Não é café com leite, é série B, ou sub-20: café com leite não pode competir ainda... o Brasil pode, pode entrar em comparação, só não pode entrar nestes termos e com estes adversários.
Dizer que não é recorrente comparar nos tópicos aqui o desempenho do Brasil ao desempenho de países europeu é piada sua

Mas como eu disse, eu compreendo que se faça isso de vez em quando, é mais fácil, é quase automático. Um exemplo foi aquela lista de desempenho escolar que você postou recentemente, é um tanto intuitivo você pegar uma lista com 40 ou 60 países, ver o seu país nas últimas posições e publicar que estamos muito mal.
Contraintuitivo (ou mais trabalhoso) é ficar ponderando sobre na verdade aquela ser uma pesquisa à qual os países aderem voluntariamente e que poucos países em desenvolvimento participam, que 90% ou mais dos países listados naquele resultado são nações de primeiro mundo e que os poucos em desenvolvimento que desejaram participar da anáalise não vão melhor que a pátria de sujeiras... e tem outros fatores: a gente não lê todo dia noticiário sobre o Irã ou sobre a Argentina, os filmes que costumamos ver não são ambientados na Índia ou na Arábia Saudita... é uma tanto razoável e óbvio modelarmos na nossa cabeça "o estrangeiro" como sendo algo dos EUA pra cima (em termos qualitativos).
Eu já imaginava que você fosse rebater minha citação ao sucesso econômico da China, e acho que, mesmo que queira identificar a China como a comparação ideal para o Brasil, você concorda que seria de uma simplificação enorme limitar a coisa em termos econõmicos (sendo assim Catar e Emirados Árabes são exemplos a serem seguidos por Nova Zelândia e Austrália, acho que ninguém aqui é louco)
E não estou falando de vocês, Geo, Agnóstico e turma. Estou falando de nós, eu também, mesmo evitando, de vez em quando caio neste tipo de discurso. E acho que não preciso repetir que sei que nossos funcionários públicos são improdutivos e nossos políticos corruptos e nossos emprespários desonestos, falando de forma generalizante... e que temos muito o que melhorar como povo.