- "Deus Seja Louvado!"
- Nao, eu nao quero louvar seu deus que pra mim é alheio.
Quem ja nao notou que todas as cédulas de real possuem uma frase pequenina, mas desrespeitosa pra com a diversidade religiosa no Brasil e o laicismo constitucional de seu Estado?
"Deus seja louvado"! Uma frase que abraça a crença dos monoteístas (maioria no País), mas simbolicamente deixa de lado todos os politeístas, ateus, agnosticos e Deístas! Dá uma ilustraçao de que o Estado brasileiro necessariamente cultua o deus monoteísta e nao vê todas as religioes de igual pra igual, privilegiando os monoteístas - cristaos, judeus, muçulmanos e teístas puros (sem religiao mas que acreditam num deus louvavel) - acima dos politeístas (pagaos, xamanistas, hindus, etc), budistas (que nao sao obrigados a louvar um deus), ateus e agnosticos. Isso apesar da Constituiçao tratar todas as religioes e nao-religioes como iguais.
Ateus, politeístas, budistas e agnosticos de plantao: vcs nao acham que seria bom manifestar-se contra esse "louvor estatal" contido nas cédulas? Que tal se protestassemos pedindo pra que substituissem o "Deus seja louvado" por "Ordem e Progresso", por exemplo?
Nao eh desrespeitar o monoteísmo, muito pelo contrario. A questao é fazer com que todas as crenças e nao-crenças religiosas sejam tratadas no mesmo nivel. E tambem que nao tenhamos que receber inconvenientes "pedidos de louvor" a um deus alheio.