Ainda nao entendi direito por que a Russia invadiu a Crimeia? Ela e' da Ucrania? O que tem la de interessante?
Petróleo e alguns minerais de minério.
Embora seja parte da Ucrânia, ela já é uma república autônoma.
E tem outra coisa mais importante ainda, lá fica o porto de Sebastopol na qual esta baseada a frota do Mar Negro.
O Ocidente e a Ucrânia: cenários possíveis?
O relatório "Ucrânia 2020"[1] foi publicado em 2010 pelo Center for Global Affairs (CGA).[2] O documento apresenta possíveis opções para o desenvolvimento político da Ucrânia. O professor Michael Oppenheimer (Center for Global Affairs, New York University), foi o criador do projeto.
Os eventos na Ucrânia parecem desenvolver-se hoje segundo, não um, mas todos os "três cenários" descritos no documento.
James Sherr (Russia and Eurasia Program, Chatham House) escreve no prefácio que o CGA participou dos projetos conduzidos pelo Departamento de Estado, Departamento da Defesa, Conselho de Inteligência Nacional, CIA, Institute for Peace, Brookings Institute, Council on Foreign Relations e pelo Conselheiro Científico do Presidente dos EUA. Praticamente todos os especialistas em Ucrânia conhecidos, dos EUA, da Grã-Bretanha, da Alemanha, da Bélgica, da Polônia e de outros estados participaram do projeto do CGA... [mas nenhum representante da Rússia nem especialista em Rússia].
Não será surpresa que, algum dia, se os escritórios do Partido Batkivshchyna da Ucrânia[3] forem revistados, encontrem-se ali excertos desse manual de 'o que fazer', redigido pelos norte-americanos como se fosse algum "relatório".
Em 2010, há apenas poucos anos, os autores do Relatório conseguiram 'antever' que o Partido Svoboda [ex-Partido Nacional Socialista da Ucrânia;[4] é hoje o mais forte partido da direita na Ucrânia[5]] viria a liderar "protestos populares"; a renúncia do primeiro-ministro Nikolay Azarov e a ascensão de Arseniy Yatsenyuk [em 2009, criara a "Frente para a Mudança"]... Conforme se lê no Relatório, haveria ataques antissemitas contra Yatsenyuk por causa de sua nacionalidade , mas seria fácil descartá-los como "ridículos".
O cenário que o Relatório pinta prevê que o Partido Svoboda seria deixado de lado, ultrapassado pelos militantes do Trizub [o tridente: Deus, no céu e na terra], organização que reverencia a chamada "Organização dos Nacionalistas Ucranianos" liderada por Stepan Bandera[6]. No Relatório "Ucrânia-2020", toda essa gente aparece descrita como "elementos moderados".
Por tudo isso, conforme o Relatório 'prevê, logo se aprofundaria o processo de "ucranização", o que provocaria "elementos russos". O Relatório recomenda a privatização dos ativos estratégicos, portas abertas para investidores ocidentais, créditos assegurados pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial, pondo fim aos "tabus soviéticos" contra a venda de terras a estrangeiros; e o envolvimento supervisionado da China, que é apresentada como inimigo da União Europeia e concorrente da Rússia,
o que levaria à expulsão da Frota do Mar Negro do porto de Sebastopol; e mudança na Constituição da Ucrânia, para converter o país em república parlamentarista ou presidencial-parlamentarista. (Mas o Relatório não explica quem votaria para eleger Yatsenyuk nas eleições presidenciais...).
Cenário Um: Fragmentação do Autoritarismo Fracassado. Para os autores do Relatório, essa opção é desvantajosa para os EUA e para a Federação Russa.
Restante no link:
http://port.pravda.ru/science/10-02-2014/36205-ocidente_ucrania-0/
PS. Em negrito reparem como agentes do ocidente são espertos, eles conseguiram prever
os acontecimentos atuais...
.