Autor Tópico: Afinal, o mundo é melhor ou não é?  (Lida 6249 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re:Afinal, o mundo é melhor ou não é?
« Resposta #50 Online: 12 de Setembro de 2013, 09:49:47 »
pense em uma falta de energia por 12 meses. As máquinas agrícolas param, aquecedores em países frios.. comida falta, saques.. desenhe um cenário.

Tecido social rompida, ser humano muda.

E nas cidades, nada de água.
Quanto pessimismo!!!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:01:25 »
Eu concordo com o Famado.

E queria aproveitar e falar uma coisa,já vi muitas pessoas falarem que quem não acredita em deus é pessimista,mas como diz o Famado,discordo diametralmente.Na verdade,eu acho que os cristão fundamentalistas são bem mais pessimistas,pois eles esperam que o mundo fique cada vez pior,para que se cumpram as palavras de Gzuis.
E aquecimentistas e ecochatos se juntam a eles em seu pessimismo incurável.

Errado. Na bíblia não diz nada sobre aquecimento global, então não existe, é coisa da ciência do mundo, logo errado.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #52 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:23:04 »
[...]
Basta lembrar que a Terra não conseguiria suportar uma humanidade com o padrão de consumo do americano moderno.
[...]

Ela não suporta, sequer, o padrão de consumo de um europeu médio moderno.
Marte nos espera. Até lá, já teremos uma boa colônia no planeta vermelho, com estufas, agricultura e transformação da atmosfera. Ou então e gente explora os recursos naturais de lá e traz pra cá. Ou então da lua. Ou de outro planeta qualquer, ou qualquer outra coisa que ainda vamos inventar. Quem pode conter a engenhosidade humana?...

Acredite, Marte não é um lugar bom para se colonizar. As pessoas se deixam levar pelas aparências, mas o fato é que Marte é um ambiente muito hostil e sem nenhum atrativo econômico conhecido.

Acho que a resposta não simplesmente transplantarmos nossa civilização para outro mundo, mas sim modificarmos a maneira de ser da humanidade. E por modificação, não me refiro a bobagens do tipo "precisamos nos conscientizar do valor da natureza", mas sim modificar radicalmente nossos hábitos, nossa natureza (no sentido de natureza humana) e até nosso fenótipo. Não é simples, nem fácil e vai levar tempo. Mas será necessário.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #53 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:37:24 »
[...]
Basta lembrar que a Terra não conseguiria suportar uma humanidade com o padrão de consumo do americano moderno.
[...]

Marte nos espera. Até lá, já teremos uma boa colônia no planeta vermelho, com estufas, agricultura e transformação da atmosfera. Ou então e gente explora os recursos naturais de lá e traz pra cá. Ou então da lua. Ou de outro planeta qualquer, ou qualquer outra coisa que ainda vamos inventar. Quem pode conter a engenhosidade humana?...

Quando é "até lá"? Você está contando com o ovo no cu da galinha, pode ser que a tecnologia nos salve, mas pode ser que nã, eentão temos que nos preparar e pensar nessa possibilidade. Ou vira fé, troca-se a fé em Jesus por fé na ciência.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 12 de Setembro de 2013, 13:37:43 »
Acho que vou mudar de lado no assunto. Otimismo irracional é muito mais fácil de argumentar. Não precisa pensar em problema algum, literalmente.

Suspeita de câncer? Para que essa bobagem toda de tratamento? Muitas vezes o câncer desaparece espontâneamente, se houver câncer mesmo. É coisa da personalidade, até. Basta ter mais pensamento positivo, ser mais de bem com a vida. Esqueça essas coisas dramáticas e se foque em algo mais alegre.

Aliás, proponho bloqueio do tópico e substituição por um onde nos focamos em falar só sobre os aspectos positivos do mundo e do futuro. Sem baixo-astral.

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #55 Online: 13 de Setembro de 2013, 04:29:06 »
Eu gosto da visão otimista deste cientista.Espero viver o suficiente,para ver tudo se tornando realidade.

Visões do Futuro - A Revolução da Biotecnologia (1 de 6)
<a href="http://www.youtube.com/v/m6JePsFHCrs" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/m6JePsFHCrs</a>

Visões do Futuro - A Revolução Quântica (1 de 6)
<a href="http://www.youtube.com/v/WWEYEJpCg4w" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/WWEYEJpCg4w</a>

Visões do Futuro - A Revolução da Inteligência (1 de 6)
<a href="http://www.youtube.com/v/9nxHoEAjexQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/9nxHoEAjexQ</a>

Para quem quiser ver todos os vídeos,é só ir neste canal:http://www.youtube.com/user/MyHyperSpace101/videos
« Última modificação: 13 de Setembro de 2013, 04:52:31 por Jovem Cético »
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #56 Online: 13 de Setembro de 2013, 09:22:11 »
Eu concordo com o Famado.

E queria aproveitar e falar uma coisa,já vi muitas pessoas falarem que quem não acredita em deus é pessimista,mas como diz o Famado,discordo diametralmente.Na verdade,eu acho que os cristão fundamentalistas são bem mais pessimistas,pois eles esperam que o mundo fique cada vez pior,para que se cumpram as palavras de Gzuis.
E aquecimentistas e ecochatos se juntam a eles em seu pessimismo incurável.

Errado. Na bíblia não diz nada sobre aquecimento global, então não existe, é coisa da ciência do mundo, logo errado.
Não estou falando nada de bíblia. O que estou dizendo é que pentecostais são pessimistas como os aquecimentistas e os ecochatos, embora por motivos diferentes. Os primeiros, por acharem que a besta precisa se manifestar, os segundos e terceiros por serem chatos e pessimistas por natureza.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #57 Online: 13 de Setembro de 2013, 09:43:31 »
Acho que vou mudar de lado no assunto. Otimismo irracional é muito mais fácil de argumentar. Não precisa pensar em problema algum, literalmente.

Suspeita de câncer? Para que essa bobagem toda de tratamento? Muitas vezes o câncer desaparece espontâneamente, se houver câncer mesmo. É coisa da personalidade, até. Basta ter mais pensamento positivo, ser mais de bem com a vida. Esqueça essas coisas dramáticas e se foque em algo mais alegre.

Aliás, proponho bloqueio do tópico e substituição por um onde nos focamos em falar só sobre os aspectos positivos do mundo e do futuro. Sem baixo-astral.
Não é otimismo irresponsável, mas são as tendências que mostram. Por que o mundo vai piorar se ele só tem melhorado?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #58 Online: 13 de Setembro de 2013, 11:46:33 »
.... Por que o mundo vai piorar se ele só tem melhorado?

Há uma deformação no modo como a questão é colocada, porque ninguém declarou que "o mundo vai piorar", mas apenas que não há garantia de que melhorará eternamente..., ou pelo menos até "colonizarmos o Universo" como você crê.

Há inúmeras ameaças internas e externas que podem "piorar" o mundo, caso passam de latentes a efetivas e se concretizem... e há possibilidades e até probabilidades da desgraça acontecer... (e não apenas a de Júpiter não lograr atrair, novamente na História Natural, um asteróide que se dirija à Terra).
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #59 Online: 13 de Setembro de 2013, 14:12:39 »
Eu achava que o pessimismo em relação ao futuro era prerrogativa dos pentecostais e ecochatos, mas agora vejo que não há regras. O mundo está dividido entre os que vêem um futuro sombrio e os que vêem um futuro melhor.

Coloco-me inexoravelmente no segundo grupo. Não por filosofia de vida e nem por positivismo irracional, mas pela observação do que há ao meu redor.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #60 Online: 13 de Setembro de 2013, 16:22:34 »
O mundo está dividido entre os que vêem um futuro sombrio e os que vêem um futuro melhor.

Há ainda os que não vêem leis na Natureza, na História ou no Céu que forcem o futuro num sentido ou noutro...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 13 de Setembro de 2013, 16:25:13 »
Um futuro melhor depende de se aceitar as possibilidades de futuros indesejáveis, de forma que se possa determinar quais os passos conduzem à direção desejada.

O otimista irracional anda saltitante e alegre rumo ao abismo, e faz pouco caso daqueles que tentam alertá-lo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 13 de Setembro de 2013, 16:30:00 »
O famado estava a toda com aquela coisa de "você que determina o seu próprio destino" no outro tópico, e nesse aqui prega a irresponsabilidade.

Deveria fazer uma analogia de melhorias sociais em nível "macro" com a fábula da cigarra e da(s) formiga(s), com a qual provavelmente concorda, a julgar pelo outro tópico.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #63 Online: 13 de Setembro de 2013, 20:05:21 »
O famado estava a toda com aquela coisa de "você que determina o seu próprio destino" no outro tópico, e nesse aqui prega a irresponsabilidade.
Vc não leu os meus posts. Eu acho sim que o futuro de cada um é responsabilidade única de cada um. Por ouro lado e paradoxalmente, o futuro se mostra melhor que o passado porque a comparação nos permite concluir isso. Não é uma questão de positivismo irracional, mas de observação da vida.

Deveria fazer uma analogia de melhorias sociais em nível "macro" com a fábula da cigarra e da(s) formiga(s), com a qual provavelmente concorda, a julgar pelo outro tópico.
Concordo mesmo, mas não entendi sua colocação.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 13 de Setembro de 2013, 20:11:41 »
Os ecochatos são as formigas, os negacionistas, as cigarras.

A generalização do "padrão" do passado para o futuro é marxista. A história não é linear, a lógica é quase a mesma de achar que as pessoas se tornariam gigantes, não parando nunca de crescer, com base no crescimento que têm de zero a quatro anos.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #65 Online: 14 de Setembro de 2013, 10:35:58 »
Eu não estou garantindo que o futuro será melhor, mas o mundo a minha volta parece evidenciar que será. Ora, há alguns posts atrás, vc concordou comigo que o mundo hoje é melhor do que o mundo há 120, 500, 2000 ou 5000 anos atrás. Então, vc há de convir que muito provavelmente será melhor daqui a 500 anos. É probabilidade e não crença. Não posso garantir, mas parece que será.

Se um asteróide se encaminhar à terra e seu tamanho for tal que possa prejudicar a vida por aqui, já temos como nos prevenir e remediar a situação;
Se a terra está aquecendo (e há muita gente boa dizendo que não está ou que, se está, não há o que possa ser feito) temos que desenvolver tecnologia para nos adaptarmos e nada parece indicar que não teremos como fazer isso.

E antes que eu me esqueça, para mim a formiga sou eu, que estou aqui em um estaleiro trabalhando num sábado de sol e a cigarra são os pobres que continuam pobres depois de terem nascido pobres.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #66 Online: 14 de Setembro de 2013, 11:10:25 »
Já temos como evitar um meteoro gigante de cair na Terra? Um tempo atrás, se não me engano, um enorme passou perto da Terra e só descobrimos depois que já havia passado....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #67 Online: 14 de Setembro de 2013, 12:51:01 »
Eu não estou garantindo que o futuro será melhor, mas o mundo a minha volta parece evidenciar que será.

Assim, está bem melhor..., espero que assim seja.  :)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #68 Online: 14 de Setembro de 2013, 14:51:17 »
Já temos como evitar um meteoro gigante de cair na Terra? Um tempo atrás, se não me engano, um enorme passou perto da Terra e só descobrimos depois que já havia passado....
Já. O que se fala é que a melhor maneira seria um trator de gravidade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 14 de Setembro de 2013, 17:44:20 »
Eu não estou garantindo que o futuro será melhor, mas o mundo a minha volta parece evidenciar que será. Ora, há alguns posts atrás, vc concordou comigo que o mundo hoje é melhor do que o mundo há 120, 500, 2000 ou 5000 anos atrás. Então, vc há de convir que muito provavelmente será melhor daqui a 500 anos. É probabilidade e não crença. Não posso garantir, mas parece que será.

Não é "probabilidade", é só "passado".

Do mesmo jeito que você pode fazer projeções simplesmente "das coisas melhorando de modo geral", você pode fazer projeções sobre coisas como crescimento populacional e de disponibilidade/escassez dos recursos que possibilitaram as melhoras do passado. Essas projeções mostram que a coisa não é tão simples assim, você não pode só considerar o que dá uma visão alegre das coisas.

Se um asteróide se encaminhar à terra e seu tamanho for tal que possa prejudicar a vida por aqui, já temos como nos prevenir e remediar a situação;

Não sei se é bem o caso, mas nem estou falando de coisas desse tipo, mais próximas do imprevisível.

Se a terra está aquecendo (e há muita gente boa dizendo que não está

Pode ser gente "boa", mas nesse caso é ignorante/em negação do que é afirmado pela virtual totalidade dos cientistas da área, e "posição oficial" de todas academias/instituições científicas do mundo.

ou que, se está, não há o que possa ser feito) temos que desenvolver tecnologia para nos adaptarmos e nada parece indicar que não teremos como fazer isso.

Não sei, parece mais um caso de algo que seria mais benéfico a longo prazo se fosse prevenido, e poderia ser, em algum grau, do que tentar se remediar mais tarde. O problema são as "cigarras" e o pensamento de curto prazo, de ir empurrando o problema com a barriga para depois pagarmos, ou as próximas gerações, com juros.

E antes que eu me esqueça, para mim a formiga sou eu, que estou aqui em um estaleiro trabalhando num sábado de sol e a cigarra são os pobres que continuam pobres depois de terem nascido pobres.

Podem ser. A pobreza tira a perspectiva (e oportunidades) de progresso das pessoas, que podem acabar aliviando o estresse (maior entre os pobres) de maneira pouco produtiva, com a exaustão do auto-controle e redução da inteligência. Além de comumente já não terem a "cultura de classe média" que propicia melhor ao desenvolvimento e aproveitamento das capacidades. Além de comumente menor nutrição, possivelmente desde o pré-natal.

http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=14137486
http://www.reuters.com/article/2013/08/29/us-poverty-brain-idUSBRE97S10W20130829
http://www.npr.org/2011/06/06/136996087/new-republic-let-them-eat-cake-or-dont-bother-baking
../forum/topic=23053.0.html
http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=94977387

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 26 de Setembro de 2013, 18:09:09 »
[...]
[...]

Não tem muito tempo que ouvi que, se toda população de China e da Índia fosse satisfazer as recomendações de consumo de omega-3 a partir de peixes "selvagens", o peixe simplesmente acabaria.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #71 Online: 29 de Setembro de 2013, 14:20:20 »
Os pobres sempre existirão. Embora acredite que a miséria tende ao desaparecimento, talvez essa coisa seja assintótica. Como eu sempre digo, nascer pobre é acaso, continuar pobre depende de cada um, então, sempre haverá aqueles que ficarão esperando a ajuda alheia ou do Estado, que nunca chegará. Nunca precisaremos de atender ao padrão de consumo americano para toda a população do planeta.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 29 de Setembro de 2013, 14:59:28 »

Não, nós ainda não temos sequer um bom sistema de vigilância contra meteoros e asteroides, no máximo existem algumas ideias de projetos, mas nada que tenha sido implementado. Na atualidade só podemos contar com a sorte para que não sejamos atingidos por um asteroide ou meteoro de 100 m ou mais.

A única coisa tranquilizante nesta questão é que sabemos que impactos de meteoros maiores do que uns 140  metros são relativamente raros, mas mesmos para esses que não causariam uma destruição muito grande, nós ainda não temos sistemas de detecção adequados e tampouco sistemas de desvio ou destruição deles.

.

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #73 Online: 29 de Setembro de 2013, 15:30:29 »
Os pobres sempre existirão. Embora acredite que a miséria tende ao desaparecimento, talvez essa coisa seja assintótica. Como eu sempre digo, nascer pobre é acaso, continuar pobre depende de cada um, então, sempre haverá aqueles que ficarão esperando a ajuda alheia ou do Estado, que nunca chegará. Nunca precisaremos de atender ao padrão de consumo americano para toda a população do planeta.
A miséria pode ser combatida, mas a pobreza é relativa, dependendo do padrão de vida de cada país ou época.

Quanto ao consumo, nem precisa aumentar, a população mundial já consome e desperdiça mais do que deveria.
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 29 de Setembro de 2013, 18:12:40 »
Como eu sempre digo, nascer pobre é acaso, continuar pobre depende de cada um,

E coincidentemente a correlação entre riqueza e não-vagabundice deve parar mais ou menos no seu nível de riqueza, de forma que você não é significativamente mais vagabundo do que Bill Gates, Sílvio Santos, etc, só os favelados, mendigos e desempregados ou pessoas com empregos que pagam pouco são.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!