Ok, você disse que o fato de povos procurarem o misticismo e divindades deveria merecer uma pesquisa pela ciência, pelo fato de ser comum a todos os povos. Eu perguntei qual o sentido teria essa pesquisa e você respondeu que seria procurar por um sentido não convencional. Eu não sabendo o que seria um sentido não convencional, perguntei quais são esses sentidos, então você respondeu com uma pergunta sobre o sentido que se usa pra sentir saudade, o que demonstra seu erro de raciocínio já que saudade é um sentimento, e não usamos nenhum sentido para tê-la e também é algo bem comum e não se encaixa na definição de não convencional.
Resumindo, no fim você se contradisse e disse que não estava sugerindo que a ciência pesquise sobre meios não convencionais. Pra mim você está só enrolando, se contradizendo e tentando buscar uma explicação para um assunto que não domina.
• Eu não disse: "o fato de povos procurarem o misticismo e divindades deveria merecer uma pesquisa pela ciência".
• Eu disse que: "Este fato, de tantos povos distintos, possuírem um impulso comum de procurar por "Deus" não seria um norte, para algo que merecesse ser pesquisado?"
• Com o objetivo de questionar se a atitude de simplesmente recusar por falta de provas seja razoável.
• Foi o "_Juca_" quem perguntou: "qual seria o sentido da pesquisa".
• Você disse que "Só é difícil pesquisar algo que não possui hipótese testavel." Ao que eu respondi "Se uma pessoa afirma que "tal fruta" é azeda, qual é a forma mais prudente de testar isso?" esperando que você fosse razoável e dissesse que "é preciso experimentar também", mas você preferiu dizer que "primeira coisa é ver que a fruta existe e não é um sonho" e depois mudou o rumo do diálogo dizendo que "Crer em religião não prova nada, até porque a maioria da população crê em deuses muitas vezes distintos e mutuamente excludentes. Fé é só fé."
• Diante disso eu percebi que você não sabia muito bem o que é "Existência" e por isso pedi para você defini-la. E sua resposta foi "não sei".
• A coisa se arrastou...
• Eu perguntei: "Se você encontra dificuldade em definir a existência, como pode comprovar se algo existe?" ao que você respondeu "Não tenho essa dificuldade. Procure por enunciados existenciais e Popper". ...ou seja: Não respondeu a pergunta e mandou eu procurar algo para "eu mesmo me responder".