Enquete

Uma administração pública no Brasil eficiente a ponto de lidar com nossos problemas mais críticos (saúde, educação, segurança, etc..) é:

Impossível. A ingerência política é imensa, não existe cultura de eficiência e projetos reestruturantes com punições adequadas não são factíveis nesse cenário. São políticos e técnicos gerindo, como por Gilberto Gil como Ministro da cultura.
2 (13.3%)
Impossível. Antes do problema ser a cultura brasileira, a gestão pública por definição sera menos eficiente e deveria ser relegada ao menor nível operacional possível
1 (6.7%)
Possível. De fato, temos caminhado muito nesse sentido, e isso se faz com vontade política e não com "processos de gestão" que não servem para nada.
0 (0%)
Possível, basta ver os investimentos em gestão, tecnologia e processos de controles para saber que estamos indo no caminho certo.
0 (0%)
Improvável. Não temos nenhum indicador de que isso pode acontecer e já somos ineficientes assim há décadas
4 (26.7%)
Possível se para cada serviço público tivermos uma contra-parte privada e tivermos a opção de escolher qual queremos.
1 (6.7%)
 possível com vontade política, uso de processos de gestão e reforma da burocracia para destravar o sistema. A instituição de uma carreira de estado com base na meritocracia.
7 (46.7%)

Votos Totais: 14

Autor Tópico: Administração Pública no Brasil  (Lida 19256 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:Administração Pública no Brasil
« Resposta #250 Online: 19 de Maio de 2014, 12:59:57 »
Hein, se eu colar cada um dos 45 mil casos anuais em que pessoas nos EUA morrem por não ter seguro saúde, isso diz o que dá saúde e gestão de lá?

Que isso, a falta de plano de saúde mata igual HIV/AIDS lá.
Mas, por curiosidade, como se diagnostica isso?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #252 Online: 19 de Maio de 2014, 13:11:10 »
Ninguém entendeu. Que diferença faz para nós se a administração e gestão da saúde nos EUA é boa ou ruim?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #253 Online: 19 de Maio de 2014, 13:15:19 »
Hein, se eu colar cada um dos 45 mil casos anuais em que pessoas nos EUA morrem por não ter seguro saúde, isso diz o que dá saúde e gestão de lá?

Diz que muitos  políticos,  gestores públicos  e  médicos americanos não estão nem aí com esses seres humanos.

.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #254 Online: 19 de Maio de 2014, 13:16:31 »
Ninguém entendeu. Que diferença faz para nós se a administração e gestão da saúde nos EUA é boa ou ruim?

É um outro modelo de saúde, que muitos apóiam para ser colocado em prática no lugar do SUS. Até o Obamacare, que esta salvando milhares de vidas todos os dias é criticado por liberalistas e afins.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #255 Online: 19 de Maio de 2014, 13:17:12 »

Sempre fazem comparações de vários tipos  com a administração e gestão de várias coisas nos EUA e em outros países.

.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #256 Online: 19 de Maio de 2014, 13:28:31 »
Provavelmente vai ser feito um mutirão. Isso já ocorreu em outras vezes e outros lugares. O problema é por que existe uma demanda tão grande nos hospitais federais (que a maioria deve ser universitário)? Essa carga não deveria estar nesses hospitais, mas nos municipais e nos estaduais, essa falha é que leva a uma sobrecarga dos federais. Outro problema é que deve faltar a regulação no estado. Sem uma regulação eficiente não se consegue gerir o sistema hospitalar. Existe um sistema para isso (o sisreg) que em muitos lugares ainda nem começou a ser implantado (quem deve gerir esse sistema é o município do Rio, mesmo sendo o hospital federal).

Não foi o que você disse, mas me criou uma dúvida: os hospitais municipais e estaduais estão vazios?
Não conheço a situação do Rio (que parece que, junto com sp, é onde está pior,  dadas as notícias dos jornais), mas não é uma questão de estar vazio, mas não estar dimensionado para a demanda. É um problema crônico dos grandes centros.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #257 Online: 19 de Maio de 2014, 13:32:09 »

É um outro modelo de saúde, que muitos apóiam para ser colocado em prática no lugar do SUS. Até o Obamacare, que esta salvando milhares de vidas todos os dias é criticado por liberalistas e afins.

Aqui do fórum? Eu posso estar enganado, mas até os mais críticos aqui do SUS não querem o fim dele. A ideia por trás do SUS é espetacular, o que precisa mudar é a gestão. O governo já demonstrou inúmeras vezes que não tem capacidade e nem vontade política (menos companheiros, mais profissionais qualificados) para gerir o SUS.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #258 Online: 19 de Maio de 2014, 13:36:51 »

as vezes é diferente de quase sempre..  Tem os índices do Canada?

Enquanto procuro os índices,  você procura os números que traduzem os recursos para a saúde dos dois países.
procure quanto roubam nos dois países e se os gestores dos médicos canadenses permitem que eles batam ponto e vão atender em suas clínicas particulares. Você não desistiu de pagar esse mico?

Enquanto não desisto de pagar esse mico, procura aí pra mim quanto ganha um médico canadense no setor públicos e quanto ganha um brasileiro...

Qual é a relação entre vencimentos destes profissionais em cada país com a falta de ética de trabalho dos médicos que, por exemplo, 'batem o ponto' e se ausentam do local de labuta e dos gestores que não se esforçam para eliminar tais desvios de conduta?

Eu creio que algo passou e não percebi...

A não ser que você queira justificar uma pela outra, o que seria o "fim da picada".
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #259 Online: 19 de Maio de 2014, 14:06:15 »
É o que perguntei
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #260 Online: 19 de Maio de 2014, 14:10:27 »

Aqui do fórum? Eu posso estar enganado, mas até os mais críticos aqui do SUS não querem o fim dele. A ideia por trás do SUS é espetacular, o que precisa mudar é a gestão. O governo já demonstrou inúmeras vezes que não tem capacidade e nem vontade política (menos companheiros, mais profissionais qualificados) para gerir o SUS.

Aqui no fórum o Parcus, com certeza e o Geo eu não tenho certeza.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #261 Online: 19 de Maio de 2014, 14:14:13 »

Aqui no forum existe, sim, quem defenda o seu fim, mas sem apresentar uma alternativa (exceto os minarquistas que defendem a propostavde proposta alguma vom regulação do mercado)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #262 Online: 19 de Maio de 2014, 14:15:48 »

O Agnóstico/Madiba também (mas ele acho que é porque não entende o que seja sistema).

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #263 Online: 19 de Maio de 2014, 14:16:21 »
Acabar totalmente com o SUS sem trocar por algo melhor já seria um absurdo, as críticas (pelo menos as minhas) são porque o sistema não funciona a contento.
"Deus prefere os ateus"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #264 Online: 19 de Maio de 2014, 14:22:42 »
Não entendi. Se os médicos brasileiros ganhassem mal quer dizer que poderiam bater ponto e ir embora e seus gestores não seriam cúmplices do crime pois isso seria justificado? E ganhar bem ou mal se decidiria com um comparação com médicos canadense e não com o que ganha o brasileiro em geral? Perdi algo?

Perdeu...

Se o médico canadense ganha mais (225 mil dólares/ano), tem um custo de vida menor, melhor educação para seus filhos, mais segurança, a tendência dele se corromper é menor.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 19 de Maio de 2014, 14:28:02 »
Acabar totalmente com o SUS sem trocar por algo melhor já seria um absurdo, as críticas (pelo menos as minhas) são porque o sistema não funciona a contento.
Exato. As críticas devem ser feitas visando identificar os problemas e apresentando soluções.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #266 Online: 19 de Maio de 2014, 14:31:38 »
Não entendi. Se os médicos brasileiros ganhassem mal quer dizer que poderiam bater ponto e ir embora e seus gestores não seriam cúmplices do crime pois isso seria justificado? E ganhar bem ou mal se decidiria com um comparação com médicos canadense e não com o que ganha o brasileiro em geral? Perdi algo?

Perdeu...

Se o médico canadense ganha mais (225 mil dólares/ano), tem um custo de vida menor, melhor educação para seus filhos, mais segurança, a tendência dele se corromper é menor.
Isso seria talvez motivos para fixação do profissional. O problema da corrupção tem a ver com cultura no meio, conflito de interesse com a clínica privada e o poder de pressão da categoria.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #267 Online: 19 de Maio de 2014, 15:08:01 »

Perdeu...

Se fosse assim não teríamos nenhum deputado federal, senador ou grande empresário corrupto... os médicos brasileiros podem não ganhar o mesmo que os canadenses, mas seus salários são mais do que suficientes para não se corromperem.

Ou você REALMENTE acha que os médicos corruptos o fazem porque estão passando necessidade?
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #268 Online: 19 de Maio de 2014, 15:35:13 »

Eu não sou contra um acesso amplo à saúde e educação pela população mesmo que a maior parte disto seja custeada pelos impostos pagos por quem não vai usar tais serviços. Mas me causa espanto que alguém possa defender o SUS em sua atual forma de gestão, que é mais do que ultrapassada e ineficiente pois deixa-a nas mãos ou de quem não tem conhecimento ou não de quem não tem a mínima vontade de melhora-la. Também há a necessidade extrema de reformar a legislação trabalhista e a previdenciária, em especial a do setor público, pródigo em benesses e que são muito custosas para o setor privado e para o Tesouro Nacional.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #269 Online: 19 de Maio de 2014, 15:38:06 »
Perdeu...

Então eu perdi mesmo, porque pela sua "lógica" não deveria existir corrução em vários setores da vida brasileira, incluindo a classe política, algumas carreiras do funcionalismo público (juízes, inclusive) e entre grandes empresários. E não é isto o que se observa.
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #270 Online: 19 de Maio de 2014, 15:44:55 »
Se a pessoa enriqueceu ilicitamente, não é porque já é rica que vai deixar de cometer crimes. É um problema multifatorial e se ninguém se habilitar vou abrir depois um tópico novo: "As causas da corrupção"...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #271 Online: 19 de Maio de 2014, 15:53:11 »
Se a pessoa enriqueceu ilicitamente, não é porque já é rica que vai deixar de cometer crimes. É um problema multifatorial e se ninguém se habilitar vou abrir depois um tópico novo: "As causas da corrupção"...

Caro Pasteur

Quando acontece sistematicamente de vários "médicos" (e outros "profissionais" da saúde) "baterem o ponto" e não trabalharem é um problema duplo (ou triplo). O primeiro é a falta de ética destes "profissionais" que, no meu entender, deveriam ser simplesmente demitidos com justa causa e processados para que devolvessem o dinheiro 'desviado'. O segundo é a falta de ética dos "gestores" e dos "responsáveis" pelo controle do setor de pessoas nas diversas autarquias, empresas e departamentos públicos porque, pelos dados que possuo, eles sabem que isto ocorrem mas nada fazem porque o esquema de corrupção é generalizado e eles também dele se beneficiam. Deveria acontecer com eles, o mesmo que eu preconizei para os "profissionais" corruptos. E, por fim, o terceiro aspecto é a gritante falha do sistema em não punir os envolvidos nestes 'esquemas' e em não eliminar as condições que permitem que tais 'esquemas' sejam elaborados e usados.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #272 Online: 19 de Maio de 2014, 15:55:34 »

Eu não sou contra um acesso amplo à saúde e educação pela população mesmo que a maior parte disto seja custeada pelos impostos pagos por quem não vai usar tais serviços. Mas me causa espanto que alguém possa defender o SUS em sua atual forma de gestão, que é mais do que ultrapassada e ineficiente pois deixa-a nas mãos ou de quem não tem conhecimento ou não de quem não tem a mínima vontade de melhora-la. Também há a necessidade extrema de reformar a legislação trabalhista e a previdenciária, em especial a do setor público, pródigo em benesses e que são muito custosas para o setor privado e para o Tesouro Nacional.

Geo, uma coisa é o SUS (sistema único e  não uma série de sistemas fragmentados, concorrentes entre si e sem comunicação entre si, comando único, universal, integral, longitudinal e por aí vai), outra coisa são os processos de gestão do sistema.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #273 Online: 19 de Maio de 2014, 15:59:39 »

Geo, uma coisa é o SUS (sistema único e  não uma série de sistemas fragmentados, concorrentes entre si e sem comunicação entre si, comando único, universal, integral, longitudinal e por aí vai), outra coisa são os processos de gestão do sistema.

Ei Derfel, repare que a crítica mais contundente foi para a gestão

Mas me causa espanto que alguém possa defender o SUS em sua atual forma de gestão, que é mais do que ultrapassada e ineficiente pois deixa-a nas mãos ou de quem não tem conhecimento ou não de quem não tem a mínima vontade de melhora-la.

embora eu já tenha escrito - e reafirmo -  que os objetivos gerais do SUS são inalcançáveis mesmo com uma gestão perfeita, pela sua própria natureza.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #274 Online: 19 de Maio de 2014, 16:21:17 »
Geo, é o que venho colocando há muito tempo.  A defesa que faço é do sistema.  Que existem  problemas de gestão todo mundo sabe. Todo mundo que conhece, trabalha e estuda o SUS sabe disso.  A discussão é como melhorar a gestão e implementar as mudanças.  Existem uma série de medidas que visam a isso, ferramentas a serem implementadas, formas de financiamento (não apenas quantidade, mas principalmente como esse financiamento é realizado). Mas são atividades que demandam tempo dentro da administração pública, pois passam por uma discussão com vários atores envolvidos e mudanças na legislação.
Quanto à demanda do sistema, isso passa justamente pela gestão do cuidado e um enfoque na atenção primária com uma regulação eficiente do serviço.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!