Raramente se pode ter certeza absoluta do que se viu, os estudos sobre criação de falsas memórias e confiabilidade de testemunhas mostram isso.
Me pergunto se alguns "OVNIs" podem se dar por "impressões na retina" de uma luz que a pessoa tenha ficado vendo com a visão periférica meio que "sem perceber" (talvez a lua cheia). Isso possivelmente daria conta de muitas das "acrobacias".
Acho que algo assim ocorreu com o Sol no caso de um milagre supostamente observado por centenas de pessoas, que postaram num tópico recente.
Pode acreditar, eu tenho certeza do que vi.
Na primeira postagem há muito tempo quando comentei o caso, disse que eu estava acompanhado do meu irmão e um vizinho.
Todos viram.
Fiz um rascunho para mostrar melhor, imagine que vc está olhando o céu diretamente acima de vc, olhando praticamente na vertical depois de perceber os objetos:

As linhas vermelhas verticais são as trajetórias originais, a linha preta é a seguida pelos objetos.
A linha vertical preta é o objeto número 1 que seguiu a trajetória até sumir de vista, a linha em ângulo reto é a seguida pelo objeto 2 quando chegou lado a lado com o objeto 1.
Não foi uma curva, simplesmente mudou de direção sem parar.