Qual a vantagem
real que eu teria em 2014/ 2015/2016/2017 /2018 /2019/2020/2021/2022 com a vinda da Exxon, a BP e a Chevron ? O que eu
realmente ganharia com a vinda desses caras ? Qual o meu
real auto interesse que seria satisfeito com a vinda desses sujeitos ?
.
[/quote]
É muito difícil atribuir um ganho específico em nível individual, a menos que tenha também qualquer variável específica que aponte claramente para um ganho pessoal.
[/quote]
Se é muito difícil , se é apenas uma possibilidade que sequer seja possível provar, então não vejo razão lógica nenhuma (om que ele está deixando de ganhar ?) para ficar tão indignado com a não vinda desses sujeitos.
Mas excluindo isso, talvez a melhor maneira de responder não seja assim específica, mas "estatística". Você pode continuar fazendo perguntas como essa, sobre o estabelecimento de diversos comércios e empresas dentro de um dado raio de proximidade, e a "resposta" seria a comparação do IDH e níveis de emprego/desemprego em diferentes regiões, com diferentes níveis de atividade econômica.
Não é bem assim, veja que se um hipermercado se estabelece perto de onde moro ( e se não já havia um na proximidade) isto já trará possivelmente alguma vantagem real mensurável para mim (até mesmo na hipótese dos preços dele serem em média iguais aos da concorrência, o fato de estar próximo já poderá significar economia de tempo e dinheiro para mim , então aí eu tenho uma vantagem real.
E com relação a uma possível variação para cima no IDH ( o qual não se pode sequer provar que aumentaria com a vinda da Exxon, a BP e a Chevron) e níveis de emprego e desemprego (poderia haver um aumento localizado no nível de emprego, mas tal não me traria vantagem real ) , isto não representa para mim uma vantagem real, qual ganho econômico real eu estarei tendo com isso ?
Voltando ao caso específico da Exxon, a BP e a Chevron cadê meu ganho real? Não vejo nenhum.
.