazem na hora o VDRL, glicemia e HIV. Eletrocardiograma, pelo menos aqui, eram feitos também quase na hora, via telemedicina, que hoje encontra-se parado, mas será retomado via o Telessaúde. Existe um problema em alguns exames por atrasos dos LACEN e LAREN, mas grande parte do problema é a coleta do material e não do processamento do laboratório em si. Existem filas apenas na alta complexidade.

fico com o que disse o Donna o mau está justamente em pensar que são casos isolados.  Não são.  o SUS por exemplo é falido e incompetente ou pode haver outro diagnóstico?

e não se coloca mais funcionários onde há absentismo remunerado. Demita os não comprometidos depois contrate outros.  você ainda não entende Derfel.

Cara, não é onde há absentismo remunerado, mas onde NÃO HÁ profissional algum.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:24:06 »
Votei com o Derfel
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:30:58 »
Derfel, você está brincando não? Você trabalha na suécia?

A visao hospitalocentrica é meio que, digamos, aquela que te importa quanto mais você precisa? E exames complexos? Qualquer exame demora meses, e a prova de que você não está com a razão sai todo o dia na imprensa, onde hospitais até de referência colocam as pessoas como gado.

E quanto ao índice de corrupção deve ser em 100%, sabe porque Derfel, porque a corrupção é decorrência da falta de controle e processos.

E você simplesmente acha que roubo e ineficiência fazem parte do sistema SUS.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2013, 17:34:52 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:32:43 »
Votei com o Derfel

como se daria essa transformação? pode tentar ir mais adiante? Vamos controlar as compras, informatizar atendimento e backoffice, vamos fazer os técnicos virar gestores e aprenderem finanças depois vamos fazer os políticos pararem de ingerir e roubar? E depois disso, gezuis chega.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!