Existem as cotas, mas não existe nada verdadeiramente sério para "revolucionar" a educação. Revolucionar seria garantir que os alunos da 5ª série soubessem ler e escrever satisfatoriamente, o que não ocorre atualmente. Fora o fato de alunos estudando em containers, embaixo de árvores, com cinco turmas numa sala, com professor ganhando salário mínimo, etc.
Mas por outro lado vou dizer uma coisa. Agora eu trabalho num instituto federal, que tem cursos superiores e ensino médio junto com técnico. No ensino médio os alunos tem direito a casa, comida e roupa lavada de verdade. A maioria dos professores é mestre ou doutor. Tem laboratórios, salas de aula bem equipadas, vários projetos para eles participarem e o resultado: a grande parte dos alunos é ruim, desinteressada e passa somente com muita ajuda.
Pode ser que a culpa é do fraco ensino fundamental que tiveram, mas sinceramente tenho minhas dúvidas se é só isso mesmo. Se o ensino fundamental fosse igual em estrutura e condições que o instituto federal, não sei não se o panorama seria outro...
Se existe uma boa estrutura para se aprender, mas ainda assim os resultados obtidos são aquém do esperado, e se identifica como responsável por isso, o desinteresse dos alunos, então o que tem que ser feito é desenvolver um método para motiva-los. A motivação também é importante, de nada adiante uma boa estrutura para desenvolver um serviço se não existe motivação para tal.
Sim, mas não somente isso. Vejo os professores tentarem de tudo, aulas diferentes, aulas práticas, métodos diferentes, coisas moderninhas, "showaulas" mas o panorama continua parecido. Quem precisa de reforma são também os estudantes, as pessoas e, com certeza os seus pais.
Neste caso a motivação deve transcender o ambiente escolar, o governo deveria se interessar mais pela formação de seu povo, como na questão moral, e neste caso motivacional. E eu até já falei sobre isso num outro tópico: Confúcio sobre as leis e as medidas políticas. Cito inclusive o fato da formação moral atualmente estar reduzida apenas ao ambiente religioso e familiar, e com o afastamento crescente das pessoas em relação a religião, e como colocado pelo Skorpios, a falta de tempo dos país da atualidade em promoverem esta formação moral de seus filhos, a coisa fica ainda pior, pois o governo lava as mãos sobre este quesito, não toma responsabilidade sobre estas questões, e depois apenas pode colher os frutos podres que plantou.
Educação – 75% dos brasileiros nunca foram à biblioteca, diz pesquisa
De acordo com uma pesquisa do Instituto Pró-Livro (IPL), a “Retratos da Leitura no Brasil”, cerca de 75% da população brasileira nunca foi até uma biblioteca.
Apesar disso, aproximadamente 71% das pessoas afirmaram que sabem que existe alguma biblioteca pública em sua cidade, com fácil acesso a mesma.
Os que vão à biblioteca frequentemente são apenas 8% dos brasileiros. Os que comparecem somente de vez em quando somam 17%. O uso frequente do espaço da biblioteca caiu de 11% para 7% entre os anos de 2007 e 2011. A maior parte dos frequentadores (55%) são do sexo masculino.
Segundo Karina Pansa, que é presidente do IPL, os dados apresentados pelo Ibope Inteligência apontam que hoje o desafio já não é mais possibilitar o acesso das pessoas ao equipamento, mas sim que elas o utilizem.
“O maior desafio é transformar as bibliotecas em locais agradáveis, onde as pessoas gostam de estar, com prazer. Não só para estudar.”, comentou.
Para 71% dos entrevistas a biblioteca representa um local “para estudar”. Na sequência aparece “um lugar para pesquisa”, e depois “lugar para estudantes”.
Outros 16% afirmaram que a biblioteca é um local “para emprestar livros de literatura” e 12% a enxergam como “um lugar para lazer”.
http://www.sobreisso.com/2012/03/28/educacao-75-dos-brasileiros-nunca-foram-a-biblioteca-diz-pesquisa/