Eu não quis criticar os bancos privados ou a estatal, eu só demonstrei que o ufanismo e o excesso nas propagandas é típico de todas as empresas que querem se vender. Não é porque ela é estatal, mista ou privada. Aff...
Então deixe isto claro na sua postagem, porque da maneira que você construiu a frase ficou parecendo um
tu quoque.
Parece que qualquer coisa boa ou ruim é motivo para descer o pau na BR, como se ela ainda fosse aquela estatal da época dos militares.
Ela é a mesma empresa. É de economia mista, serve aos propósitos do 'governo de plantão' e dá muitas benesses aos seus funcionários. Mas quem paga a conta por isto (população) não tem o retorno desejado.
Se da lucro é ruim,...
Se o lucro é grande, é porque está cobrando demais da população.
se da prejuizo é ruim,...
Se dá prejuízo é porque está mal gerida.
se o comercial é igual de empresa totalmente privada é ruim,...
Ela é uma empresa de economia mista sendo que o 'sócio' principal é o Estado. Fazer propaganda ufanista é coisa de governo populista.
se investe é ruim,...
Não, não é ruim
per se. Mas quando o faz tomando dinheiro da 'viúva' (Tesouro Nacional) por meio do BNDES, ou seja, gerando um aumento da dívida pública, sim, é muito ruim para a população.
diante de muitos argumentos parece que o que importa mesmo que é ela é estatal e deve ser privatizada, não importa se é uma empresa como todas as outras.
Se eu estivesse no comando absoluto dela eu a privatizaria porque eliminaria toda influência política externa (políticos e megaempresários) e interna (funcionários).
Não sei, a empresa que mais faz investimentos,...
Faz porque a maior parte da grana não é dela e sim da 'viúva'.
ainda dá lucros gigantescos, mesmo em comparação ao seu tamanho...
No mundo, pouquíssimas (ou nenhuma) empresa petrolífera tem prejuízo na atividade. Mas várias dão prejuízo quando se considera os aspectos não operacionais. A PDVSA é um caso.
descobriu com tecnologia própria uma das maiores reservas de todos os tempos em águas ultra profundas, etc e tal,...
Não há nada de excepcional nisto, sob o ponto de vista geológico. Mais tarde eu explico.