Também acho que esses casos ufológicos são mentiras elaboradas e, na maioria, estórias muito bem contadas. E quando entra a regressão então, aí é que a coisa estraga mesmo.
Alguns ufólogos creem que em Iturama é um foco de ets. Tem vídeos de pessoas filmando óvnis lá, tem uma grande cratera natural lá que, dizem (com um certo exagero), os geólogos não sabem explicar sua origem, além de nos arredores de lá ter acontecido o primeiro caso de abdução do Brasil (antes mesmo do casal Hill), o bizarro caso Villas-Boas. Enfim, tem os ingredientes que podem ter influenciado essa família a criar essa mirabolante história (veja que num dos vídeos o João falou que lia as revistas UFO).
Já fiquei pensando muito o que leva as pessoas a inventarem estórias assim. O que elas esperam ganhar com isso? Será que começa como uma brincadeira e depois toma proporções nacionais (como o caso Varginha) tão grandes que fica impossível das pessoas desmentirem depois? Aí a repercussão sensacionalista, seguida do desejo que muitas pessoas almejam dos seus 15 minutos de fama, faz uma galera entrar na onda e daí começa um monte de avistamentos, conspirações e contatos, enfim, vira uma bola de neve. É um fenômeno psicológico muito interessante esse que os humanos possuem. Já fiquei um tempão tentando bolar um motivo (ou mil motivos) que as faz levarem, desde tempos imemoriais, dizer que contataram deuses, demônios, anjos e ets, mas ainda não cheguei a uma conclusão sólida.
O que acha, Lorentz?