Ola Gabarito,
Muito simples : os mercados internos dos países citados representam menos de 1% do faturamento destas empresas(to chutando mas com certeza a ordem de grandeza é essa). Além do mais, o custo de produção de petróleo nestes países é muito, mas muito menor que no Brasil; mais ou menos comparando, a relação é de 1 para 20 (lá no Oriente Médio, basta 'cavar com a mão", que o óleo sai).
Olá, Feliperj.
O meu comentário se referiu ao ôba-ôba de que o petróleo é nosso e "ninguém tasca, eu vi primeiro".
Não adianta de nada esse frenesi todo de que descobrimos o pré-sal e Lula sujou as mãos de petróleo.
Em quê vai mudar a minha vida? De que adianta eu ser "dono" da Petrobrás se isso não muda uma vírgula no que eu pago quando vou abastecer?
E é como West comentou:
Alegria para Brasília, que vai ter mais cascalho para manobrar. Saúde e Educação que se cuidem. Com essa dinheirama toda, já, já tem escândalo novo na praça.
Para mim, para quem compra gás de cozinha, para o transporte rodoviário, em cima do que está toda a infraestrutura tupininquim, vale nada.
Obrigado, não quero ser dono de Petrobrás dessa forma. Que Brasília se divirta como quiser, faça bom uso dessa autossuficiência, petróleo verde-e-amarelo e ufanismos "comoventes".
Abs
Felipe
Um abraço.