Autor Tópico: As cédulas de real desrespeitam o laicismo  (Lida 9737 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:As cédulas de real desrespeitam o laicismo
« Resposta #100 Online: 16 de Novembro de 2012, 15:52:43 »
[...]
É interessante que ainda perca-se tempo lendo o que esse Reinaldo Azevedo escreve. Você esperava realmente uma contribuição relevante vindo daí???? O único "mérito" desse sujeito é a incrível capacidade de agrupar a maior quantidade possível de bobagens por texto publicado, provavelmente um recorde mundial nesse quesito.

Eu acho que o Olavo de Carvalho ganha com folga...
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 16 de Novembro de 2012, 15:58:04 »
Este tópico perdeu umas 2 ou 3 paginas devido ao problema com o banco de dados ocorrido ontem (15/11/2012).

Mas vou resumir o que tinha em todo conteúdo perdido:

Quem não concorda com a retirada:
Os argumento ficam nessa de Teoria da Conspiração, Ideologias diversas, nossas leis são erradas, não existe estado laico, um país qualquer do mundo não é laico e vive bem e por aí vai...
Tudo isso sem nenhum fundamento sólido aos moldes do FCC.

Quem concorda com a retirada:
Basicamente os argumentos envolvem a laicidade conforme constituição e o direito a todos previsto na Convenção Americana de Direitos humanos. E todos acharam que é falta do que fazer do procurador por que simbologias não dizem nada demais. E tudo bem fundamentado.

Bom é isso. Uma opnião minha é de que se persistirem nestes moldes, vamos ficar andando em círculos se mantermos a discussão.

A única parte em que eu, em uma primeira e rápida análise, discordo de você é que eu não acho que a ação do procurador seja de um "desocupado" porque, infelizmente, neste caso o simbolo representa, sim, algo muito importante.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2012, 22:59:19 por Geotecton »
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #102 Online: 16 de Novembro de 2012, 16:02:34 »
Este tópico perdeu umas 2 ou 3 paginas devido ao problema com o banco de dados ocorrido ontem (15/11/2012).

Os argumento ficam nessa de Teoria da Conspiração, Ideologias diversas, nossas leis são erradas, não existe estado laico, um país qualquer do mundo não é laico e vive bem e por aí vai...

Basicamente os argumentos envolvem a laicidade conforme constituição e o direito a todos previsto na Convenção Americana de Direitos humanos. E todos acharam que é falta do que fazer do procurador por que simbologias não dizem nada demais. E tudo bem fundamentado.

Bom é isso. Uma opnião minha é de que se persistirem nestes moldes, vamos ficar andando em círculos se mantermos a discussão.

A única parte em que eu, em uma primeira e rápida análise, discordo de você é que eu não acho que a ação do procurador seja de um "desocupado" porque, infelizmente, neste caso o simbolo representa, sim, algo muito importante..

Do ponto de vista ideológico sim, você tem razão e eu concordo. Mas eu me referia do ponto de vista "sobrenatural"...saca?!?!  :lol:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Luiz Carlos

• Nível 10
  • *
« Resposta #103 Online: 16 de Novembro de 2012, 16:36:07 »
[...]
É interessante que ainda perca-se tempo lendo o que esse Reinaldo Azevedo escreve. Você esperava realmente uma contribuição relevante vindo daí???? O único "mérito" desse sujeito é a incrível capacidade de agrupar a maior quantidade possível de bobagens por texto publicado, provavelmente um recorde mundial nesse quesito.

Eu acho que o Olavo de Carvalho ganha com folga...

O Olavo não conta, esse já é hors concours  :hihi:

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #104 Online: 16 de Novembro de 2012, 17:10:32 »

A única parte em que eu, em uma primeira e rápida análise, discordo de você é que eu não acho que a ação do procurador seja de um "desocupado" porque, infelizmente, neste caso o simbolo representa, sim, algo muito importante..

Como eu disse anteriormente, se fosse um simbolo da Umbanda nas notas os catolicos iriam achar algo importante e ficar de perseguição. Encher o saco até tirar. Crentes são assim.
Lembram dos garotos que não quiseram fazer o trabalho da escola por ir de encontro a droga de ideologia deles?

Por isso acho algo totalmente válido a retirada.

Que deus fique onde ele deve estar, se é que está.
Ceticismo é para poucos!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #105 Online: 16 de Novembro de 2012, 18:03:09 »

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-procurador-que-quando-esta-desocupado-decide-perseguir-deus/

Um procurador que, quando está desocupado, decide perseguir… Deus!

Volte e meia, tudo indica, o procurador Jefferson Aparecido Dias, do Ministério Público Federal, fica com síndrome de abstinência dos holofotes e decide, então, inventar uma causa para virar notícia. Aprendeu, com a experiência....

Você perguntou se eu espero alguma contribuição do RA?  :biglol: Eu acho bem sintomático o fato dele ser o principal colunista da revista Veja.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #106 Online: 16 de Novembro de 2012, 19:42:35 »
Não me incomoda, mas acho interessante a proposta, por simplesmente levantar a questão. Há muitos religiosos para os quais o simples questionamento é um tabu. Ficam mesmo estupefátos com a simples proposta.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 23 de Novembro de 2012, 22:55:05 »
Um ensaio interessante sobre o assunto:

publicado em 19 de novembro de 2012 Adeus ao “Deus seja Louvado”: A religião e o dinheiro

As religiões em geral e o cristianismo em particular nunca mantiveram uma boa relação com o “vil metal”. O dinheiro foi, desde muito, fonte de grande desconfiança pelos religiosos; seu poder e sedução sobre os homens, sua capacidade de corrupção e de gerar divisões, seu caráter de ídolo… Pensando bem, religião e dinheiro não seriam assim tão diferentes; ambos exercem forte fascinação sobre os homens, geram guerras e divisões, são objetos de culto, etc., mas não é isso que quero explorar. O importante é que a religião, notadamente o cristianismo, nunca foi lá tão simpática ao dinheiro. Enxergava neste último algo de profano e perigoso, até mesmo de rivalizador.

Nesse sentido, parece-me particularmente estranho e contraditório o fato de religiosos, católicos e evangélicos, protestarem e incomodarem-se contra a retirada da frase “Deus Seja Louvado” das notas de Reais, pedido pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo na semana passada. Afinal, não foi Jesus, num gesto de revolta, que expulsou enfurecidamente os mercadores e cambistas que haviam transformado o Templo, “uma Casa de Oração” em uma “casa de negócios”, numa “caverna de ladrões”? Também o mesmo Jesus, sendo testado e tentado, acerca de se era ou não lícito pagar tributo a César, afirmou, apanhando uma moeda e mostrando a esfinge; “Dai, pois, a César, o que é César, e a Deus, o que é de Deus”.

Apesar das controvérsias da ostentosa Igreja Católica, da teologia da prosperidade e das igrejas caça-níquéis, de um modo geral, para a religião, ou melhor, para fé e a retidão das pessoas na doutrina, o dinheiro sempre representou uma ameaça corruptora, capaz de desviar ou tornar-se um obstáculo ao crente no caminho da salvação. Por isso, disse Jesus: “Que é mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus”. Como sabemos, historicamente, o catolicismo condenava a usura, o lucro ao passo que o protestantismo calvinista condenava a ostentação gratuita, o perdulário e esbanjador, preferindo manter em relação ao dinheiro uma atitude ascética, discreta e poupadora.

Portanto, retirar o tal “Deus seja Louvado” significa, a meu ver, não somente prestar um excelente serviço em favor do Estado Laico, como também prestar um grande serviço às religiões em favor da coerência quanto às suas raízes históricas e dogmáticas. Na verdade, como se vê, os cristãos deveriam agradecer em vez de espernear.

Mas, para além dos temores e condenações religiosas, por que a religião manteve uma relação tão ambígua com o dinheiro? E por que espernearam os cristãos contra a queda do “Deus seja louvado” nas notas? Ora, o dinheiro, sobretudo na modernidade, é o único ser que, por seus atributos próprios, assemelha-se a Deus. Como o Todo Poderoso, o dinheiro também é onipotente e onipresente; nada escapa de sua mediação e tudo faz possível. O dinheiro é capaz de apresentar-se aos homens como meio de salvação e conforto, como entidade ao mesmo tempo concreta e transcendente capaz de redimir e elevar os afortunados que o tem e de condenar os desafortunados à miséria.

Tal como Deus, o dinheiro é um artefato criado pelos humanos e que, pela mistificação, logrou tal força sobre as vidas humanas que ganhou vida própria, tornando-se não apenas independente da humanidade mas mais poderosa do que ela. Deus e o dinheiro são fontes de sentido para o mundo, atrás de ambos correm, matam e morrem os homens.

Da mesma maneira que Deus, também o dinheiro usufrui de uma força divina, já dizia Karl Marx nos Manuscritos Econômicos-Filosóficos; ele pode realizar tudo aquilo que o homem como homem, por suas forças e capacidades próprias não pode realizar por si mesmo. “Sou feio, mas posso comprar para mim a mais bela mulher… Eu sou coxo, mas o dinheiro me proporciona vinte e quatro pés…”.

No entanto, o dinheiro possui uma vantagem em relação Deus, qual seja; ele é uma divindade mais visível e palpável. Na verdade, o dinheiro substituiu Deus ao ponto do outrora Todo Poderoso ter de, no mundo moderno, encontrar o seu lugar no seio de outra divindade, o dinheiro. É isto que atesta a expressão “Deus seja louvado”. Deus passa a existir nesta outra divindade, mais humana e mundana, que é o dinheiro.

A revolta dos cristãos com a retirada da frase não é tanto pelo laicismo ou pelos seus privilégios, por tanto tempo tolerados e intocáveis, estarem sendo agora questionados e revisto pelo Estado. Mas sim porque Deus, o “seu” Deus perdeu o lugar no mais poderoso deus, o único capaz de, na fraturada e dividida modernidade, constituir a unidade do mundo, o dinheiro.

Fonte: http://www.cartapotiguar.com.br/2012/11/19/adeus-deus-seja-louvado-a-religiao-e-o-dinheiro/

E acrescento ainda: é uma quebra do segundo mandamento. O dinheiro é utilizado para os mais diversos fins, inclusive corrupção, extorsão, suborno. O dinheiro paga a prostituta e o aborto clandestino e em todas as notas está escrito "Deus seja louvado".

A BLASFÊMEA : consiste em usar palavras de ódio, ofensa, de desafio a Deus e de até mal dize-lo. A sua proibição também é estendida às palavras contra a Igreja, os santos, as coisas sagradas, etc... Usar o nome de Deus para encobrir práticas criminosas, submeter povos à escravidão, torturas e matar também são maneiras de blasfemar.
http://www.catequisar.com.br/texto/materia/especial/mandamentos/02.htm

O grifo é meu. Estando o nome impresso no dinheiro dessas práticas não seria blasfêmia?

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #108 Online: 30 de Novembro de 2012, 23:35:08 »
Justiça nega pedido de retirada de 'Deus seja louvado' das notas de real

A Justiça negou ontem (29) o pedido para retirar a expressão "Deus seja louvado" das cédulas do real feito pelo Ministério Público Federal de São Paulo.

Segundo a decisão judicial, a menção a Deus nas notas do real "não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença", afirma a decisão sobre a ação. "Assim como também não são os feriados religiosos e outras tantas manifestações aceitas neste sentido, como o nome de cidades".

Procuradoria pede retirada do termo 'Deus seja louvado' das cédulas de real

A sentença é da 7ª Vara da Justiça Federal. A decisão é provisória e pode ser revogada ou modificada.
Diogo Shiraiwa/Editoria de Arte/Folhapress

No início de novembro, o Ministério Público de São Paulo entrou com uma ação civil pública para pedir que as novas cédulas de real passassem a ser impressas sem a expressão "Deus seja louvado".

O pedido, feito pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, afirma que a existência da frase nas notas fere os princípios de laicidade do Estado e de liberdade religiosa.

O Banco Central defende que este tema deve ser debatido pelo Conselho Monetário Nacional e que há "inexistência de verossimilhança das alegações e [...] que estas não violam os princípios constitucionais do Estado Laico e da liberdade religiosa".

"Após tantos anos de utilização da expressão 'Deus seja louvado' nas cédulas do meio circulante nacional, pode-se dizer que o povo brasileiro já se acostumou a tal expressão. [...] Acreditamos que, considerando-se o costume e a religiosidade do povo, se a expressão for retirada, haverá uma quantidade de reclamações superior à quantidade que atualmente chega ao Banco Central, com manifestação contrária a sua presença", afirmou o BC em ofício de fevereiro desta ano.

O pedido de retirada da expressão causou polêmica sobre a possível alteração das notas de real. Um dos críticos foi o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que foi responsável por incluir a frase nas cédulas da moeda brasileira quando foi presidente da República, em 1986. Sarney classificou a ação como "falta do que fazer" do Ministério Público.

A Igreja Católica também criticou a ação. "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?", afirmou dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, em nota.

"De fato, não foi consultada nenhuma instituição laica ou religiosa não cristã que manifestasse indignação perante as inscrições da cédula e não há notícia de nenhuma outra representação perante o Ministério Público neste sentido", reconhece a decisão judicial da 7ª Vara sobre a questão. "A alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade, que denotassem um incômodo com a expressão 'Deus' no papel-moeda."

Folha Noticias

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #109 Online: 01 de Dezembro de 2012, 00:16:44 »

A maior prova do desconhecimento das leis que vi nesse ano.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 01 de Dezembro de 2012, 00:53:42 »
O "[palavra com D] seja louvado" nas notas é um abuso, uma afronta aos direitos dos ateus. Nada mais é do que uma forma de nos degradar, de nos humilhar, e de tentar nos levar à exclusão social. Sua manutenção serve para esfregar na cara do ateu sua posição de cidadão de segunda classe no status quo capitalista-cristão.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #111 Online: 01 de Dezembro de 2012, 01:05:47 »
Segundo a decisão judicial, a menção a Deus nas notas do real "não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença", afirma a decisão sobre a ação. "Assim como também não são os feriados religiosos e outras tantas manifestações aceitas neste sentido, como o nome de cidades".

Se esse é o critério que o judiciário adota para determinar o que é ou não quebra do laicismo, a coisa está pior do que eu imaginava.

"Após tantos anos de utilização da expressão 'Deus seja louvado' nas cédulas do meio circulante nacional, pode-se dizer que o povo brasileiro já se acostumou a tal expressão. [...] Acreditamos que, considerando-se o costume e a religiosidade do povo, se a expressão for retirada, haverá uma quantidade de reclamações superior à quantidade que atualmente chega ao Banco Central, com manifestação contrária a sua presença", afirmou o BC em ofício de fevereiro desta ano.

Ou seja, a maioria é quem manda. Os demais que aceitem de boca fechada.

O pedido de retirada da expressão causou polêmica sobre a possível alteração das notas de real. Um dos críticos foi o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que foi responsável por incluir a frase nas cédulas da moeda brasileira quando foi presidente da República, em 1986. Sarney classificou a ação como "falta do que fazer" do Ministério Público.

E ter colocado os dizeres nas notas é falta do que? Acho que de competência ou de responsabilidade num país com tanta coisa mais importante para se preocupar do que usar,literalmente, o dinheiro público para se fazer apologia religiosa.

A Igreja Católica também criticou a ação. "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?", afirmou dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, em nota.

Pra ele e pra sua igreja problema nenhum, lógico.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #112 Online: 01 de Dezembro de 2012, 01:09:43 »
O "[palavra com D] seja louvado" nas notas é um abuso, uma afronta aos direitos dos ateus. Nada mais é do que uma forma de nos degradar, de nos humilhar, e de tentar nos levar à exclusão social. Sua manutenção serve para esfregar na cara do ateu sua posição de cidadão de segunda classe no status quo capitalista-cristão.

Pode explicar a parte em negrito?
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #113 Online: 01 de Dezembro de 2012, 01:40:14 »

Já demonstrei, e o Derfel também, que viola também a doutrina judaico-cristã.
Se for definir uma acusação, direcione ao fundamentalismo extremista de quem desconhece os princípios da própria religião (Sarney, por exemplo).

- Skid Row

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 01 de Dezembro de 2012, 01:44:50 »

Se for definir uma acusação, direcione ao fundamentalismo extremista de quem desconhece os princípios da própria religião (Sarney, por exemplo).

O nome de Deus não está sendo usado em vão, pois a frase é um "louvor" ao mesmo, não?

Ademais, acho falta de coisa melhor pra fazer e se preocupar na vida ficar implicando com isso. O termo "Deus" é amplo demais e pode significar praticamente qualquer coisa (inclusive "universo" ou "destino"). É parte da nossa cultura.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #115 Online: 01 de Dezembro de 2012, 02:54:20 »
Ademais, acho falta de coisa melhor pra fazer e se preocupar na vida ficar implicando com isso. O termo "Deus" é amplo demais e pode significar praticamente qualquer coisa (inclusive "universo" ou "destino"). É parte da nossa cultura.

Bem...por um lado sim...é parte de nossa cultura.

Por outro lado...mesmo fazendo parte da nossa cultura também...será que a frase "Viva a pomba-gira" seria tão bem aceita assim como "parte da nossa cultura"?

Portanto...LAICO deveria se LAICO e ponto.
Penso que a frase deveria ser retirada...mas naturalmente, na medida que novas cédulas fossem introduzidas removia-se as frases.
Não faz sentido (para mim) trocar as cédulas para remover a frase...mas sou a favor de remover-se as frases na medida que se trocam as cédulas.

:)

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #116 Online: 01 de Dezembro de 2012, 07:38:39 »
"De fato, não foi consultada nenhuma instituição laica ou religiosa não cristã que manifestasse indignação perante as inscrições da cédula e não há notícia de nenhuma outra representação perante o Ministério Público neste sentido", reconhece a decisão judicial da 7ª Vara sobre a questão. "A alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade, que denotassem um incômodo com a expressão 'Deus' no papel-moeda."

Seria o caso de pronunciamento da ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos)?
Que outra instituição estaria apta a se manifestar, dando suporte à iniciativa do Ministério Público?
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #117 Online: 01 de Dezembro de 2012, 07:40:47 »
Por outro lado...mesmo fazendo parte da nossa cultura também...será que a frase "Viva a pomba-gira" seria tão bem aceita assim como "parte da nossa cultura"?

:biglol:

Portanto...LAICO deveria se LAICO e ponto.
Penso que a frase deveria ser retirada...mas naturalmente, na medida que novas cédulas fossem introduzidas removia-se as frases.
Não faz sentido (para mim) trocar as cédulas para remover a frase...mas sou a favor de remover-se as frases na medida que se trocam as cédulas.

:ok:
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 01 de Dezembro de 2012, 16:14:11 »

"Status quo" é o estado atual das coisas, o zeitgeist. Capitalismo é o sistema de imposição à força de regras econômicas que visam promover a exploração das classes trabalhadoras pelas classes dominantes, uma forma de escravismo maquiado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 01 de Dezembro de 2012, 16:27:22 »

O nome de Deus não está sendo usado em vão, pois a frase é um "louvor" ao mesmo, não?

Não se deixe enganar por racionalizações como essa, companheiro! A palavra-começando-com-d só tem um significado verdadeiro, um tirano onipotente que nos aterroriza para serví-lo fiel cegamente. ele ("ele" com minúscula mesmo sendo a primeira palavra da frase, não aceito toda a submissão que a sociedade tenta impor) representa o estado burguês patriarcal, onde as pessoas estão em suas classes sociais de acordo com uma vontade divina que não pode ser questionada. Não só é um pecado tentar mudar as coisas como é impossível por ir contra a oniciência e a onipotência, é tentar desafiar a [palavra com d]. Claro que isso convém às classes dominantes, mas a situação é muito diferente para os demais que precisam trabalhar para alcançar a "salvação", e especialmente para as mulheres, que devem ser totalmente subservientes aos seus senhores, para que evitem ser apedrejadas até a morte.

Racionalizar isso é se submeter, é tapar o sol com uma peneira, uma fantasia que pode talvez fazer as coisas parecerem mais confortáveis, mas não muda mais o status quo do que achar que comer comida contaminada por bactérias não é prejudicial por não conseguirmos vê-las. É viver num "faz de conta".

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 01 de Dezembro de 2012, 16:46:45 »
Buckaroo, você está tão revoltado com Deus que não consegue nem pronunciar a palavra.  :hihi:

Citação de: Buckaroo Banzai
um tirano onipotente que nos aterroriza para serví-lo fiel cegamente

você está falando do Deus abraâmico, né?

Buck, não acho que a idéia de Deus foi imposta pelas classes dominantes. Acredito que a humanidade tem temor pelo fim de sua existência e necessita dessa crença.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #121 Online: 01 de Dezembro de 2012, 17:00:20 »

"Status quo" é o estado atual das coisas, o zeitgeist. Capitalismo é o sistema de imposição à força de regras econômicas que visam promover a exploração das classes trabalhadoras pelas classes dominantes, uma forma de escravismo maquiado.

E o que essa concepção tem a ver com a manutenção da frase nas cédulas?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 01 de Dezembro de 2012, 17:04:53 »
O Buck tem o péssimo hábito de não acrescentar smileys quanto usa de sarcasmo.

De qualquer modo, eu não não teria objeções à frase SE fosse algo tradicional na moeda. Como o caso de nomes de estados e cidades, dias da semana, meses, bandeiras de estados e mesmo os crucifixos nos tribunais. O problema é que a frase foi colocada muito recentemente por desejo de UMA única pessoa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!