Sujeito asqueroso, esse professor. As vezes parece que somos um bando de extremistas. Colega comentou em outro tópico que o Brasileiro não sabe debater. A julgar por isso e pelo comentário do Diego, sobre o pessoal culpando a jornalista pelo linchamento da dona de casa na Internet, ele está correto. Confesso que não acompanho outros debates virtuais, além deste fórum, mas custo a acreditar que isso é o normal. Outro absurdo é essa pressão política. Isso não é inconstitucional, não?
Outra coisa é o caso da moça. Também compartilho das mesmas frustrações com o Estado e as instituições, mas peso as consequências das coisas. O problema de defender a ação de justiceiros é que bandidos não andam com placa no pescoço e o preconceito social e racial existe. Se com o amplo direito à defesa, ao menos em tese, falhas ocorrem, quanto mais sem ele. Um ator negro, dia desses, passou um mês em cana injustamente, confundido com bandido. Sorte dele que foi preso pela polícia, podia ter sido pior, caído nas mãos de justiceiros.
Defendo o direito de falar merda, mas não entendo como alguém pide tratar de assunto delicado como esse sem pesar as consequências, exceto por não ter condições de fazê-lo (falta de conhecimento, discernimento), por não estar em condições de fazê-lo (envolvimento). De outra forma, suponho que não se importa com as consequências - que me parece ser o caso da moça, que aparentemente, só se preocupa com o direito de falar merda.
Não vou defender por isso o "linchamento" que estão fazendo, não que tenha pena, antes que apareça alguém dizendo para adotar, mas também não é por isso que vou amenizar o lado dela.
Para defender que ela acertou, eu teria que supor que os justiceiros, que nem sei quem são, pegaram o moleque em flagrante e não que miraram no primeiro suspeito que acharam, que, dos males o menor, era um bandido e não um ator negro no lugar errado, na hora errada, por exemplo. Isso não é nada improvável.