Enquete

Uma administração pública no Brasil eficiente a ponto de lidar com nossos problemas mais críticos (saúde, educação, segurança, etc..) é:

Impossível. A ingerência política é imensa, não existe cultura de eficiência e projetos reestruturantes com punições adequadas não são factíveis nesse cenário. São políticos e técnicos gerindo, como por Gilberto Gil como Ministro da cultura.
2 (13.3%)
Impossível. Antes do problema ser a cultura brasileira, a gestão pública por definição sera menos eficiente e deveria ser relegada ao menor nível operacional possível
1 (6.7%)
Possível. De fato, temos caminhado muito nesse sentido, e isso se faz com vontade política e não com "processos de gestão" que não servem para nada.
0 (0%)
Possível, basta ver os investimentos em gestão, tecnologia e processos de controles para saber que estamos indo no caminho certo.
0 (0%)
Improvável. Não temos nenhum indicador de que isso pode acontecer e já somos ineficientes assim há décadas
4 (26.7%)
Possível se para cada serviço público tivermos uma contra-parte privada e tivermos a opção de escolher qual queremos.
1 (6.7%)
 possível com vontade política, uso de processos de gestão e reforma da burocracia para destravar o sistema. A instituição de uma carreira de estado com base na meritocracia.
7 (46.7%)

Votos Totais: 14

Autor Tópico: Administração Pública no Brasil  (Lida 19249 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Administração Pública no Brasil
« Resposta #75 Online: 08 de Setembro de 2013, 18:24:58 »
Teoria..  não existem regras dizendo que médicos devem permanecer no trabalho? eles permanecem? você é responsável pelo setor de documentação,  parece? estou falando de gestão não de papéis. Não pode roubar também mas o sus tem uma gangue operando

Derfel se funcionasse documentinhos as coisas seriam mais faceis.  vocês precisam de gestão, fortes punições exemplares,  processos,  informatização coerente,  conhecimentos e postura que funcionários públicos,  comprovadamente,  não tem.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 08 de Setembro de 2013, 18:29:11 »
y
Você a ideia do do processo que é a produção de imunobiológicos de 10 esquemas vacianais diferentes, com distribuição e armazenamento e controle de doses para TODA a população de cada protocolo, funcionando todos os dias do ano?

Não deve ser mais complexo que abastecer uma cadeia de varejo com milhares de SKUs com incontáveis centros de distribuição, fornecedores,  lojas e controlando ruptura e itens perecíveis. A prova de que é fácil é até tautologia, já que funcionários públicos conseguem executar com grau moderado de assertividade,  claro que o custo deve ser 10x o que faria uma empresa séria.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 08 de Setembro de 2013, 22:35:49 »
Derfel olha seu sus agora no fantástico  :histeria: :histeria:..  eu teria vergonha de trabalhar em um lugar assim e não fazer nada

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 08 de Setembro de 2013, 22:43:29 »
resumindo,  além de vagabundos e ladrões em no mínimo 30% (SIM 30%) das AIH (documento que libera o pagamento) são fraudulentos em na média 100% do valor.

Parabéns ao sus e a seus gestores competentes! Parabéns por operar mortos,  fazer cesarianas em homens, próstata em mulheres, por fazer cesariana em homens e por superfaturar tudo isso.

parabéns aos gestores pela capacidade e visão além de ter um plano que não é só uma imbecilidades inútil.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 08 de Setembro de 2013, 22:44:20 »
Mafiosos do dinheiro público.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 09 de Setembro de 2013, 02:22:47 »
O modelo de franquias teria potencial de ser uma melhoria com relação ao estado atual das coisas?

Acho que talvez possa ser visto como uma espécie de híbrido entre público e privado.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 09 de Setembro de 2013, 02:54:19 »
O modelo de franquias teria potencial de ser uma melhoria com relação ao estado atual das coisas?

O essencial no mercado é a liberdade, e na administração pública nós somos OBRIGADOS a fazer somente o que a lei determina e não tudo aquilo que ela não proíbe. Vamos imaginar um gestor privado contratado para administrar uma empresa pública, daí ele é o ordenador da despesa (quem assina o cheque), então é feita uma licitação e ele decide compra o produto mais caro porque tem melhor qualidade (sendo ordenador ele é o ÚNICO que pode fazer isso). A empresa perdedora entra com um recurso e pede para ele provar que o produto X é mais rentável para o o objetivo, exemplo: vamos comprar MAC ao invés de PC, ou então IPAD ao invés de um tablet SAMSUNG, só que o objetivo desses equipamentos é acessar um sistema qualquer através de um navegador qualquer, é lógico que é pedir para arranjar encrenca e responder por um superfaturamento numa licitação.

Acho que talvez possa ser visto como uma espécie de híbrido entre público e privado.

Não sou defensor de uma ultra-mega-privatização ou ultra-mega-estatização, mas duvido que essas parcerias deem certo. Como já disse antes (e sei que é uma utopia): não acho que devamos contratar o diretor da escola privada para gerir a escola pública e sim cobrarmos que o serviço oferecido seja igual em qualidade. Como fazer isso de maneira eficaz? Não sei, também sou usuário do serviço público, e tem horas que entendo o que o pessoal tá passando e porque do mau atendimento (falta de material, informação que não chegou na hora certa, etc) agora tem momentos em que você vê o descaso com a população, algo do tipo: foda-se que não tem médico, meu salário sai do mesmo jeito.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 03:03:58 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 09 de Setembro de 2013, 06:51:37 »
Não pode ser igual qualidade Dodo, pois funcionalismo público NO BRASIL não é melhoravel, por incompetência ou ingerência política. Quantas dezenas de décadas de roubos afrontados e serviços péssimos vocês ainda querem para se convencerem?  É não é só isso: nada que vocês estão fazendo da sequer a dica que estão indo para um lugar minimamente distinto. Onde estão as punições exemplares? Os processos e sistemas? As notas de eficiência? Nada. Perda de tempo, sério deveriam demitir 90 porcento e fazer convênios com iniciativa privada.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 09 de Setembro de 2013, 06:52:42 »

O essencial no mercado é a liberdade, e na administração pública nós somos OBRIGADOS a fazer somente o que a lei determina e não tudo aquilo que ela não proíbe. Vamos imaginar um gestor privado contratado para administrar uma empresa pública, daí ele é o ordenador da despesa (quem assina o cheque), então é feita uma licitação e ele decide compra o produto mais caro porque tem melhor qualidade (sendo ordenador ele é o ÚNICO que pode fazer isso). A empresa perdedora entra com um recurso e pede para ele provar que o produto X é mais rentável para o o objetivo, exemplo: vamos comprar MAC ao invés de PC, ou então IPAD ao invés de um tablet SAMSUNG, só que o objetivo desses equipamentos é acessar um sistema qualquer através de um navegador qualquer, é lógico que é pedir para arranjar encrenca e responder por um superfaturamento numa licitação.

Não sou defensor de uma ultra-mega-privatização ou ultra-mega-estatização, mas duvido que essas parcerias deem certo. Como já disse antes (e sei que é uma utopia): não acho que devamos contratar o diretor da escola privada para gerir a escola pública e sim cobrarmos que o serviço oferecido seja igual em qualidade. Como fazer isso de maneira eficaz? Não sei, também sou usuário do serviço público, e tem horas que entendo o que o pessoal tá passando e porque do mau atendimento (falta de material, informação que não chegou na hora certa, etc) agora tem momentos em que você vê o descaso com a população, algo do tipo: foda-se que não tem médico, meu salário sai do mesmo jeito.

Bater o ponto e sumir, super faturar tudo é roubar descaradamente está na lei?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 09 de Setembro de 2013, 08:16:25 »

Bater o ponto e sumir, super faturar tudo é roubar descaradamente está na lei?

Putz... falei da dificuldade de um gestor privado trabalhar tendo leis que engessam o serviço público, onde eu disse que que concordo com o que acontece de errado? É meio complicado conversar com você EDIT: eu li melhor o que você escreveu e acho que me deixei levar pelas emoções, deixei a frase anterior para que você entende porque estou me desculpando. Minha opinião: acho que parcerias público-privadas não funcionam, para mim cada macaco no seu galho, daí vem você: Olha lá, o médico bateu o ponto e não trabalhou, apareceu no Fantástico, 90% dos médicos do SUS não trabalham (tá sendo o cerne do seu argumento desde o começo do tópico, funcionário público é ruim, manda todo mundo embora e contrata  a iniciativa privada). Mais de 25% da população tem plano de saúde, eu incluso, e isso é reflexo do que? Muitas pessoas fazem das tripas coração para educarem os filhos, colocam em colégios particulares para que eles passem num vestibular de uma universidade pública, então alguma coisa esta errada, por acaso alguém aqui esta dizendo o contrário?

Essa é minha opinião eu sei muito bem o que tem de ruim, pois estou dentro dessa josta há vinte anos e te digo: parceria público-privada não funciona, agências reguladoras podem funcionar.

Que tal antes de tudo isso uma reforma tributária? A desoneração da folha de pagamento? Um pouco menos de estado? É isso aí sim, menos estado, Quer um exemplo: minha contratação foi um erro, mas ninguém pode me mandar embora, não porque eu faço MAIS do que a lei exige de mim, mas sim porque a lei é assim. Eu posso mudar de cargo? Não. Posso me arrebentar de estudar (me capacitar) ou trabalhar e vou ficar no mesmo cargo até morrer. A lei é assim, ela não premia a meritocracia, então para que alguém vai se matar?

Você já viu alguém da iniciativa privada fazer MAIS sem chance NENHUMA de subir? Já imaginou você contratando um faxineiro, dali vinte anos ele é mestre em qualquer coisa, trabalha vinte horas por dia, mas é só faxineiro, você não vai mudar ele de cargo.. você acha que ele trabalharia vinte horas? Você pode argumentar que o cara é burro por ter ficado no mesmo emprego vinte anos, e concordo em parte, mas o serviço público tem um atrativo que se chama estabilidade e num país que nem o Brasil isso é um grande diferencial*.

* Esse é um fatores que gera um atendimento ruim, o cara fica de mal com a vida por ter se condenado a trabalhar num mesmo lugar durante a vida inteira e daí acaba  descontando em quem não tem culpa. Por outro lado tem pessoas que abraçam uma carreira por vocação (militares, policias, servidores do judiciário, etc) e daí acabam pagando o pato por todo mundo. Enfim, é isso.

E é assim no serviço público. E isso porque a lei está errada. Não somos somente nós os servidores que somos culpados.

Vamos primeiro mudar as leis, a constituição? Vamos aprender a votar primeiro, vamos cobrar dos deputados um pouco mais de transparência, etc??

Desculpe, quem está visualizando uma utopia é você: manda 90% embora faz um convênio com a inciativa privada e tudo se resolve.

Ou muda tudo, desde constituição, acabando com a estabilidade, criando mecanismos claros de avaliação, premiar quem realmente merece e não aquele que fica observando a grama crescer por vinte anos porque a cada dois anos o salário muda um pouquinho,  agindo com seriedade quem sabe a coisa melhore. Quem sabe!!!

A minha opinião: uma reforma estrutural! Se tiver que acabar com o SUS, ótimo. Se tiver que acabar com a universidade pública, beleza. É meio estranho um argumento assim: a universidade vai produzir mais se mandarmos todo mundo embora e fizermos convênio com a iniciativa privada, pronto!

P.S. Liguei para um amigo que tem uma empresa (não é micro empresa) e ele disse que os encargos encarecem a folha em cerca de 127%. Segundo ele, uns trinta por cento menos que isso já permitiria que ele contratasse mais uns dois funcionários e limitasse o número de horas extras.
Só dois, Dodo? Sim, mas imagina isso multiplicado em cada empresa pelo Brasil.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 10:27:11 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 09 de Setembro de 2013, 08:25:51 »
Derfel olha seu sus agora no fantástico  :histeria: :histeria:..  eu teria vergonha de trabalhar em um lugar assim e não fazer nada

Citei essa matéria do Fantástico no outro tópico, "Notícias sobre falta de ética nos três poderes da República". Realmente deixa muito clara a série de afirmações feitas por Agnóstico durante todo esse tempo.

Uma palavra: Irrefutável.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 09 de Setembro de 2013, 08:44:39 »

Citei essa matéria do Fantástico no outro tópico, "Notícias sobre falta de ética nos três poderes da República". Realmente deixa muito clara a série de afirmações feitas por Agnóstico durante todo esse tempo.

Uma palavra: Irrefutável.

Deixa eu te contar uma: em 1993 operei a fimose, paguei o médico e daí ele preencheu uma guia amarela. Depois de algum tempo eu fui saber que esse pagamento dele foi por fora (como eu não declarava imposto não lembrei de pedir nota, eu era uma criança recém saída do exército) e essa guia era para que ele cobrasse a minha operação do SUS.

A gente tá acordando muito tarde, só espero que não seja tarde demais!!!
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 09:09:16 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 09 de Setembro de 2013, 09:24:01 »
Eu não critiquei os seus argumentos, Dodo.
Eu apenas concordei com a matéria do programa que coincidem com muito do que Agnóstico vem dizendo reiteradamente aqui.

Em outro tópico, o dos médicos cubanos, eu falei sobre políticas de controle:

[...]

Parece-me que aqui no Brasil há um fator adicional que degenera ainda mais esse comportamento. É conhecido por alguns nomes, como a Lei de Gérson, o Jeitinho Brasileiro e outras denominações.

E, para complicar a salada, também no Brasil a cultura/sociedade ainda não conseguiu adotar medidas protetoras de controle para conter os excessos e abusos dos más instintos quando eles passam a falar mais alto.

[...]

Portanto, também concordo com muito do que você disse. As soluções não são tão simples.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 09 de Setembro de 2013, 09:31:08 »
Eu apenas concordei com a matéria do programa que coincidem com muito do que Agnóstico vem dizendo reiteradamente aqui.

Desculpe, Gabarito, fui eu quem não se fez entender. Eu só acrescentei este caso porque à época ele me pareceu banal, hoje, vendo melhor... puta sacanagem! O médico ganhou duas vezes e o hospital fez vista grossa.. E O MEU P***O FICOU TORTO!!!
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 10:13:18 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #89 Online: 09 de Setembro de 2013, 09:39:36 »

Desculpe, Gabarito, fui eu quem não se fez entender. Eu só acrescentei este caso porque a época ele me pareceu banal, hoje, vendo melhor... puta sacanagem! O médico ganhou duas vezes e o hospital fez vista grossa.. E O MEU P***O FICOU TORTO!!!

Sei não Dodo mas p. torto não é o cirurgia de fimose que costuma deixar não...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 09 de Setembro de 2013, 09:43:36 »

Desculpe, Gabarito, fui eu quem não se fez entender. Eu só acrescentei este caso porque a época ele me pareceu banal, hoje, vendo melhor... puta sacanagem! O médico ganhou duas vezes e o hospital fez vista grossa.. E O MEU P***O FICOU TORTO!!!

Sei não Dodo mas p. torto não é o cirurgia de fimose que costuma deixar não...

Se você tira o prepúcio e costura torto, fica sim. É uma curiosidade médica, vou postar uma foto para vocês!
Alfred E. Newman

Skorpios

• Visitante
« Resposta #91 Online: 09 de Setembro de 2013, 09:48:58 »
Se você tira o prepúcio e costura torto, fica sim. É uma curiosidade médica, vou postar uma foto para vocês!

:susto:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #92 Online: 09 de Setembro de 2013, 10:46:32 »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #93 Online: 09 de Setembro de 2013, 12:55:40 »
Não se incomode, nós acreditamos em você. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 09 de Setembro de 2013, 12:57:15 »
Mas eu sou um cara que mata a cobra e mostra o pau, literalmente!
Alfred E. Newman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 09 de Setembro de 2013, 13:49:34 »
Dodo sobre seu post longo... falamos exatamente a mesma coisa.  Não é questão de culpar apenas o FP, mas de reconhecer que existe desafios estruturais que não irão permitir que a coisa funcione.  E mesmo se permitisse nossos FP, em sua grande maioria, não sabe o que é gestao, finanças, ERP!!,  e outras coisas banais que sem elas nenhuma empresa do mundo pode ser competitivo.

então, pelo Brasil ser o que é, e nossos FP serem o que são, não existe saída dentro desse modelo. Há que pensar outro,  mas é óbvio que esse é falido. E irrecuperável.

Para mim um passo inicial seria esses convênios (não falo de PPP),  atende,  ganha.  E acabar com o SUS mesmo que para logo depois fazer um novo sobre as cinzas dessa instituição criminosa.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 09 de Setembro de 2013, 16:05:54 »
Teoria..  não existem regras dizendo que médicos devem permanecer no trabalho? eles permanecem? você é responsável pelo setor de documentação,  parece? estou falando de gestão não de papéis. Não pode roubar também mas o sus tem uma gangue operando

Derfel se funcionasse documentinhos as coisas seriam mais faceis.  vocês precisam de gestão, fortes punições exemplares,  processos,  informatização coerente,  conhecimentos e postura que funcionários públicos,  comprovadamente,  não tem.
Não são documentinhos, Agnóstico, mas os princípios e diretrizes que, sim, representam um arcabouço teórico em que se deve basear a prática (e nem sempre ocorre). Você quem disse que alguns dos princípios do SUS deveriam ser mudados, o que é interessante. Postei quais são esses princípios e perguntei quais deveriam ser mudados (e acrescentaria o porquê).É interessante entender quais princípios você considera válidos dentro de sua visão ideológica (porque há sim uma influência ideológica).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 09 de Setembro de 2013, 16:13:48 »
y
Você a ideia do do processo que é a produção de imunobiológicos de 10 esquemas vacianais diferentes, com distribuição e armazenamento e controle de doses para TODA a população de cada protocolo, funcionando todos os dias do ano?

Não deve ser mais complexo que abastecer uma cadeia de varejo com milhares de SKUs com incontáveis centros de distribuição, fornecedores,  lojas e controlando ruptura e itens perecíveis. A prova de que é fácil é até tautologia, já que funcionários públicos conseguem executar com grau moderado de assertividade,  claro que o custo deve ser 10x o que faria uma empresa séria.

Imagino que possa ser tão complexo quanto (ainda que na vacinação entrem outras variáveis como a fabricação das doses, importação, armazenagem dentro de controle refrigerado, demografia, epidemiologia, qualificação das equipes da ESF/AB e sistema de informação). Talvez uma empresa privada possa fazer o mesmo com um custo menor (ainda que não veja como isso seja possível e não conheça lugar no mundo que seja feita pela iniciativa privada - ainda que existam clínicas de vacinação que são muito limitadas e caras).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 09 de Setembro de 2013, 16:23:17 »

Não são documentinhos, Agnóstico, mas os princípios e diretrizes que, sim, representam um arcabouço teórico em que se deve basear a prática (e nem sempre ocorre). Você quem disse que alguns dos princípios do SUS deveriam ser mudados, o que é interessante. Postei quais são esses princípios e perguntei quais deveriam ser mudados (e acrescentaria o porquê).É interessante entender quais princípios você considera válidos dentro de sua visão ideológica (porque há sim uma influência ideológica).

Não há visão ideológica, apenas os resultados desastrosos e a certeza que vocês não conseguem mudar.

Viu a reportagem da globo? E as centenas de outras?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 09 de Setembro de 2013, 16:45:27 »

Bem, acho que você não entendeu ainda que o SUS não é um lugar (très bien, c'est la vie). Lembra que eu disse que o bloco onde ocorre mais os desvios é o do MAC? Pois é, a AIH faz parte da MAC. Existem muitos desvios e falsificações, porém os problemas com a AIH seriam mais outros. Primeiro o que é a AIH? É a autorização de internação Hospitalar no SUS e ela gera um pagamento pelo procedimento executado. Quem recebe esse valor são os hospitais conveniados que atendem pacientes do SUS (como, para usar um da moda, o Sírio-Libanês), os profissionais prestadores (essencialmente os médicos que executam o procedimento) e, em alguns lugares, os médicos que são funcionários podem receber o total ou parte da AIH, ficando o restante com o hospital público. Uma ficha da AIH pode ser vista aqui: http://www.saude.to.gov.br/downloads/Seo%20de%20Downloads/AIH/Formulrios%20AIHS/formulariao_laudo_aih.pdf
e aí começam os problemas: não é apenas má-fé, mas os médicos podem preencher errado a AIH, que deve ser preenchida com o código do procedimento (no caso da prostatectomia suprapúbica é 04.09.03.002-3), ou ainda preencher com uma letra indecifrável. Isso é importante porque não é o médico que lança essas AIH no sistema, mas um digitador que pode ler errado ou simplesmente digitar errado (e isso também é o motivo para alguns hospitais simplesmente perderam muitos recursos da AIH, como o digitador não decifra o que está escrito lá, acaba não conseguindo lançar no sistema e o prazo de 90 dias para inserção acaba sem que o médico que preencheu o formulário volte ao plantão). Um problema é a falta de crítica do sistema (ele até indica que a cota prevista para aquele procedimento passou, mas permite que o digitador insira mais dados). É um sistema muito antigo. "Ah, mas é um absurdo, isso já deveria ter sido mudado! Um sistema mal feito porque foi por funcionários públicos! São um bando de ladrões mesmo!". Você tem razão, o sistema já deveria ter sido atualizado há muito tempo e está sendo (e não por causa da reportagem). Existe um projeto chamado e-SUS que visa justamente informatizar as unidades de saúde e melhorar e unificar os sistemas e que já está em gestação desde 2011. No caso do sistema que estou mais a par, o e-SUS AB, ele já está no cronograma de implantação para finalizar em junho de 2014, mas a parte de prontuário eletrônico ainda está em fase de homologação e finalização dos projetos-piloto. No caso do e-SUS hospitalar não tenho muita informação (apesar de saber que esses problemas das AIH serão minorados), mas existe uma breve descrição aqui: ftp://ftp2.datasus.gov.br/public/sistemas/dsweb/datasus/Minuta_site_e-SUS_V2.pdf

Resumindo, existe sim problema de desvio, mas também falha na digitação das AIH.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!