Existem as cotas, mas não existe nada verdadeiramente sério para "revolucionar" a educação. Revolucionar seria garantir que os alunos da 5ª série soubessem ler e escrever satisfatoriamente, o que não ocorre atualmente. Fora o fato de alunos estudando em containers, embaixo de árvores, com cinco turmas numa sala, com professor ganhando salário mínimo, etc.
Mas por outro lado vou dizer uma coisa. Agora eu trabalho num instituto federal, que tem cursos superiores e ensino médio junto com técnico. No ensino médio os alunos tem direito a casa, comida e roupa lavada de verdade. A maioria dos professores é mestre ou doutor. Tem laboratórios, salas de aula bem equipadas, vários projetos para eles participarem e o resultado: a grande parte dos alunos é ruim, desinteressada e passa somente com muita ajuda.
Pode ser que a culpa é do fraco ensino fundamental que tiveram, mas sinceramente tenho minhas dúvidas se é só isso mesmo. Se o ensino fundamental fosse igual em estrutura e condições que o instituto federal, não sei não se o panorama seria outro...