Autor Tópico: Religião X Ciência  (Lida 26728 vezes)

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Re:Religião X Ciência
« Resposta #25 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:45:27 »
Os meios eletrônicos e as redes estão ai justamente para optimizar assuntos que antes eram tratados assim, na papelada e pessoalmente. Imagina se tivéssemos que nos reunir pessoalmente, montando grupos e associações de debates, separando dias e lugares e assuntos específicos  para estas reuniões, com dias de antecedência para reunirmos os livros e papeladas necessários para sustentar nossos argumentos. Simplesmente só debateria aqueles que vivem disso, como os filósofos, os cientistas e etc.

Certamente seria inviável, ainda mais pela modernidade que temos hoje, negligenciar suas vantagens somente atrasaria a evolução de debates que podem ser muito produtivos se travados num ambiente virtual, como o possibilitado pelo Clube Cético por exemplo.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:47:55 »
Como você mesmo disse Skeptikós, os debates ficam travados num ambiente virtual, e isso não é evolução, é a mesma coisa que debater por meio de cartas de correio, só que de forma instantânea.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #27 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:54:33 »
E isso não é evolução?

Imagina como seria possível o dialogo entre Mahatma Gandhi e Leon Tolstoi na época em que a Índia se tornava independente do Império Britânico graças a resistência pacifica dos indianos liderados pelos pensamentos e atitudes de Gandhi, que em parte foram influenciados pelos diálogos de Tolstoi por meio de correspondência de cartas?

Como um cientista na Europa poderia ter conhecimento de um novo experimento realizado na Ásia e usado como base de um argumento que refuta a sua ideia até então tida como vigente na comunidade cientifica, que se não pelos meios eletrônicos e de redes que dispomos hoje?

Como os Cardeais da Roma poderiam tomar conhecimento de um Bispo na Argentina que com suas ideias poderiam convence-los a nomeá-lo Papa no futuro, como aconteceu com o Papa Francisco se não por estes mesmos meios?

Não podemos chamar isso de declínio, isso é evidentemente uma evolução.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:55:14 »
Como você mesmo disse Skeptikós, os debates ficam travados num ambiente virtual, e isso não é evolução, é a mesma coisa que debater por meio de cartas de correio, só que de forma instantânea.

Não ficam travados, pelo contrário, fluem muito melhor.
"Deus prefere os ateus"

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:55:30 »
Ninguém se lembrou do Skype?
Existem teleconferências online, pessoal, com vários participantes.

Mas isso não quer dizer que eu concorde com Israel Azevedo. Não vejo muita vantagem num debate ao vivo.
Por outro lado, encontrar-se pessoalmente com os colegas para uma conversa informal é sempre uma boa ideia.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #30 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:58:06 »
Skeptikós e Dr. Manhattan, se quiserem tragam suas fontes numa bolsa, quantos livros, estudos e artigos vocês quiserem trazer.
Fabrício, como você bem lembrou as pessoas podem enrolar e enrolam, pode acontecer na maioria dos debates, mas não em todos.
Quanto ao tempo, se quiser ficar aqui em casa 1 mês papeando comigo pode vir que a gente arranja um lugar pra você dormir aqui na minha casa.

Certo. Quando eu for aí não vou esquecer de levar a Wikipédia impressa e os volumes do anuário estatístico do IBGE na minha mochila.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #31 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 17:01:00 »
Gabarito, bem lembrado, e o Skype de fato tem uma vantagem de fato, se alguém ficar sem argumentos e for uma pessoa descontrolado ela não voaria com uma mão cerrada em cima de mim.
Dr. Manhattan, pode trazer seu computador e a biblioteca do congresso Americano se você quiser, fique à vontade.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #32 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 17:01:42 »
É verdade Gabarito, esquecemos deste detalhe, com o Skype não chega a ser um debate frente a frente com o seu oponente, mas fica muito próximo disso.

Mas de toda forma a tecnologia não esta ai para eliminar o debate frente a frente, ela esta ai para complementa-lo, como o Fabrício disse la atrás, aqui existem pessoas de várias profissões, interesses e que são de vários lugares do país, que jamais se encontrariam de outra forma que se não a online. Debate entre estas pessoas existem hoje graças a internet e a estes ambientes virtuais.

Além disso, o debate num ambiente virtual não impede que um debate cara a cara aconteça, ele pode complementa-lo como eu falei, algo pode começar num ambiente e muito bem terminar no outro, conforme a conveniência.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #33 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 17:05:52 »
Acho que o nome do tópico poderia ser mudado de "Religião X Ciência" para "Debate online X Debate cara a cara"  :lol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 17:19:54 »
Solidão é triste.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 17:21:48 »
"Deus prefere os ateus"

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #36 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 17:22:51 »
Gabarito, bem lembrado, e o Skype de fato tem uma vantagem de fato, se alguém ficar sem argumentos e for uma pessoa descontrolado ela não voaria com uma mão cerrada em cima de mim.
Dr. Manhattan, pode trazer seu computador e a biblioteca do congresso Americano se você quiser, fique à vontade.

Nah. Isso seria transformar um hobby em um Trabalho. Se não quiser debater aqui, problema seu, mas não espere me encontrar no "face".

Solidão é triste.

:biglol:

:lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #37 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 22:07:59 »
Deus está comigo, não estou sozinho.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 22:14:29 »
só toma cuidado para ele não fazer uma aposta com o diabo e foder a sua vida. Recomendo uma certa distância.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #39 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 22:16:43 »
Ele me salvou do Diabo que estava ferrando minha vida, ele é meu Deus à quem rendo minha adoração e culto.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 22:22:04 »
Ok,  já que você é chapão dele, torço para que ele não mande você apedrejar nem matar ninguém. Ele já mandou muita gente fazer isso e sabe como é, hoje em dia isso dá cana.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #41 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 22:29:17 »
Claro, está em sua tua lei "não matarás".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 22:42:42 »
Iniciada contagem regressiva para o tópico sair de órbita para arder no sol....
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #43 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 22:53:05 »
Saindo da órbita em três, dois, um...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 23:03:03 »
Claro, está em sua tua lei "não matarás".
Se eu colocar 10 citações bíblicas onde ele manda matar inclusive crianças você chama ele do que?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #45 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 23:12:00 »
Mande as passagens, com o nome do Livro, capítulo e versículo.

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #46 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 23:15:36 »
E de que tradução e edição você tirou

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 23:17:45 »
Madiba, você quer destruir a felicidade do rapaz? Deixa ele ir para o seminário em paz.

Vai Israel, siga o seu caminho , desliga essa porcaria de computador. Isso aqui é a casa do demônio.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 23:20:53 »
Mande as passagens, com o nome do Livro, capítulo e versículo.
Eu mando os da sua bíblia. Mas antes fechemos a aposta,  eu mostro ele mandando matar e cometendo genocídio e você chama ele de que?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 23:22:39 »
Madiba, você quer destruir a felicidade do rapaz? Deixa ele ir para o seminário em paz.

Vai Israel, siga o seu caminho , desliga essa porcaria de computador. Isso aqui é a casa do demônio.
kkkk, vamos oferecer as pílulas para mais um.. ele topando, damos a pílula.. acho que vou dar 20 citações, depois mais umas 10, na segunda onda

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!