É chegar por aqui e encontrar curiosas (e, por que não divertidas?) estranhices...
amigos, de onde vem o alface que voce come? toda boa fruta, legume e verdura? vem lá do agricultor que semeia a terra, planta as sementes, as colhe e às envia para o mercado. Pois o lavrador, o agricultor planta a semente e lavra a terra que a semente há de nascer, crescer, e dar frutos. Porém, à quem pertence a criação da semente que o lavrador planta na terra e a terra que ele lavra? Quem criou essas coisas....
Quem criou a ovelha que o cientista
Chamou, chamou?...
Esse foi outro, não fui eu não...
vai lá e clona? quem criou as florestas que virgens que se retira o palmito que comemos no almoço? de onde vem o minério de ferro para fabricar os carros? quem criou todas essas coisas que não são obras de mãos humanas...
quem criou as galáxias, as estrelas, os planetas, os buracos negros, os quasares
Em meio a tais "categorias" tem algumas coisas que são genuina e completamente, de cabo a rabo, criações humanas, como, por exemplo, uma coisa chamada bóson de Higgs, que, ainda que leve o nome do camarada, creditam na conta do tal "deus", não sei bem qual... Esse "deus" acaba sempre ficando com todos os créditos?!
e o ser humano que tudo admira, planta, e cria civilização avançada, que domina a terra, a agua e o mar, que voa com aviões, domina os céus, domina a terra e domina o mar...
quem que criou esse ser humano que criou Piramides, esquadrilhou os céus, fez pontes, construiu palácios, criou musica, descobriu cálculos, produziu alta filosofia, perguntou sobre o eterno, sobre o divino, sobre as formas de governo, sobre a natureza do conhecimento, que fez poesia, quem é o autor desse homem que faz todas essas coisas...
"Esquadri
lhou"??? ...Bom, não sei realmente o que pretendeu dizer...
Muito bem, esse monte de "perguntas" aí, eu, particularmente, assim, pessoalmente, eu mesmo para eu mesmo, sabe?... nunca, nunca sequer me ocorreu nada disso. Na verdade, não me ocorre, nem mesmo após observar outrem questionando. Não me sugere sentido, não entendo. Realmente não consigo entender o que se esperaria como "resposta" para isso. Eu sempre tenho, sempre tive, perguntas um tanto diferentes... Quando eu tinha por volta dos 8 anos, um tio meu trabalhava numa empresa que produzia (talvez ainda até...) componentes para máquinas-ferramenta (tornos, fresadoras, retíficas,...) e, ao saber onde ele trabalhava, aproveitei para tentar obter dele um esclarecimento quase... 'subversivo' (talvez até mesmo o seja mencioná-lo agora...). Perguntei: Tio, como se consegue precisão?
Ah, o por quê de eu perguntar isso... Tem importância? O que acha? Sabe a resposta? Sabe do estou falando? Me parece que ele olhou para mim com a mesma perplexidade que tenho ao ver perguntas como essas suas. Ele não sabia do que eu estava falando... Mas ainda assim, imediatamente após, ao pensar que finalmente entendera o que eu queria, tentou responder ...com resposta(s) que nada tinha(m) que ver com o eu realmente perguntara.
Como fica esse mundo assim? Os pensadores são mesmo muito diferentes, mesmo havendo tantos iguais...
Amigos, voces pensam como Tomas Hobes, o homem como lobo do homem e só existe maldade, o ser humano é mal por natureza, o Estado que vai lá e normatiza tudo pra que todo mundo não acabe se matando.
Mas vocês podem acabar caindo no outro lado da balança que é a que é defendida por Rousseau, o bom selvagem que ele considera bom por natureza e o Estado, a sociedade enfim que o torna mal.
Chegamos num impasse, o homem é mal por natureza como defende Hobbes, ou bom por natureza como defende Rousseau?
E só nos extremos dessa dicotomia abrupta seria encontrável o unicamente possível homo? Revelaria um questionamento como esse algo de todos aqueles outros? Muito difícil sem uma análise cerebral rigorosa. Psicologismos filosofistas mostram-se totalmente impotentes nesta seara...