Grande desabafo.
Eu respeito o seu desapontamento com a realidade da nossa nação, famado. Realmente, para quem viu o primeiro mundo, isso aqui é uma zorra total.
Mas temos que nos lembrar que os "gunvernantes" não vieram de Marte ou de Saturno. Eles vieram do meio dos cidadãos natos (é até exigência para se candidatar). Eles são amostragem autêntica do nosso povo. E não só no que compete ao, como você diz, "gunverno" (eu sempre solto uma risada ao ler também braziu, Peidobrás e outras). Quem mija em cada cantinho do viaduto é a população. Quem furta as canetas das lotéricas é o povo (precisa de corrente para não ser furtada e ainda assim é). Quem dá um jeitinho aqui e ali para resolver assunto de interesse próprio pode ser o futuro candidato que se elege. Quem procura Lei de Gérson em toda parte pode ser um futuro dirigente, administrador, titular de cargo público.
Portanto, nem o "gunverno" nem os políticos são os culpados. Eles são reflexo. Só isso. Se não fossem os que estão lá hoje, seriam outros bem parecidos. São as leis da Estatística em ação. Pega-se um punhado de um universo comprometido e a amostra virá comprometida.
Não é muito fácil mudar essa realidade. Pode se levar séculos.
Enquanto isso, cabe-nos ficar somente admirando os japoneses, noruegueses, dinamarqueses com suas cidades limpas, seu povo civilizado, a seriedade posta em prática, e os americanos, com a competência e a meritocracia exercida como exemplos.
É assim.