Os teístas? Mas há diferentes teístas. Os islamitas designam por Alá, os judeus falam de Javé e muitos cristãos também desde que aceitem que se trata do mesmo ser supremo. Os teístas têm todos o mesmo ser supremo?
Teísmo não é religião. Teísmo é tão somente, uma crença na existência de deuses, seja um ou mais de um.
No assunto em pauta estamos falando sobre os Testemunhas de Jeová e o Deus que eles chamam de "Jeová" é o mesmo que os outros crentes chamam de "Deus". Um não desabona o outro. Pode-se chamar do que desejar, "Deus" ou "Jeová" não faz diferença. O Importante é se comunicar.
Portanto, se eu estiver conversando com Cristãos, basta falar "Deus" que eles entendem. E, como o Brasil é um País "Cristão" isso não é um problema.
Mas Alá não teve um filho chamado Jesus (dizem que teve 3 filhas) logo não pode ser o mesmo que Javé.
Mas não deixa de ser um "Deus".
Pergunto-lhe: para si Jesus é Javé feito homem? O ser supremo do antigo Testamento e do novo é o mesmo? Se sim, porque não lhe chama Javé?
Segundo a Bíblia, Jesus é uma pessoa e Deus é outra. Essa coisa de "Trindade" não existe na Bíblia.
Digo isto porque também frequento um blogue cristão fundamentalista onde ninguém contraria a designação de Javé para o deus cristão... Digo deus cristão porque o substantivo próprio Deus deu origem ao substantivo comum deus e daí falarmos de também de deuses... O problema é que quando se fala apenas de Deus não é muito claro de que religião e ser supremo estamos de facto a falar... é preciso precisar....
Aqui no Brasil, se você se dirige a "Deus" como "Jeová" as pessoas irão imediatamente lhe taxar como sendo "TJ".
Mas se dirigir-se apenas como "Deus" não fará diferença alguma.
CONTUDO: Não há problema algum em chamar Deus de algum nome. Jeova, Elohin, El Eliom, etc.