Autor Tópico: Câmara aprova cotas para negros em concursos públicos  (Lida 7424 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Câmara aprova cotas para negros em concursos públicos
« Online: 26 de Março de 2014, 22:10:25 »
Câmara aprova projeto que reserva 20% de vagas para negros em concursos

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 314 votos a 36 e 6 abstenções, o Projeto de Lei 6738/13, do Executivo, que reserva 20% das vagas em concursos públicos a candidatos negros que assim se declararem na inscrição. A matéria ainda será analisada pelo Senado.

A reserva vale para seleções da administração pública federal e das autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União por um período de 10 anos.

A votação dividiu opiniões no Plenário. O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) criticou o PL 6738/13. "Esse projeto é racista, separatista e imoral", afirmou o deputado.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) defendeu a medida. Para ela, a ação afirmativa não pode virar alvo de "chacota", referindo-se à fala de Bolsonaro. "O que falta ao negro é a oportunidade, e esse projeto vai dar oportunidade."

A votação da proposta no Plenário da Câmara foi acompanhada por manifestantes, que gritaram "cotas já" das galerias.

http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2014/03/26/camara-aprova-projeto-que-reserva-20-de-vagas-para-negros-em-concursos.htm

Ao que parece, a solução para todos os problemas brasileiros está nas cotas...
"Deus prefere os ateus"

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re:Câmara aprova cotas para negros em concursos públicos
« Resposta #1 Online: 27 de Março de 2014, 00:12:13 »
O texto está errado: na verdade a matéria ainda "será aprovada sem qualquer análise pelo Senado" :(

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 27 de Março de 2014, 17:40:35 »
Go, apartheid, go!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Março de 2014, 00:24:54 »
Como vocês podem ser contra a justiça social? Seus racistas anti-preto.  :no:
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Março de 2014, 11:07:25 »
Vão exigir competência ou a cor da pele já será critério suficiente?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2014, 15:56:31 »
Talvez fosse adequado que a África do Sul aprovasse cotas para brancos em concursos públicos..., parece que a situação está mal por lá quanto a justiça social ...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2014, 16:35:26 »
Talvez fosse adequado que a África do Sul aprovasse cotas para brancos em concursos públicos..., parece que a situação está mal por lá quanto a justiça social ...

A proporção de brancos em cargos públicos é menor que a proporção de brancos na sociedade sul-africana?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2014, 10:54:02 »
Eu apoio.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2014, 13:30:26 »
Eu não.
Foto USGS

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2014, 19:42:58 »
Os negros podem representar maioria númerica na Africa do Sul, mas são considerados uma minoria social1. Não possuem por exemplo, as mesmas oportunidades, o mesmo poder econômico e/ou político que os brancos, além claro, de ainda serem vítimas de preconceito e discriminação por parte da classe dominante dos brancos.

Go, apartheid, go!
O apartheid  foi um sistema discriminátorio de segregação racial das populações negra e branca, veiculada pela política oficial de minoria (númerica) branca da República da África do Sul2 que consideravam os negros (maioria númerica) inferiores aos brancos. Me parece não ser isso que esta acontecendo no Brasil, provavelmente a motivação da criação de cotas assim seja a premissa de os negros ainda serem considerados representantes de uma classe de minoria social, por ainda serem vítimas ocasionais de preconceito e discriminação, e de não terem as mesmas oportunidades e condições que os brancos geralmente possuem.

1 Cf. Allan G. Johnson, Dicionário de sociologia, p. 149, edit. Zahar, (1997).
2 Cf. Houaiss, Dicionário eletrônico da língua portuguesa, V. 3.0.
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, 19:45:34 por Skeptikós »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2014, 20:08:03 »
Citação de: Skeptikós
Me parece não ser isso que esta acontecendo no Brasil, provavelmente a motivação da criação de cotas assim seja a premissa de os negros ainda serem considerados representantes de uma classe de minoria social, por ainda serem vítimas ocasionais de preconceito e discriminação, e de não terem as mesmas oportunidades e condições que os brancos geralmente possuem.

Na verdade acho que é mais uma mistura de patrulhamento politicamente correto, incompetência do governo, demagogia, populismo barato, moda, falta de planejamento, legisladores ineptos, etc.
"Deus prefere os ateus"

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2014, 20:23:32 »
Os negros podem representar maioria númerica na Africa do Sul, mas são considerados uma minoria social1. Não possuem por exemplo, as mesmas oportunidades, o mesmo poder econômico e/ou político que os brancos, além claro, de ainda serem vítimas de preconceito e discriminação por parte da classe dominante dos brancos.
[...]

Você e seu dicionário.

A referência 1, para realmente agregar valor ao nosso camarote, deveria levar à fonte que demonstra como se sabe que os negros são a minoria social, não à definição "dicionárica" do último termo.

Quanto a segunda parte, nem citei. Obviamente foi uma referência ao caráter discriminatório do sistema. Alusões ao citado sistema podem ser feitas adequadamente em diversas circunstâncias, não se limitando ao cenário de minoria numérica branca superior à maioria inferior negra.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2014, 20:25:52 »
Eu não.

2.
Ótima colocação, por sinal.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2014, 22:19:03 »
[...]

Você e seu dicionário.

A referência 1, para realmente agregar valor ao nosso camarote, deveria levar à fonte que demonstra como se sabe que os negros são a minoria social, não à definição "dicionárica" do último termo.
Gosto muito de seu ceticismo e criticas, são quase sempre de alto valor. Concordo com você que seria mais útil apresentar os dados da referência da fonte que levaram a tal conclusão segundo a referência 1.

Isso também valeria para o membro Pagão, que sequer citou uma fonte que apresentasse uma opinião que sustentasse a sua própria, de suposta impressão de que os brancos são uma minoria considerável no preenchimento de vagas públicas na Africa do Sul.

Neste caso o ônus da prova caberia a ele, já que foi o primeiro a defender uma posição, o Barata Tenno inclusive fez isso, ao idaga-lo sobre tal opinião. No entanto sua crítica direcionada ao meu argumento não deixa de ser válida.

Quanto a segunda parte, nem citei. Obviamente foi uma referência ao caráter discriminatório do sistema. Alusões ao citado sistema podem ser feitas adequadamente em diversas circunstâncias,
Isso depende, pois o significado de uma palavra pode ser definido como a resposta obtida ao uso dela.

Neste contexto a minha resposta foi de desaprovação por a ter considerado segundo seu significado atribuído ao contexto histórico que deu a origem a ela. E que não se relaciona, nem de longe, ao contexto ao qual ela foi atribuído aqui neste debate.

Este problema poderia ser resovido após um debate sobre a intenção pretendida por aquele que usou tal palavra e a resposta obtida por aqueles que interpretaram sua intenção. Como este que você acabou de iniciar agora.

Abraços!
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, 22:22:56 por Skeptikós »

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2014, 23:28:33 »
Skeptikós, entendi seus pontos. Só respondi a você e não ao pagão, por causa de birra interna relacionada a discussão sobre semântica.  :ok:

Cada um com suas neuras.  :lol:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 03 de Abril de 2014, 09:31:25 »
Não vai afetar em nada o serviço público no Executivo Federal, adianto.

Agora, olha se os cargos comissionados vão seguir esse parâmetro... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Abril de 2014, 10:53:58 »
Me parece não ser isso que esta acontecendo no Brasil, provavelmente a motivação da criação de cotas assim seja a premissa de os negros ainda serem considerados representantes de uma classe de minoria social, por ainda serem vítimas ocasionais de preconceito e discriminação, e de não terem as mesmas oportunidades e condições que os brancos geralmente possuem.

Na verdade acho que é mais uma mistura de patrulhamento politicamente correto, incompetência do governo, demagogia, populismo barato, moda, falta de planejamento, legisladores ineptos, etc.

A outra possibilidade é que somos um país onde há discriminação, e, mais do que sermos cuidadosos  e esperarmos séculos até a renda de cada grupo estar em pé de igualdade,  é uma forma de agilizarmos o processo e criarmos ambientes onde haja maior diversidade. Ações afirmativas não são "populismo barato", não são nada "do PT", ou "de governos esquerdistas da América do Sul". Os EUA tem, por exemplo. Eu estou há um tempo para procurar estudos sobre e pensar mais a respeito, mas, cê sabe como é. Por hora, eu apoio por gut feeling, e minha própria experiência cotidiana de como a renda está mal distribuída (andar de trem no Rio é sempre triste) e as experiências de preconceito vividas no cotidiano.
« Última modificação: 03 de Abril de 2014, 10:57:23 por Rocky Joe »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Abril de 2014, 11:50:21 »

A outra possibilidade é que somos um país onde há discriminação, e, mais do que sermos cuidadosos  e esperarmos séculos até a renda de cada grupo estar em pé de igualdade,  é uma forma de agilizarmos o processo e criarmos ambientes onde haja maior diversidade. Ações afirmativas não são "populismo barato", não são nada "do PT", ou "de governos esquerdistas da América do Sul". Os EUA tem, por exemplo. Eu estou há um tempo para procurar estudos sobre e pensar mais a respeito, mas, cê sabe como é. Por hora, eu apoio por gut feeling, e minha própria experiência cotidiana de como a renda está mal distribuída (andar de trem no Rio é sempre triste) e as experiências de preconceito vividas no cotidiano.

Rocky Joe, no caso brasileiro, parecem populismo barato sim. Ações afirmativas podem ser positivas em outros países, mas do jeito que tem sido feitas no Brasil, são na maioria dos casos pura demagogia. Cria-se cotas, faz-se de conta que o problema foi resolvido.

Concursos públicos deveriam ser uma oportunidade igual para todos. Uma das exigências de um concurso público é a formação. Por que um branco, negro ou amarelo deveriam ser privilegiados em um concurso, se a princípio eles tem a mesma formação?

O critério é outro problema. No Brasil existe muito racismo, inegável, mas se é para fazer cotas, que seja por critérios econômicos e não raciais. Não vejo motivo para que um branco pobre tenha menos motivos para entrar em um emprego público do que um negro pobre. Ok, a maioria dos pobres no Brasil é de pardos e negros, mas um critério social seria muito mais racional que um critério racial.
"Deus prefere os ateus"

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Abril de 2014, 13:18:42 »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #19 Online: 03 de Abril de 2014, 13:20:20 »

Rocky Joe, no caso brasileiro, parecem populismo barato sim. Ações afirmativas podem ser positivas em outros países, mas do jeito que tem sido feitas no Brasil, são na maioria dos casos pura demagogia. Cria-se cotas, faz-se de conta que o problema foi resolvido.

Concursos públicos deveriam ser uma oportunidade igual para todos. Uma das exigências de um concurso público é a formação. Por que um branco, negro ou amarelo deveriam ser privilegiados em um concurso, se a princípio eles tem a mesma formação?
E quem disse que possuem a mesma formação?

O sistema de meritocracia não é 100% justo, pois os participantes partem na corrida ao sucesso com condições diferentes, aquele que nasce numa familha rica e branca, possui não só mais oportunidades do que negros e pobres devido ao que o dinheiro pode comprar, mas também recebe mais estimulos positivos devido a sua cor, (sabemos que ainda existe discriminação e preconceito racial no brasil), os bracos não sofrem discriminação ou preconceito por sua cor, os negro ainda sofrem, mesmo que em número reduzido se comparado a cinquenta anos atrás.

Neste caso, as chances de um branco auto-confiante devido aos estimulos positivos que recebem em relação a sua cor e com mais capacidade intelectual devido ao ensino superior que obteve por poder pagar, o colocaram em vantagem se comparado a um negro pobre. E as cotas estão ai para nivelar estas oportundiades e direitos para todos de conseguirem alcançar o sucesso mais igualmente apesar das diferenças.

O critério é outro problema. No Brasil existe muito racismo, inegável, mas se é para fazer cotas, que seja por critérios econômicos e não raciais.
Mas é graças ao racismo que existem cotas baseadas em critérios raciais. Assim como também existem por critérios econômicos devido a distribuição desigual da riqueza.

Não vejo motivo para que um branco pobre tenha menos motivos para entrar em um emprego público do que um negro pobre.
O branco pobre sofre por não possuir os mesmos recursos econômicos para lhe colocar em pé de igualdade com um branco rico, mas um negro pobre sofre não só por ser pobre, mas também por ser negro e por isso existem leis que o protegem mais, com o objetivo de atenuar esta desigualdade, que no negro pobre é ainda maior que no branco pobre.

Ok, a maioria dos pobres no Brasil é de pardos e negros, mas um critério social seria muito mais racional que um critério racial.
Pelo que eu saiba existem cotas para pobres, assim como existem para negros.

Abraços!

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Abril de 2014, 13:22:28 »
Eu não.
Nem eu. Isso é uma vergonha para os que reivindicam as cotas para si.

Não sou branco, sou pardo. Meu pai sempre foi pobre. Pai de 4. Não tem nem o primeiro grau. Hoje tem 82 anos, está com demência senil e vive de aposentadoria. Eu tenho que ajudar com algum no fim do mês. Nunca precisei da ajuda de cotas.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #21 Online: 03 de Abril de 2014, 13:32:27 »
Eu não.

Não sou branco, sou pardo. Meu pai sempre foi pobre. Pai de 4. Não tem nem o primeiro grau. Hoje tem 82 anos, está com demência senil e vive de aposentadoria. Eu tenho que ajudar com algum no fim do mês. Nunca precisei da ajuda de cotas.
Se seu pai viesse de uma longa linhagem de uma família rica, vocês teriam todos os recursos necessários para cuidar de seu pai.  E você teria todas as condições para ter se formado nas melhores universidades do mundo, e os melhores contatos para alcançar os melhores empregos do mundo nas melhores companhias do mundo. E tudo aquilo que pudesse ser resolvido com dinheiro e contatos não seria problemas para vocês.

O interessante é que, você ter nascido numa família rica não seria mérito seu (ai falha o sistema de meritocrácia). Mas simplesmente sorte, de ter nascido numa familía assim.

Na corrida pelo sucesso, de alcançar recursos financeiros e contatos importantes, membros de uma familía saem na frente, pois já possuem tudo isso que o pobre ainda espera alcançar, e não só possue tudo isso, como tem codições para se preparar para alcançar mais. Como um garoto de uma familía rica possue mais oportunidades e recursos se comparados a um garoto que nasce numa familía pobre.

A única maneira de igualar um pouquinho estas oportunidades e recursos seria criar leis que favoreciam o pobre em alguns contextos, como por exemplo a tributação de impostos mais altas dos ricos, as cotas para emprego e estudo para o pobre, e etc.

E no caso dos negros, eles sofrem ocasionalmente discriminação e preconceito racial, que mina sua auto-estima e lhes tira oportunidades. E as cotas estão ai para remediar este tratamento racial desigual, que o impede de alcançar os mesmos cargos que os brancos.

Abraços!

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Abril de 2014, 13:39:43 »
Dizer o que...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #23 Online: 03 de Abril de 2014, 13:46:43 »
Eu não.

Famado, nem todo mundo pode ser pica das galáxias igual a você.

Alguns humildes mortais são preguiçosos e desmotivados e precisam de auxílio do sistema para galgar os degraus do caminho do sucesso, tentando chegar a um patamar de onde possam vislumbrar uma pequena parcela da sua showdebolisse, fazendo com que eles compreendam que deus ajuda quem cedo madruga e que tudo pode ser, se quiser será, o sonho sempre vem pra quem sonhar e que tudo pode ser, só basta acreditar tudo que tiver que ser, será...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Abril de 2014, 15:26:02 »
Não é questão de ser o melhor, mas de fazer um mínimo, que já é suficiente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!