Eu juro que não entendo a lógica: o estado é gigante, corrupto e ineficiente, e para consertarmos isso precisamos de agências reguladoras que funcionem, ou seja, mais estado!
Porque a lógica do mercado não funcionaria nesse caso?
precisamos de um sistema de saúde privado regulado por agências e metas claras. E acabar com o sus na maior parte do território nacional. onde não for extinto, processos e gestão informatizada devem ser implantados. O estado pagaria para hospitais privados por atendimento, com regras mais rígidas das agências.
O estado já paga hospitais privados para atendimento. Também a prestadores privados e empresas de gestão de pessoal e unidades. Grande parte do sistema é privado e terceirizado.
Era isso o que ia dizer: meu pai fez todo o tratamento contra o câncer (ele não resistiu) na rede privada, mas tudo custeado pelo SUS.
Na minha cidade, repito, NA MINHA CIDADE a coisa funciona mais ou menos assim:
Suspeita de câncer : máximo de sessenta dias para iniciar o tratamento.
A quimioterapia a radioterapia tudo é feito numa clínica particular, custeado pelo SUS.
No hospital onde meu pai ficou internado ou na clínica onde fez as quimioterapias, o corpo de enfermagem era preparado para lidar com esse tipo de paciente, também haviam assistentes sociais para atender os familiares, as enfermeiras eram dedicadas... emfim, mas isso é na MINHA CIDADE.
Pessoas vem de outras cidades fazer aqui o tratamento, o transporte é custeado pelas prefeituras de origem, ou entidades sem fins lucrativos.
Porque não é assim também no resto do Brasil?
Claro que a medida que a cidade cresceu, a economia melhorou, houve interesse em prestar um atendimento médico de qualidade por aqui mesmo (sou de Ponta Grossa, quem é de Curitiba sabe que durante décadas nossos doentes foram se tratar lá). Alguém pode alegar que isso é um mérito da iniciativa privada, por outro lado se eu viajar 400 km, numa outra cidade os hospitais ameaçam não atender mais pacientes do SUS devido ao valor baixo repassado pelo governo (não é dinheiro desviado, são as tabelas que eles consideram baixas), e agora? Podemos alegar que o capitalismo não pensa no ser humano?
Eu acho que a situação é complexa, agências reguladoras poderiam funcionar, até que chegasse o momento que elas ficassem tão inchadas (é da nossa cultura) que iam acabar tendo que ser regularizadas.
No meu entender, falta uma coisa essencial para o cidadão brasileiro: cobrar do poder público (é utopia eu sei, mas temos que começar por algum lugar) que aquele produto/serviço que ele oferece* seja de qualidade.
Eu tenho uma caixa e um link onde os meus clientes (alunos e comunidade) podem me avaliar. Não tenho acesso ao conteúdo, é uma comissão que avalia os depoimentos e o meu setor ganha uma nota que é dividida entre todos na avaliação. Para que serve essa avaliação, para que eu progrida na tabela e também serve de parâmetro para verificarem se eu estou efetivamente trabalhando. Três avaliações seguidas abaixo da média podem se transformar num processo administrativo e eu ser exonerado (na prática isso é bem difícil de acontecer, mas o mecanismo está lá**). É o ideal? Não, e sabem porquê? As pessoas não avaliam se aquele serviço foi bom ou ruim.
* Na verdade ele empurra para o cidadão e você paga mesmo que não queira ou não precise.
** Isso é o que pode acontecer com agências reguladoras, estão lá, só que ao invés de ajudarem, atrapalham.