A ciência é repleta de crenças, e isso não é ruim, é preciso acreditar por exemplo na lei da gravidade e também no senso comum, para saber que se eu pular do ultimo andar de um prédio de vinte andares está ação poderá causar minha morte. Está é uma crença perfeitamente justificada, apoiada não só na ciência mas também nas nossas experiências comuns.
Quer dizer que um cachorro precisa acreditar na lei da gravidade também pra não pular de um prédio? O cachorro também é um crente?
Acreditamos que a terra é esférica, que o nosso planeta, e os demais de nosso sistema, orbitam o sol, e o sol, por sua vez, orbita o centro de nossa galáxia, assim como as outras estrelas que fazem parte da galáxia. Estas crenças são cientificamente embasadas, não se pode negar que são crenças, pois para aceitar tais afirmações é preciso uma convicção intima a aceita-las como verídicas. É por isso que digo que as afirmações cientificas, para serem aceitas por uma pessoa, é preciso além das evidências, o fator crença.
A proposição do tópico é que, ao considerar algo falso, como se faz no ateísmo, que considera falsa a ideia da existência de um deus pessoal e etc. manifesta-se por tanto uma crença, dado que crença é toda e qualquer opinião pessoal acompanhado por uma convicção intima a considerar algo falso ou verdadeiro.
A convicção intima não prova que você está certo, prova apenas que você está inclinado a considerar uma determinada ideia falsa ou verdadeira, independente de quais meios você usou para se chegar nesta decisão.
A ciência é repleta de crenças, e isso não é ruim, é preciso acreditar por exemplo na lei da gravidade e também no senso comum, para saber que se eu pular do ultimo andar de um prédio de vinte andares está ação poderá causar minha morte. Está é uma crença perfeitamente justificada, apoiada não só na ciência mas também nas nossas experiências comuns.
Você está dizendo que a falta de crença é uma crença, assim você criou um grande paradoxo sem sentido prático. Para não acreditar em divindades, não foi criado um sistema de crenças fundamentadas e evidenciadas como no pensamento científico, apenas se rejeitou o sistema de crenças sobrenaturais, supersticiosas e místicas, que não podem ser evidenciadas. Por isso o ateísmo não é fundamentado numa crença, mas sim numa descrença.
Não disse que a falta de crença é uma crença, eu disse que, considerar uma afirmação falsa ou verdadeira com base numa convicção intima, é crença, e não falta de crença.
Negar a existência de deus, é uma crença de negação (ateísmo), aceitar a existência de deus, é uma crença de aceitação (teísmo), e não aceitar nem negar, seria a unica posição que realmente não constroem uma crença sobre o assunto, está última é o agnosticismo.
Agnosticismo não nega nem aceita a existência de um deus pessoal transcendental, porque está ideia é infalseável. Se é infalseável, não pode ser comprovada nem refutada.
O ateísmo nega a existência deste deus, porque não há evidências de sua existência, ou porque tal ideia não pode ser cientificamente investigada.
Esta é a diferença que torna o ateísmo crença e o agnosticismo não. Por falta de evidências e possibilidade de investigação, o agnosticismo suspende o juízo sobre a questão da ideia da existência de deus, enquanto o ateísmo a considera a falsa.