0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Chance de ser assassinado no Brasil é 4 vezes maior que no mundoEm relatório das Nações Unidas, país aparece em 16º lugar entre todas as nações do globo com pior índice de homicídios. Taxa é quatro vezes maior que média mundialO Brasil está mais uma vez entre os primeiros lugares em ranking que mede a violência urbana ao redor do mundo. O país é 16º colocado entre os locais com maior taxa de homicídios, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU).Com índice de 25,2 assassinatos para cada 100 mil habitantes, o Brasil se destaca negativamente com número que é quatro vezes maior que a média mundial, de 6,2.O total de assassinatos registrados em 2012, ano base utilizado na pesquisa, ultrapassou 50 mil.Na América do Sul, o país só perde para Colômbia (11º colocado mundial, com 30,8) e Venezuela (2º colocado mundial, com 53,7).No relatório, a ONU afirma que o Brasil é um dos países com a maior estabilidade em relação às taxas registradas ao longo dos anos. Entretanto, ressalta que o número continua muito alto.“A taxa de homicídio no Brasil é estável e alta, enquanto as taxas na Argentina, Chile e Uruguai são estáveis e baixas, o que dá a estes um perfil mais próximo ao registrado nos países da Europa”, diz o relatório.A comparação com outras regiões violentas também não é favorável.Ao contrário do Brasil, “regiões com taxas historicamente altas de homicídio, como a África do Sul, Lesoto, Rússia e países da Ásia Central, estão conseguindo quebrar o seu próprio ciclo de violência e registraram decréscimos em suas taxas”, afirma a ONU.Além disso, o estudo destaca que a estabilidade na média nacional mascara as mudanças significativas que aconteceram entre os estados.Enquanto as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro registraram, respectivamente, queda de 11% e 29% entre 2007 e 2011; a taxa de homicídios cresceu quase 150% na Paraíba e em metade do estado da Bahia no mesmo período.FonteRelatório na íntegra
Se você for branco, classe média, e não morar em periferias pobres eu aposto que as taxas são bem próximas das de Uruguai, Argentina.
Citação de: _Juca_ em 12 de Abril de 2014, 12:16:01Se você for branco, classe média, e não morar em periferias pobres eu aposto que as taxas são bem próximas das de Uruguai, Argentina.Não concordo. Só olhar arrastões nos jardins, morumbi.. assaltos em todas as regiões, o número de conhecidos assaltados, que você vê que não pode afirmar que vivemos mais seguros por sermos brancos e morarmos em bairros bons. Na verdade, essas pessoas se sentem como alvo.
Citação de: _Juca_ em 12 de Abril de 2014, 12:16:01Se você for branco, classe média, e não morar em periferias pobres eu aposto que as taxas são bem próximas das de Uruguai, Argentina.Se você for branco, pobre e morar em periferias pobres acho que também tem muita chance de ser assassinado.O Paraná também tem uma das mais altas taxas de homicídios e lá a maioria da população é branca ou estou enganado?
Eu acho engraçado como brancos de classe média adoram negar que o racismo existe.
Citação de: Barata Tenno em 12 de Abril de 2014, 13:50:10Eu acho engraçado como brancos de classe média adoram negar que o racismo existe.Eu não neguei, só disse que é mais arriscado ser pobre, seja branco ou negro.
Citação de: Pasteur em 12 de Abril de 2014, 13:52:31Citação de: Barata Tenno em 12 de Abril de 2014, 13:50:10Eu acho engraçado como brancos de classe média adoram negar que o racismo existe.Eu não neguei, só disse que é mais arriscado ser pobre, seja branco ou negro.E é extremamente mais comum você ser pobre se você for negro, então é mais arriscado ser negro. Sem contar que mesmo sendo de classe média, negros correm o risco de serem "confundidos" com bandidos e mortos, presos, etc.
Citação de: Madiba em 12 de Abril de 2014, 12:35:01Citação de: _Juca_ em 12 de Abril de 2014, 12:16:01Se você for branco, classe média, e não morar em periferias pobres eu aposto que as taxas são bem próximas das de Uruguai, Argentina.Não concordo. Só olhar arrastões nos jardins, morumbi.. assaltos em todas as regiões, o número de conhecidos assaltados, que você vê que não pode afirmar que vivemos mais seguros por sermos brancos e morarmos em bairros bons. Na verdade, essas pessoas se sentem como alvo.Sim concordo, mas a matéria fala em assassinatos.
Ainda não achei um dado estatístico comparando a taxa homicídios/cor entre os pobres saber o quanto é mais arriscado ser negro.Mas enquanto isso pergunto: por quê no Brasil/América mais pessoas são assassinadas em comparação aos outros continentes?
Citação de: Pasteur em 12 de Abril de 2014, 14:44:35Ainda não achei um dado estatístico comparando a taxa homicídios/cor entre os pobres saber o quanto é mais arriscado ser negro.Mas enquanto isso pergunto: por quê no Brasil/América mais pessoas são assassinadas em comparação aos outros continentes? Acho que o índice de solução de casos é baixo a ponto de não desincentivar a prática.
Desigualdade social, falta de perspectiva de melhora de vida, impunidade, locais sem presença do estado...
Citação de: Pasteur em 12 de Abril de 2014, 13:01:21Citação de: _Juca_ em 12 de Abril de 2014, 12:16:01Se você for branco, classe média, e não morar em periferias pobres eu aposto que as taxas são bem próximas das de Uruguai, Argentina.Se você for branco, pobre e morar em periferias pobres acho que também tem muita chance de ser assassinado.O Paraná também tem uma das mais altas taxas de homicídios e lá a maioria da população é branca ou estou enganado?Sim, mas qual a proporção de negros pobres e brancos pobres? Se a proporção de negros pobres for maior, ainda assim é mais arriscado ser negro. Segundo li por ai, de cada 10 pessoas assassinadas, 7 são negros ou pardos.