Enquete

Uma administração pública no Brasil eficiente a ponto de lidar com nossos problemas mais críticos (saúde, educação, segurança, etc..) é:

Impossível. A ingerência política é imensa, não existe cultura de eficiência e projetos reestruturantes com punições adequadas não são factíveis nesse cenário. São políticos e técnicos gerindo, como por Gilberto Gil como Ministro da cultura.
2 (13.3%)
Impossível. Antes do problema ser a cultura brasileira, a gestão pública por definição sera menos eficiente e deveria ser relegada ao menor nível operacional possível
1 (6.7%)
Possível. De fato, temos caminhado muito nesse sentido, e isso se faz com vontade política e não com "processos de gestão" que não servem para nada.
0 (0%)
Possível, basta ver os investimentos em gestão, tecnologia e processos de controles para saber que estamos indo no caminho certo.
0 (0%)
Improvável. Não temos nenhum indicador de que isso pode acontecer e já somos ineficientes assim há décadas
4 (26.7%)
Possível se para cada serviço público tivermos uma contra-parte privada e tivermos a opção de escolher qual queremos.
1 (6.7%)
 possível com vontade política, uso de processos de gestão e reforma da burocracia para destravar o sistema. A instituição de uma carreira de estado com base na meritocracia.
7 (46.7%)

Votos Totais: 14

Autor Tópico: Administração Pública no Brasil  (Lida 19252 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Administração Pública no Brasil
« Resposta #150 Online: 10 de Setembro de 2013, 22:52:28 »
não entendi a relação, eu não trabalho na prefeitura, não faço parte da maquina suja. Simplesmente não paguei a propina.

E não denunciou? Não fez nada? Por que?

Medo de retaliações.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 11 de Setembro de 2013, 10:24:09 »
Geo, não é nem receio, é certeza de. Não tenho medo da retaliação no sentido de que alguém irá poder provar algo contra mim (sou assalariado portanto pago impostos por definição, não invento gastos inexistentes para recuperar IR,..) mas não quero ter que lidar com os bandidospublicos que irão me encher o saco.

Já tenho as minhas duras missões onde trabalho, tentando mudar,  e não quero incluir uma máfia em minha vida. Se fosse esse meu trabalho, o faria.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 11 de Setembro de 2013, 10:26:41 »
Alias Derfel, hoje morreu aos 40 anos uma grande amiga de minha irmã no SUS, RJ, capital.

Foi internada com pneumonia na sexta e não tinham os remédios para trata-la, os remédios chegaram domingo a tarde. Faleceu hoje de manha.

Mais um cadáver para colocar na conta dessa esplendida organização.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #153 Online: 11 de Setembro de 2013, 11:42:04 »
não entendi a relação, eu não trabalho na prefeitura, não faço parte da maquina suja. Simplesmente não paguei a propina.

Medo de retaliações.

Geo, não é nem receio, é certeza de. Não tenho medo da retaliação no sentido de que alguém irá poder provar algo contra mim (sou assalariado portanto pago impostos por definição, não invento gastos inexistentes para recuperar IR,..) mas não quero ter que lidar com os bandidospublicos que irão me encher o saco.

E você exige, ou além, constrange o Derfel a tomar uma atitude radical, que prejudicaria a vida particular, profissional e social dele, além de chamar o trabalho dele de "merda" quando em um momento em que você não tinha nenhuma outra opção moralmente aceitável pra tal conduta ilibada que você prega? Se você não teve coragem pra fazer o que devia quando teve a oportunidade, que moral você tem pra bater no peito e chamar o trabalho que os outros fazem de "merda", "lixo" ou o que seja? Se quando você teve nas mãos essa responsabilidade, preferiu deixar pra lá por causa dos "inconveniências", que raio de discurso de superioridade é esse que você está bradando por aqui?

Continuar a ignorar a parte boa do trabalho de alguém e ressaltar todos os erros do ambiente em que se está inserido é o que? Estratégia motivacional?

Já tenho as minhas duras missões onde trabalho, tentando mudar,  e não quero incluir uma máfia em minha vida. Se fosse esse meu trabalho, o faria.

Considerando o que você (não) fez quando teve a oportunidade, sendo que isso não te afetaria profissionalmente, já que você já é bem sucedido no seu ramo de negócio, tendo a duvidar disso.

É bem fácil arrumar desculpas pra não fazer o que é certo quando isso exige sacríficios, mesmo no seu caso, onde não existia um risco real, só na sua cabeça. 10 pela hipocrisia.

Ao contrário do que o Derfel faz, que é ir galgando posições dentro do meio dele e tornando a opinião dele mais relevante e, consquentemente, criando oportunidade real de mudança, pessoas como você que não conseguem separar bom profissional de um meio ruim, criam essa viseira que torna impossível apresentar qualquer melhoria, porque ou se melhora 100% de uma vez ou então é "merda", como você mesmo diz.

E parabéns ao Derfel pela paciência. Porque se alguém que sequer me conhece chamasse meu trabalho de "merda", eu iria, na hipótese mais suave, mandar tomar nas profundezas do cu...
« Última modificação: 11 de Setembro de 2013, 11:45:07 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #154 Online: 11 de Setembro de 2013, 11:57:44 »
Cacetada...  :o

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #155 Online: 11 de Setembro de 2013, 12:42:07 »
Tu quoque.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #156 Online: 11 de Setembro de 2013, 12:49:32 »
Tu quoque.

Hipocrisia. Uma coisa é sugerir melhoras. O Agnóstico deixou de criticar o funcionalismo público já tem páginas. Agora fica citando o Derfel em vários tópicos diferentes. Provocação barata. E ainda se colocando como bastião do que é certo, como na última resposta "se fosse eu...".
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 11 de Setembro de 2013, 17:15:14 »

Medo de retaliações.

E você exige, ou além, constrange o Derfel a tomar uma atitude radical, que prejudicaria a vida particular, profissional e social dele, além de chamar o trabalho dele de "merda" quando em um momento em que você não tinha nenhuma outra opção moralmente aceitável pra tal conduta ilibada que você prega? Se você não teve coragem pra fazer o que devia quando teve a oportunidade, que moral você tem pra bater no peito e chamar o trabalho que os outros fazem de "merda", "lixo" ou o que seja? Se quando você teve nas mãos essa responsabilidade, preferiu deixar pra lá por causa dos "inconveniências", que raio de discurso de superioridade é esse que você está bradando por aqui?

Continuar a ignorar a parte boa do trabalho de alguém e ressaltar todos os erros do ambiente em que se está inserido é o que? Estratégia motivacional?

Não estou exigindo sacrifício de ninguém..  e não costumo, diferentemente de vários foristas aqui do fórum, ficar cagando regras. Como descrito no post abaixo, meu push foi feito contra um discurso de "afinal não estamos tão mau" ou "nossas atitudes vão deixar a coisa melhor" não, não vão . O problema é estrutural. Meu ponto de vista, Derfel deve seguir a vida dele fazendo o melhor que pode, mas ter o cenário como ele é em mente. Como havia dito abaixo.

Acho que ele colocou algo como pedir demissão...

Não.. não sou louco, sei muito bem como a vida é..

A única coisa que estou dizendo é que se o pensamento de vocês é diferente de "isso é uma merda vergonhosa" sequer em sonhos vocês vão pensar em algo inovador e reestruturante, entende? Minha ideia aqui é apenas tirar essa zona de conforto feita de cadáveres que você está..

Se ao menos reconhecesse o vergonhoso estado, poderia pedir ajuda, criar uma semente, um hospital ou conjunto de hospitais modelos que funcionasse como tem que ser e que isso fosse a semente para algo melhor.  Algo como lead by example. Algo como o e-jus no RS (que ainda que tosco, caro e simples, acabou sendo de grande valia e se espalhou por vários estados)

Mas com a maneira como você pensa, nem a melhora possível existe, nem na esperança;

Considerando o que você (não) fez quando teve a oportunidade, sendo que isso não te afetaria profissionalmente, já que você já é bem sucedido no seu ramo de negócio, tendo a duvidar disso.

Oportunidade do que? Renovo a solicitação de vistoria sempre dentro do prazo, pago em torno de 400 por isso e vem sempre um fiscal distinto me lembrar que devo pagar..

É bem fácil arrumar desculpas pra não fazer o que é certo quando isso exige sacríficios, mesmo no seu caso, onde não existia um risco real, só na sua cabeça. 10 pela hipocrisia.

E zero pela sua compreensão, pois não exigi sacrifício de ninguém, apenas estava, como já dito, trabalhando sobre as percepções e possibilidades.

Alias, Diego, você trabalha onde mesmo?? Na polícia? Deve ter maus tratos e corrupção, e tenho certeza que você denuncia tudo isso.. inclusive age eticamente sem ficar dando susto em boizinho que não representa risco e rir deles se mijando na calça..

Ao contrário do que o Derfel faz, que é ir galgando posições dentro do meio dele e tornando a opinião dele mais relevante e, consquentemente, criando oportunidade real de mudança, pessoas como você que não conseguem separar bom profissional de um meio ruim, criam essa viseira que torna impossível apresentar qualquer melhoria, porque ou se melhora 100% de uma vez ou então é "merda", como você mesmo diz.

E parabéns ao Derfel pela paciência. Porque se alguém que sequer me conhece chamasse meu trabalho de "merda", eu iria, na hipótese mais suave, mandar tomar nas profundezas do cu...

Ao contrário, o Derfel não age de maneira a prover mudanças.. age de maneira como o funcionalismo age. Eu já não tenho nenhum problema em afirmar que meu trabalho é uma merda quando este é uma merda, como no ano fiscal passado.. foi uma merda, lição aprendida, vamos mudar tudo..

Aprenda a ler o tópico antes de soltar groselhas

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #158 Online: 11 de Setembro de 2013, 18:03:50 »

Medo de retaliações.

Não estou exigindo sacrifício de ninguém..  e não costumo, diferentemente de vários foristas aqui do fórum, ficar cagando regras. Como descrito no post abaixo, meu push foi feito contra um discurso de "afinal não estamos tão mau" ou "nossas atitudes vão deixar a coisa melhor" não, não vão . O problema é estrutural. Meu ponto de vista, Derfel deve seguir a vida dele fazendo o melhor que pode, mas ter o cenário como ele é em mente. Como havia dito abaixo.

Pode colocar a melhor técnica do mundo, se a coisa for tocada por covardes que colocam o rabinho entre as pernas quando é hora de colocar algo em jogo, não vai valer nada.

Acho que ele colocou algo como pedir demissão...

Não.. não sou louco, sei muito bem como a vida é..

A única coisa que estou dizendo é que se o pensamento de vocês é diferente de "isso é uma merda vergonhosa" sequer em sonhos vocês vão pensar em algo inovador e reestruturante, entende? Minha ideia aqui é apenas tirar essa zona de conforto feita de cadáveres que você está..

Se ao menos reconhecesse o vergonhoso estado, poderia pedir ajuda, criar uma semente, um hospital ou conjunto de hospitais modelos que funcionasse como tem que ser e que isso fosse a semente para algo melhor.  Algo como lead by example. Algo como o e-jus no RS (que ainda que tosco, caro e simples, acabou sendo de grande valia e se espalhou por vários estados)

Mas com a maneira como você pensa, nem a melhora possível existe, nem na esperança;

Oportunidade do que? Renovo a solicitação de vistoria sempre dentro do prazo, pago em torno de 400 por isso e vem sempre um fiscal distinto me lembrar que devo pagar..

Quando foi acharcado, veio aqui perguntar o que devia fazer. Tomou alguma atitude? Denunciou alguém? Não... se omitiu. Sem mais.

E zero pela sua compreensão, pois não exigi sacrifício de ninguém, apenas estava, como já dito, trabalhando sobre as percepções e possibilidades.

Alias, Diego, você trabalha onde mesmo?? Na polícia? Deve ter maus tratos e corrupção, e tenho certeza que você denuncia tudo isso.. inclusive age eticamente sem ficar dando susto em boizinho que não representa risco e rir deles se mijando na calça..

Agnóstico, eu já dei voz de prisão pra "colegas" meus que comandavam a diretoria mais rica do Estado. E quando disseram: "Esqueçam isso, bola pre frente..." Eu e meus colegas tocamos pra frente, colocamos no jornal e em 3 dias nos vimos transferidos cada um pra um buraco pior e assistimos a coisa dando em nada e os culpados ilesos, se aposentando como se nada tivesse acontecido, com uma notinha de 5 linhas no jornal e com uma promessa do Ministério Público de que iria ser apurado. Eu basicamente sacrifiquei minha carreira inteira pra poder dormir à noite e você não é capaz de escrever um e-mail anônimo com uma denuncia.

Mas está aqui, batendo no peito e repetindo cada vez mais alto que o problema é estrutural. O problema é covardia generalizada que afoga quem tenta fazer a diferença. E a melhor coisa que um covarde faz é desqualificar o trabalho de quem faz alguma coisa, porque é doloroso demais quando percebe que é só mais um omisso entre tantos...

Ao contrário, o Derfel não age de maneira a prover mudanças.. age de maneira como o funcionalismo age. Eu já não tenho nenhum problema em afirmar que meu trabalho é uma merda quando este é uma merda, como no ano fiscal passado.. foi uma merda, lição aprendida, vamos mudar tudo..

Aprenda a ler o tópico antes de soltar groselhas

Em um mês o Derfel ajuda mais gente do que você ajudou na sua vida inteira, e isso porque suponho que você seja alguém generoso.

A longo prazo, a unica maneira de se implementar mudanças é através de pessoas dedicadas a isso que em posições mais altas. Eu coloco muito mais expectativas de mudança em alguém como ele do que em alguém como você.

Ah, e chupa meu saco. Não sou eu quem aterroriza menininhas aqui. :ok:
« Última modificação: 11 de Setembro de 2013, 18:06:26 por Diegojaf »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 11 de Setembro de 2013, 19:20:00 »
Já chega.

Tópico trancado até que os participantes "esfriem" as respectivas "cacholas".
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 12 de Setembro de 2013, 13:19:58 »
Tópico reaberto.

Peço aos foristas que mantenham um diálogo/discussão de forma serena e com base em argumentos e não rumem mais para nenhum tipo de agressão verbal.

Não mais será tolerado qualquer tipo de conteúdo agressivo (mesmo que seja uma singela palavra). O desrespeito será punido com cartão amarelo, no mínimo.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 12 de Setembro de 2013, 13:24:21 »
Como prometi ao Geo, não vou dar nem dar o trabalho de responder para não continuar.. poderia rebater no mesmo tom, mas não vou.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 12 de Setembro de 2013, 13:27:19 »
Como prometi ao Geo, não vou dar nem dar o trabalho de responder para não continuar.. poderia rebater no mesmo tom, mas não vou.

Sim, poderia mas seria inútil, desgastante e contraproducente.

O mesmo eu recomendo para os demais foristas. Eu inclusive.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 12 de Setembro de 2013, 14:14:12 »
Eu não queria ter que falar isso, mas não consigo mais me conter. É cada vez mais óbvio que o comportamento do Agnóstico não é motivado por outra coisa senão anti-dentismo.

<a href="http://www.youtube.com/v/ythrdCsOFJU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/ythrdCsOFJU</a>

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #164 Online: 12 de Setembro de 2013, 14:14:51 »
Não sei em que pé parou a discussão, então vou só dar minha opinião.

Acho que serviço público no Brasil não tem mais jeito. Como funcionário público que sou, acredito que consigo enxergar as falhas melhor do que quem não está "dentro". Considero um dos piores problemas a questão de indicação política. Não são poucos os gestores e gerentes que conheço por aqui que não tem A MENOR capacidade de exercer o cargo que exerce, porém está lá meramente por questões de indicação política. E o problema é que se fosse assim : assumiu o cargo -&gt; não deu o retorno esperado -&gt; perdeu a função, até tudo bem, mas obviamente não é assim que acontece, porque a escolha dos diretores aqui é por voto, então um diretor atual que indicou a pessoa X pra determinado cargo sabe que se tirar a função dessa pessoa, perdeu o voto dela e das outras possíveis pessoas que X conseguir influenciar.

Então fica um joguete de política, onde o mais importante é estar de bem com quem tem a melhor rede de amizades, não se preocupando se essa pessoa é capaz ou não. Por isso que acho que enquanto existir política, a merda vai continuar desse jeito.

Poderia citar outros n problemas, mas vou ficar só nesse.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 12 de Setembro de 2013, 14:49:02 »
Sem contar que não existe motivo para serem eficientes,  não existe cultura da eficiência e por mais que eles fiquem bravos,  não ter experiência em gestão em empresas onde isso significa a diferença entre a falência e a sobrevivência ou ter ou não emprego, faz uma diferença enorme.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #166 Online: 12 de Setembro de 2013, 14:56:36 »
Sem contar que não existe motivo para serem eficientes,  não existe cultura da eficiência e por mais que eles fiquem bravos,  não ter experiência em gestão em empresas onde isso significa a diferença entre a falência e a sobrevivência ou ter ou não emprego, faz uma diferença enorme.

De fato.
A grande maioria das pessoas gosta de criminalizar o lucro, acham que serviços como saúde, educação, TEM que ser dados de graça, porque é um direito, e por isso tem que ser fornecidos pelo Estado, já que quando são fornecidos por uma empresa privada, o lucro entra na equação. Porém é justamente a falta da busca pelo lucro que torna as coisas públicas tão ineficientes. Sem o incentivo do lucro, acabamos tendo que depender da boa-vontade alheia pras coisas funcionarem.

Temos que rezar pro diretor de uma escola pública ser uma boa pessoa, incorruptível e honesto, afim de que ele cobre de seus subordinados eficiência. Numa escola privada, não é preciso que o diretor seja uma boa pessoa, porque ele já é motivado pelo lucro a buscar eficiência nos seus funcionários.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 12 de Setembro de 2013, 15:18:08 »
Eficiência também em exigir que os alunos usem uniformes e material escolar com branding da escola e quinze vezes mais caro por isso. Ao menos pelo Brasil parece que é o mais comum.

É fantasia isso de que a busca pelo lucro vai sempre conduzir ao melhor dos mundos. Ou ao pior.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #168 Online: 12 de Setembro de 2013, 15:41:21 »
Eficiência também em exigir que os alunos usem uniformes e material escolar com branding da escola e quinze vezes mais caro por isso. Ao menos pelo Brasil parece que é o mais comum.

É fantasia isso de que a busca pelo lucro vai sempre conduzir ao melhor dos mundos. Ou ao pior.

Não acho que vai conduzir ao mundo perfeito, mas entre um Estado inchado como o nosso, e um Estado mínimo com mais liberdade econômica, a segunda opção é a melhor alternativa.
O que eu acho errado é, como eu falei, criminalizar a busca pelo lucro. Basta conversar com qualquer pessoa a respeito de desestatização, e as chances de que ela diga que você é maluco, que é 'de direita', que é contra os pobres, é grande.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 12 de Setembro de 2013, 16:37:14 »
É relativamente raro um discurso propriamente a favor de "criminalizar a busca por lucro". Esse jeito melodramático de colocar a coisa de fato soa meio como "malucos de direita", que se não estiverem ao mesmo tempo pregando a exigência de catolicismo para cidadania, estão dizendo algo como "não poder dirigir bêbado é escravidão".

Tem muito o que se "desburocratizar"/desobstruir/simplificar, mas a visão que usam para defender o estado apenas raramente é de "criminalização do lucro", "ódio à liberdade", etc, simplesmente. Isso simplesmente soa o oposto "do outro lado" de dizer que quem não é a favor de mais e mais estado é "contra os pobres".

O discursos esquerdistas "reais" mais comuns me parecem ser de "externalidades", e até de lucro, só que "lucro para os pobres também", mais comumente sob algum rótulo como "justiça social". Em quaisquer dos casos podem ter pontos válidos, embora seja bastante comum que apoiem medidas questionáveis e corporativistas (como exageros sindicalistas, cotas). E do outro lado, também há lobbies pressionando para legislação que dificulte a competição no mercado, isso parece pouco mencionado por supostos defensores do "livre mercado", ironicamente.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #170 Online: 12 de Setembro de 2013, 16:41:33 »

Não acho que vai conduzir ao mundo perfeito, mas entre um Estado inchado como o nosso, e um Estado mínimo com mais liberdade econômica, a segunda opção é a melhor alternativa.
O que eu acho errado é, como eu falei, criminalizar a busca pelo lucro. Basta conversar com qualquer pessoa a respeito de desestatização, e as chances de que ela diga que você é maluco, que é 'de direita', que é contra os pobres, é grande.

Mas essa posição é de direita, qual o problema?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #171 Online: 12 de Setembro de 2013, 16:48:46 »

O problema é que nem todo mundo define direita/esquerda da mesma maneira.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #172 Online: 12 de Setembro de 2013, 17:05:18 »
É relativamente raro um discurso propriamente a favor de "criminalizar a busca por lucro". Esse jeito melodramático de colocar a coisa de fato soa meio como "malucos de direita", que se não estiverem ao mesmo tempo pregando a exigência de catolicismo para cidadania, estão dizendo algo como "não poder dirigir bêbado é escravidão".

Tem muito o que se "desburocratizar"/desobstruir/simplificar, mas a visão que usam para defender o estado apenas raramente é de "criminalização do lucro", "ódio à liberdade", etc, simplesmente. Isso simplesmente soa o oposto "do outro lado" de dizer que quem não é a favor de mais e mais estado é "contra os pobres".

O discursos esquerdistas "reais" mais comuns me parecem ser de "externalidades", e até de lucro, só que "lucro para os pobres também", mais comumente sob algum rótulo como "justiça social". Em quaisquer dos casos podem ter pontos válidos, embora seja bastante comum que apoiem medidas questionáveis e corporativistas (como exageros sindicalistas, cotas). E do outro lado, também há lobbies pressionando para legislação que dificulte a competição no mercado, isso parece pouco mencionado por supostos defensores do "livre mercado", ironicamente.

Com relação aos lobbies, pelo contrário, isso é bastante mencionado sim. Já li vários textos e vídeos que tratam desse assunto.
As pessoas sempre buscam satisfazer seus próprios interesses. E é lógico que um cenário sem competição é ideal pra qualquer empresário. O que é irônico é que os estatistas defendem a existência do governo afim de combater monopólios, mas é justamente a existência do governo a principal causa de monopólios. Primeiro porque o governo em si já é uma entidade monopolista, segundo que, como você falou, o ambiente político é propício pra existência desses lobbies, afinal, quem vai financiar a campanha do camarada é aquele empresário pra quem ele concedeu certos favores. Isso explica a existência de diversas leis que visam dificultar a competição. Tal coisa não existiria num cenário de livre mercado.

E a respeito de ser raro um discurso a respeito da criminalização do lucro, pode até ter ficado meio melodramático a maneira que falei, mas não acho que isso é raro não. Acho que a maioria das pessoas com as quais já conversei a respeito disso sempre assumem a posição de que 'a culpa das mazelas sociais é daquele que quer lucrar.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #173 Online: 12 de Setembro de 2013, 17:13:30 »

O problema é que ser de direita no nosso país significa que você é 'das elite', que é contra os pobres, que quer privatizar tudo pra benefício dos empresário sedentos por lucrar em cima dos pobres. Ou, ao menos é essa a posição que eu vejo das pessoas com quem debato sobre isso.

No fundo, acho essa divisão uma palhaçada, pelo menos da maneira como é por aqui. Como disse o Barata, sequer existe um consenso sobre o que é o que. Assistiram um vídeo do PC Siqueira na época dos protestos, acho que era "Globo, Protestos e esquerda", uma merda dessas, em que eles "definiam" o que era ser de esquerda e direita? Não sendo surpresa, ser de esquerda era ser a favor de distribuição de renda, justiça social, todo mundo feliz e com acesso a todos os serviços de maneira gratuita, enquanto ser de direita era ser contra os fracos, a favor de ganhar em cima de qualquer um, custe a que custar. O vídeo fez mó sucesso, o que reflete que essa é a mentalidade da galera.

Por isso ser dito de direita é quase um xingamento.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2013, 17:23:44 por Diego Velloso »

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 12 de Setembro de 2013, 21:24:57 »
Eu acho que, para o Brasil, a única solução viável é a terceirização de toda atividade que não seja exclusivamente de estado*, incluindo aí os serviços de saúde. Idealmente, seria também necessária uma melhoria do Direito Administrativo, mas independente disso o caráter "político" dos cargos públicos será um problema permanente**.

*No caso, a polícia (com poder de polícia, não a simples "segurança") e a justiça, sem contar os cargos políticos em si.

**Ex: estabilidade no cargo impede um melhor controle de qualidade do serviço prestado pelo funcionário, mas a sua ausência politizaria completamente o cargo, que viraria moeda de troca.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!