Autor Tópico: Religião X Ciência  (Lida 26727 vezes)

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
Religião X Ciência
« Online: 21 de Fevereiro de 2014, 14:42:45 »
Esse confronto de Religião X Ciência é tudo coisa de criança.

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
Re:Religião X Ciência
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 14:52:44 »
Parem com essas discussões bobas que vocês do Clube Cético fazem aqui e discutam Religião, discutam Ciência, e não esse confronto bobo e infantil que vocês fazem por aqui.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 14:56:19 »
Esse confronto de Religião X Ciência é tudo coisa de criança.

Parem com essas discussões bobas que vocês do Clube Cético fazem aqui e discutam Religião, discutam Ciência, e não esse confronto bobo e infantil que vocês fazem por aqui.

Você poderia fundamentar a sua crítica?
Foto USGS

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 14:59:37 »
Não discuto por meio de fórum, só discuto essas coisas pessoalmente, e quem quiser falar comigo aqui vai meu endereço no face pra podermos conversar: https://www.facebook.com/israel.azevedo.50

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:04:50 »
Não discuto por meio de fórum, só discuto essas coisas pessoalmente, e quem quiser falar comigo aqui vai meu endereço no. face pra podermos conversar: https://www.facebook.com/israel.azevedo.50

Entendo.

Então qual foi o propósito de abrir um tópico para colocar uma crítica tão contundente sem que você mostre a sua fundamentação ao mesmo tempo que não quer debater por aqui?
Foto USGS

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:13:51 »
Abri o tópico para chamar-lhes a atenção. 

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:19:17 »
Da próxima posta uma foto com uma melancia amarrada no pescoço. Vai ser mais efetivo e útil.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:35:34 »
Também não entendi nada, a critica do cara não possui fundamento algum, se ele não quer discutir sobre o conflito entre religião e ciência para que é que ele abriu um tópico sobre isso? Hehe

E desde quando falar com uma pessoa pelo facebook é falar com ela pessoalmente?

Uma conversa pelo facebook não é muito diferente de uma conversa por um fórum online de debates, ambos são um ambiente virtual, e diferente do facebook, o fórum é criado especificamente para debates de ideias, lugar melhor do que este para debater ideias, na internet não existe.

Vai entender!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:38:20 »
Como você mesmo disse Skeptikós, a conversa pelo face não é diferente da conversa no fórum pois é tudo via internet, e de fato, conversar pelo face também não é conversar pessoalmente, e não, a melhor forma de debater ideias é pessoalmente, e não pela internet.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:50:22 »
Como você mesmo disse Skeptikós, a conversa pelo face não é diferente da conversa no fórum pois é tudo via internet, e de fato, conversar pelo face também não é conversar pessoalmente, e não, a melhor forma de debater ideias é pessoalmente, e não pela internet.

Quem disse?

Qual é essa vantagem tão grande de debater pessoalmente? Poder sair na porrada?  :hihi:

Pela internet é possível colar links, imagens, vídeos, pesquisar imediatamente pelo google, temos acesso a uma gama enorme de informações, a discussão sofre a "fiscalização" da moderação, etc. Nas discussões feitas pessoalmente o que vejo por aí é que vira um bate boca que nunca chega a lugar algum.

Além disso, no CC, por exemplo, temos pessoas de várias partes do Brasil, de várias formações, várias experiências de vida, várias profissões, e ate várias nacionalidades, o que enriquece muito o debate. Como reunir um grupo destes para discutir pessoalmente?

Sinceramente, acho a discussão via internet muito mais positiva do que pessoalmente.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2014, 16:21:10 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:53:51 »
A vantagem de debater pessoalmente? É a seguinte, ninguém pode se esconder num debate pessoalmente atrás de tudo que você disse: "links, imagens, vídeos, pesquisar imediatamente pelo google, temos acesso a uma gama enorme de informações, a discussão sofre a "fiscalização" da moderação, etc. "

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:55:03 »
A não ser que, os debatedores aqui do fórum, desde os iniciantes até chegar na moderação máxima, tenham medo de debater pessoalmente.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:10:09 »
A vantagem de debater pessoalmente? É a seguinte, ninguém pode se esconder num debate pessoalmente atrás de tudo que você disse: "links, imagens, vídeos, pesquisar imediatamente pelo google, temos acesso a uma gama enorme de informações, a discussão sofre a "fiscalização" da moderação, etc. "

Como assim, mostrar dados e fundamentar o debate seria "se esconder"? Por que alguém tem que "se esconder"? Violência é uma possibilidade?  :medo:

A não ser que, os debatedores aqui do fórum, desde os iniciantes até chegar na moderação máxima, tenham medo de debater pessoalmente.

Nossa, "medo de debater pessoalmente", sinto um desafio no ar!  :ar15:  :lol:

Não sei quanto a você, mas acho difícil que alguém aqui tenha tempo e disposição para viajar quilômetros para um "debate pessoal".
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2014, 16:13:42 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #13 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:14:00 »

Uau, você é muito corajoso na internet, flameboy. :)

E essa é nova: "vamos conversar pessoalmente, pelo Facebook." :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:16:10 »
Perdão Dr. Manhattan, conversar pelo face de fato não é conversar pessoalmente, mas já ajuda um pouco conhecer melhor as pessoas.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:17:48 »
Perdão Dr. Manhattan, conversar pelo face de fato não é conversar pessoalmente, mas já ajuda um pouco conhecer melhor as pessoas.

Qual é a diferença entre debater em um fórum ou no facebook? Vamos discutir pessoas ou os argumentos delas?
"Deus prefere os ateus"

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #16 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:18:36 »
Hehe, eu disse, ou ao menos quis dizer, que não há na internet lugar melhor para debater ideias do que um fórum online de debates.

Pela internet é possível colar links, imagens, vídeos, pesquisar imediatamente pelo google, temos acesso a uma gama enorme de informações, a discussão sofre a "fiscalização" da moderação, etc. Pessoalmente o que vejo por aí é que vira um bate boca que nunca chega a lugar algum.

Além disso, no CC, por exemplo, temos pessoas de várias partes do Brasil, de várias formações, várias experiências de vida, várias profissões, e ate várias nacionalidades, o que enriquece muito o debate. Como reunir um grupo destes para discutir pessoalmente?
Realmente são vantagens que não podemos negar, a internet oferece isso, e realmente é algo que pode enriquecer os níveis dos debates.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #17 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:21:47 »
Debater pessoalmente tem suas vantagens, mas não devemos desmerecer o debate online, para fugir dele com a desculpa de que só se debate pessoalmente.

Exponha suas ideias, apresente seus argumentos, e então poderemos debater, independentemente se é num ambiente virtual como num fórum de debates ou se é numa praça pública como faziam os antigos filósofos da Grécia!

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:24:56 »
Fabrício, não tem diferença nenhuma debater no face ou no fórum. A diferença está em debater pessoalmente.
Skeptikós, sim, pode enriquecer o debate sim, ou usar dessas coisas para se esconder atrás delas como por exemplo: invés de responder uma pergunta enviar um texto ou video ou link de site etc, coisa que, num debate pessoal é impossível, a não ser que você queira me bater se você vier a ficar sem argumentos.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:31:09 »
Fabrício, não tem diferença nenhuma debater no face ou no fórum. A diferença está em debater pessoalmente.

Israel, afinal qual é esta vantagem tão grande de debater pessoalmente? Pode ter suas vantagens, mas não acho que seja assim tão relevante debater cara a cara.

Skeptikós, sim, pode enriquecer o debate sim, ou usar dessas coisas para se esconder atrás delas como por exemplo: invés de responder uma pergunta enviar um texto ou video ou link de site etc, coisa que, num debate pessoal é impossível, a não ser que você queira me bater se você vier a ficar sem argumentos.

Isto pode acontecer, mas em um debate pessoal o cara pode enrolar, enrolar e enrolar também e não responder nada,aliás é o que mais acontece nos debates pessoais.

Outra grande vantagem é que em debates virtuais não há limitação de tempo, você pode responder dias depois, pensar bem nos seus argumentos, etc. Em um debate pessoal tudo é muito corrido, e geralmente "ganha" quem grita mais.
"Deus prefere os ateus"

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:34:31 »
Saber onde encontrar fontes que podem serem usadas como citações não deixa de ser conhecimento sobre o assunto. Aquele que sabe onde buscar informação para defender sua ideia, mesmo que sejam de terceiros, ainda assim é uma pessoa que necessariamente entende algo sobre o assunto. Não vejo problemas em citar fontes da internet num debate online. Isso pode inclusive facilitar o trabalho de seu oponente, ele terá acesso direto a fonte na qual a informação é baseada e poderá analisar se ela é ou não digna de crédito.

Imagina eu citando um estudo cientifico como embasamento de um argumento meu num debate na rua?

Como a pessoa poderá confrontar este estudo sem ter acesso a ele ali naquele momento, ou ela o recusara como válido sem poder investiga-lo de fato, ou o aceitará de igual maneira.

Agora num ambiente online, se eu cito um estudo ele pode ser imediatamente confrontando e examinado pelo meu oponente, e esta é uma das vantagens que um debate online oferece em relação a um debate frente a frente.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #21 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:37:33 »

Não entendo. Você parece estar criticando justamente o que considero uma grande vantagem do debate online! Numa conversa pessoal (mesmo) você pode pensar: "ah, lembrei que existe um artigo de expert que refuta o seu argumento. Ele afirma que... bem... ahem... não lembro dos detalhes." Enquanto isso, num debate online você pode simplesmente usar o google e encontrar o texto do artigo.

Isso aconteceu recentemente em um debate sobre política aqui. Um forista afirmou que a violência em São Paulo havia aumentado nos últimos anos. Então eu respondi com uns gráficos de fontes isentas, que mostram justamente o contrário. Eu sabia que a violência havia diminuido, mas sem os gráficos eu nem poderia provar, nem saberia dizer quão significativa foi essa queda. Ficaria a palavra de um contra a do outro.

EDIT: O Skeptikós respondeu com uma argumento bem parecido no post acima.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:38:35 »
Skeptikós e Dr. Manhattan, se quiserem tragam suas fontes numa bolsa, quantos livros, estudos e artigos vocês quiserem trazer.
Fabrício, como você bem lembrou as pessoas podem enrolar e enrolam, pode acontecer na maioria dos debates, mas não em todos.
Quanto ao tempo, se quiser ficar aqui em casa 1 mês papeando comigo pode vir que a gente arranja um lugar pra você dormir aqui na minha casa.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:40:39 »
Skeptikós e Dr. Manhattan, se quiserem tragam suas fontes numa bolsa, quantos livros, estudos e artigos vocês quiserem trazer.
Fabrício, como você bem lembrou as pessoas podem enrolar e enrolam, pode acontecer na maioria dos debates, mas não em todos.
Quanto ao tempo, se quiser ficar aqui em casa 1 mês papeando comigo pode vir que a gente arranja um lugar pra você dormir aqui na minha casa.

Israel, agradeço o convite e a hospitalidade  :ok:, mas e o trabalho, como fica?

Falando sério, até que seria muito bacana conhecer o pessoal daqui, bater um papo, tomar uns gorós, hehehehe... mas é bem difícil colocar isso em prática, infelizmente.
"Deus prefere os ateus"

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:44:10 »
Bom, quanto ao trabalho eu não estou trabalhando, só moro com meu pai. Só vou ir embora de casa depois que eu for Batizado e partir para o Seminário.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!