Autor Tópico: Só no Brasil mesmo... Só que não.  (Lida 6360 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Só no Brasil mesmo... Só que não.
« Resposta #50 Online: 17 de Junho de 2014, 11:26:22 »
Quem fala em complexo de viralatas está sendo preconceituoso com os viralatas. Viralatas são considerados muito inteligentes.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 17 de Junho de 2014, 11:35:21 »
Gaúcho, vou insistir no ponto que tenho martelado há um bom tempo neste fórum e já martelei aqui também no tópico, você visitou muitos lugares do mundo (eu nunca saí do Brasil exceto pelo Google Maps, fuck :( ): teria passado também por Índia... China... Rússia... México... maybe, Argentina? Países com condições econômicas e históricas mais próximas da nossa? Que impressões você trás de outros países aos quais você possa ter visitado mas não citou no seu comentário? Ou estes países de primeiro mundo com PIB PPC no mínimo 4 vezes maior que o nosso e arrecadação per capita (PIB PPC x Carga Tributária) pelo menos 5 vezes superior foram todos os que você visitou?

Eu passei por Argentina e Chile, para ficar em dois exemplos mais próximos, e vi pouquíssima sujeira nas ruas das capitais. Os metrôs funcionam muito bem, assim como os demais transportes coletivos.

Há problemas nestes países? Sim, existem e alguns mais graves que os do Brasil. Mas me pareceu que cada um dos habitantes tem um forte compromisso com o bem estar comum.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 17 de Junho de 2014, 11:37:30 »
Eu já acho a expressão "complexo de vira-latas" incorreta. O Brasil é o cu do cachorro.

Qualquer brasileiro que viaje e passe um tempo em países de primeiro mundo sabe disso.

Eu não esperei 10 minutos por um taxi no aeroporto de Amsterdã. E, por curiosidade, foi o único aeroporto da Europa em que eu usei este serviço. Em todos os outros, eu usei metrô/trem, pois é comum os aeroportos terem um terminal deste serviço. Espetacular, tudo que eu precisava fazer antes de chegar ao país era olhar qual a estação mais próxima do meu hotel.

E o trânsito de Londres, em horário de pico, é grande, mas eu não passei 1 minuto trancado nele. Andei por absolutamente toda a cidade usando o metrô, por um preço ridiculamente barato. Tem uma estação "em cada esquina" e o serviço é maravilhoso. Por curiosidade, o maior tempo em que eu esperei um metrô, em toda a Europa, foi 6 minutos, no final da viagem. Até lembro de brincar com minha namorada, dizendo "credo, 6 minutos, o serviço tá decaindo. Ainda bem que daqui a pouco estamos indo embora.".

Eu podia colocar dezenas de exemplos mostrando a grande bosta que é o Brasil comparado com qualquer país de primeiro mundo. Meu deus, eu podia avacalhar e começar a comparar com a NZ ou Austrália, mas algo me diz que quem defende essa completa imundice que é esse país aqui, não se importa com coisas como fatos ou realidade.

E você se sente inferior por causa disso?

Não, me refiro exclusivamente ao país. Um brasileiro não é uma pessoa inferior a um inglês porque o metrô de Londres é supimpa. Isso nem faria sentido.

Beleza, minha bronca é com o complexo de vira-lata, não com as críticas em si, embora não concorde com você quando diz que o Brasil é o cu do cachorro, evidente que você conhece um pouco o exterior, mas não conhece bem o Brasil. Não troco minha qualidade de vida interiorana por nenhum país do mundo, mesmo aqueles bem mais desenvolvidos, mas isso também depende do nível financeiro de cada um. E nunca, jamais iria morar numa capital, mesmo que ganhasse dez mais.

Com dinheiro farto você vive muito bem em qualquer lugar. Até mesmo no interior do Sol. Então isto não é parâmetro para se afirmar que um lugar A é melhor para viver que um lugar B.

E em várias oportunidades parece que o seu problema não é o "complexo de vira-latas" dos outros e sim o próprio chauvinismo.
« Última modificação: 17 de Junho de 2014, 11:39:58 por Geotecton »
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #53 Online: 17 de Junho de 2014, 11:40:23 »
O problema do Brasil é o brasileiro, sem dúvida.

Já aqui você generalizou e mostrou o velho CdV, sem dúvida.

Mas não é óbvio que o que atrapalha o Brasil é a nossa cultura, burocracia, falta de educação, baixa produtividade, classe política, etc., etc., e que tudo isso é reflexo do povo brasileiro? Que isso faz parte de ser brasileiro?

O Brasil tem melhores condições de ser desenvolvido do que a grande maioria dos países que o são. Território enorme, recursos naturais abundantes, uma única língua sem dialetos que impeçam a comunicação, não estamos sujeitos a grandes catástrofes com terremotos, vulcões e tsunamis, há centenas de anos não nos envolvemos em guerras. Por que o país não deslancha, se não for pela própria cultura da população? O que nos impede?

Sim, a questão é histórica, econômica, cultural e geográfica, não se explica simplesmente pelo povo que habita um lugar, ainda mais se o lugar for tão heterogêneo quanto é o Brasil, quando aplicamos esses pontos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 17 de Junho de 2014, 11:41:38 »
...e vi pouquíssima sujeira nas ruas das capitais.

Isso sim é complexo de viralata. Todo brasileiro no exterior é essencialmente um fiscal do lixo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 17 de Junho de 2014, 11:43:03 »
Eu já acho a expressão "complexo de vira-latas" incorreta. O Brasil é o cu do cachorro.

Qualquer brasileiro que viaje e passe um tempo em países de primeiro mundo sabe disso.

Eu não esperei 10 minutos por um taxi no aeroporto de Amsterdã. E, por curiosidade, foi o único aeroporto da Europa em que eu usei este serviço. Em todos os outros, eu usei metrô/trem, pois é comum os aeroportos terem um terminal deste serviço. Espetacular, tudo que eu precisava fazer antes de chegar ao país era olhar qual a estação mais próxima do meu hotel.

E o trânsito de Londres, em horário de pico, é grande, mas eu não passei 1 minuto trancado nele. Andei por absolutamente toda a cidade usando o metrô, por um preço ridiculamente barato. Tem uma estação "em cada esquina" e o serviço é maravilhoso. Por curiosidade, o maior tempo em que eu esperei um metrô, em toda a Europa, foi 6 minutos, no final da viagem. Até lembro de brincar com minha namorada, dizendo "credo, 6 minutos, o serviço tá decaindo. Ainda bem que daqui a pouco estamos indo embora.".

Eu podia colocar dezenas de exemplos mostrando a grande bosta que é o Brasil comparado com qualquer país de primeiro mundo. Meu deus, eu podia avacalhar e começar a comparar com a NZ ou Austrália, mas algo me diz que quem defende essa completa imundice que é esse país aqui, não se importa com coisas como fatos ou realidade.

Não, me refiro exclusivamente ao país. Um brasileiro não é uma pessoa inferior a um inglês porque o metrô de Londres é supimpa. Isso nem faria sentido.

Beleza, minha bronca é com o complexo de vira-lata, não com as críticas em si, embora não concorde com você quando diz que o Brasil é o cu do cachorro, evidente que você conhece um pouco o exterior, mas não conhece bem o Brasil. Não troco minha qualidade de vida interiorana por nenhum país do mundo, mesmo aqueles bem mais desenvolvidos, mas isso também depende do nível financeiro de cada um. E nunca, jamais iria morar numa capital, mesmo que ganhasse dez mais.

Com dinheiro farto você vive muito bem em qualquer lugar. Até mesmo no interior do Sol. Então isto não é parâmetro para se afirmar que um lugar A é melhor para viver que um lugar B.

E em várias oportunidades parece que o seu problema não é o "complexo de vira-latas" dos outros e sim o próprio chauvinismo.

Experimenta colocar aí a questão de forma inversa, na mesma proporção com que dizem que tudo de ruim é simplesmente por ser o Brasil ou o brasileiro e eu te mostro meu chauvinismo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 17 de Junho de 2014, 11:45:55 »

É mesmo?

Em algumas viagens que fiz ao exterior não foram poucas as vezes em que pessoas nativas me narraram, com muita amargura,  situações envolvendo atos ilícitos de brasileiros, ainda que relativamente "pequenos". Embarcar em metrôs saltando a catraca ou passando por ela sem pagar; retirar mais de um exemplar de jornal em pontos de venda automáticos; arrancar flores de jardins públicos; entre outros pequenos delitos; fizeram um estereótipo marcante nos brasileiros e que é de difícil remoção.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 17 de Junho de 2014, 11:48:27 »

Não coloquei a questão como dinheiro farto, mesmo porque não é meu caso, e sim pela falta dele.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 17 de Junho de 2014, 11:48:37 »
Eu e o mundo todo que conhece o brasileiro pelo "jeitinho". E toda vez que alguém aponta alguma coisa ruim com o país ou com o povo é complexo? Daí fica difícil.
Não, porque nem todo o brasileiro é pautado pelo jeitinho, talvez nem seja a maioria, e quando você coloca que alguma coisa ruim com o país ou com o povo é pelo fato de ser brasileiro em si, isso faz parte do complexo de inferioridade, que é tão ruim quanto o oposto, o ufanismo, que as vezes também se manisfesta principalmente nos governos e na TV.

Possivelmente não é a maioria que pratica atos ilícitos.

Mas, por coincidência ou não, a quantidade de relatos sobre mau comportamento de brasileiros nos locais do exterior em que fui é muito maior que o de outras nacionalidades.
« Última modificação: 17 de Junho de 2014, 12:01:03 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 17 de Junho de 2014, 11:52:02 »

Mas não é óbvio que o que atrapalha o Brasil é a nossa cultura, burocracia, falta de educação, baixa produtividade, classe política, etc., etc., e que tudo isso é reflexo do povo brasileiro? Que isso faz parte de ser brasileiro?

O Brasil tem melhores condições de ser desenvolvido do que a grande maioria dos países que o são. Território enorme, recursos naturais abundantes, uma única língua sem dialetos que impeçam a comunicação, não estamos sujeitos a grandes catástrofes com terremotos, vulcões e tsunamis, há centenas de anos não nos envolvemos em guerras. Por que o país não deslancha, se não for pela própria cultura da população? O que nos impede?
Sim, a questão é histórica, econômica, cultural e geográfica, não se explica simplesmente pelo povo que habita um lugar, ainda mais se o lugar for tão heterogêneo quanto é o Brasil, quando aplicamos esses pontos.

Todos os fatores que você relacionou influenciam ou provém de uma população em todos os locais do planeta. Não há como isentar a responsabilidade da nossa população pelas mazelas que lhes são intrínsicas.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 17 de Junho de 2014, 11:53:13 »

Isso sim é complexo de viralata. Todo brasileiro no exterior é essencialmente um fiscal do lixo.

Porquê é 'complexo' se eu mantenho o mesmo comportamento em meu país e no exterior?
Foto USGS

Skorpios

• Visitante
« Resposta #61 Online: 17 de Junho de 2014, 11:54:47 »
Eu e o mundo todo que conhece o brasileiro pelo "jeitinho". E toda vez que alguém aponta alguma coisa ruim com o país ou com o povo é complexo? Daí fica difícil.
Não, porque nem todo o brasileiro é pautado pelo jeitinho, talvez nem seja a maioria, e quando você coloca que alguma coisa ruim com o país ou com o povo é pelo fato de ser brasileiro em si, isso faz parte do complexo de inferioridade, que é tão ruim quanto o oposto, o ufanismo, que as vezes também se manisfesta principalmente nos governos e na TV.

Mas, por coincidência ou não, a quantidade de relatos sobre mal comportamento de brasileiros nos locais do exterior em que fui é muito maior que o de outras nacionalidades.

Mau? :twisted:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #62 Online: 17 de Junho de 2014, 11:56:28 »
Quem fala em complexo de viralatas está sendo preconceituoso com os viralatas. Viralatas são considerados muito inteligentes.

Sem contar que nunca vi um viralatas com complexo de inferioridade. Eles se acham os maiorais. :lol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 17 de Junho de 2014, 11:57:11 »

Porquê é 'complexo' se eu mantenho o mesmo comportamento em meu país e no exterior?

Não sabia que você trabalhava na limpeza pública, sorry.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 17 de Junho de 2014, 11:58:40 »
Mas o brasileiro não é inferior, isso são palavras suas.

Mas está encalacrado na generalização e no estereótipo que a sua simplificação quis dizer. Você disse que o problema do Brasil é o brasileiro. O brasileiro em si não é um problema, dado que teria que considerar todas as pessoas com um nível educacional  muito alto como um problema, ou todas as pessoas que cumprem a lei, que devolvem troco a mais, que atravessam na faixa, que são honestas, que criam bem sua família, etc, até mesmo pela própria cultura que a todos nos é comum, como o Gigaview disse antes.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 17 de Junho de 2014, 12:00:24 »

Experimenta colocar aí a questão de forma inversa, na mesma proporção com que dizem que tudo de ruim é simplesmente por ser o Brasil ou o brasileiro e eu te mostro meu chauvinismo.

Desculpe, mas eu não entendi.

Pode reformular e ou explicar melhor?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 17 de Junho de 2014, 12:01:17 »

Mas, por coincidência ou não, a quantidade de relatos sobre mal comportamento de brasileiros nos locais do exterior em que fui é muito maior que o de outras nacionalidades.

Mau? :twisted:

Obrigado.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 17 de Junho de 2014, 12:02:17 »

Não coloquei a questão como dinheiro farto, mesmo porque não é meu caso, e sim pela falta dele.

E eu coloquei a questão que, para os endinheirados, não existem lugares ruins. Apenas lugares que eles ficam menos tempo.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 17 de Junho de 2014, 12:03:13 »

Não sabia que você trabalhava na limpeza pública, sorry.

Sim, trabalho eventualmente.

Inclusive auditando a 'sujeira' de outros.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 17 de Junho de 2014, 12:05:42 »

Desculpe, mas eu não entendi.

Pode reformular e ou explicar melhor?

Da mesma forma que rebaixam o Brasil por causa do brasileiro em si, se alguém ressaltar alguma qualidade dizendo que isso é próprio do brasileiro de uma foram generalizante, estaria recorrendo ao mesmo erro.

Na verdade é bizarro ter que ficar explicando aqui para vocês porque a generalização é uma bosta.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #70 Online: 17 de Junho de 2014, 12:23:55 »
Mas o brasileiro não é inferior, isso são palavras suas.

Mas está encalacrado na generalização e no estereótipo que a sua simplificação quis dizer. Você disse que o problema do Brasil é o brasileiro. O brasileiro em si não é um problema, dado que teria que considerar todas as pessoas com um nível educacional  muito alto como um problema, ou todas as pessoas que cumprem a lei, que devolvem troco a mais, que atravessam na faixa, que são honestas, que criam bem sua família, etc, até mesmo pela própria cultura que a todos nos é comum, como o Gigaview disse antes.

Não é um estereótipo, é a realidade. O povo brasileiro é o povo do jeitinho, o povo da burocracia, o povo da malandragem. É simplesmente como "nós" somos. E isso não torna as pessoas inferiores de maneira nenhuma, não tem nenhum complexo aqui. O problema é como isso reflete no nosso país.

E claro que existem pessoas altamente educadas, pessoas com uma outra mentalidade, pessoas que devolve o troco a mais, etc, assim como existem homens no Irã que defendem direitos iguais para as mulheres, só que aqui, assim como no Irã, ou essas pessoas não são maioria, ou elas são ofuscadas pelos maus atos da parte que todo o mundo conhece. De qualquer maneira, tanto o Brasil quanto o Irã não são conhecidos por essas pessoas altamente educadas, honestas e com ampla consciência social, e essas pessoas, infelizmente, não causam tanto reflexos positivos no país quanto as outras pessoas causam negativos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 18 de Junho de 2014, 04:58:03 »

O Juca viu a propaganda do PT de que o melhor do Brasil é o brasileiro é meio que bastou para sair repetindo e, notem, usando o mesmo bordão /, ofensa contra quem não acredita, o tal do complexo de vira latas que seu ídolo tanto disse.

Se o Lula tivesse dito que o melhor do brasil são os índios tupi, dale devolução de propriedade para eles.

Juca o Brasil é a porcaria mesmo.

Donna se você aposta que brasileiros que vão para o exterior ficam doido de saudades podem até existir mas eu conheço uma tonelada que estão mais que felizes lá principalmente se o clima tem calor.  Miami, California, Portugal, Espanha..  os caras quando vem para cá vem cheio de saudades depois se desesperam para ir embora.

E sobre países do mesmo nível, Colombia e Chile são bem mais resolvidos que agente.
« Última modificação: 18 de Junho de 2014, 05:13:48 por Madiba »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 18 de Junho de 2014, 05:03:14 »
Madiba, uma coisa é o modelo de saúde que é admirado em todo mundo, outra coisa é colocar em ação esse modelo. Um pais como os EUA, por exemplo, pode pegar o MODELO BRASILEIRO DE SAÚDE e pô-lo em prática bem melhor do que conseguimos. Dizer que não sabemos gerir é um complexo de vira latas.

Cada vez que bater o CVL, dê uma lida nas respostas do Donatello nesse tópico: santo remédio, impecável!

Gaúcho, você também.
:histeria: :histeria: :histeria:

Então calma la nosso modelo (uma teoria) é super bom e invejado ainda que não funcione o que prova que nossos intelectuais tupiniquins podem fazer utopias sem sentido e os gringos não percebem isso é aplaudem.

O SUS é uma merda, já está provado por banco mundial, TCU, imprensa, etc..

E sim, já está provado que é falta e incapacidade de gestão.  Lembra? tipo absentismo, roubo, falta de planejamento, compras super faturadas que são largadas, gente morrendo na fila,  câncer em níveis altos devido à espera por consulta, ambulancias apodrecendo, hospitais parados..

Vamos lá..  Isso é a definição de merda quer você goste por algum motivo esotérico ou não.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 18 de Junho de 2014, 05:11:19 »
e estrangeiros que vivem aqui advindos de países civilizados só gostam (em gerql) quando as condições materiais que lhe são oferecidas aqui são muito superior ao que teriam em seu país.  O caso mais interessante é de uma australiana divorciada (bem gostosa aliás)  que não pode deixar o Brasil por causa dos filhos e simplesmente acha que isso é uma bagunça e que em geral somos desonestos.

Um alemão que conhecia até gostava más foi se aposentar em Cartagena mesmo, deixou sua namorada brasileira (se vêem a cada 6 meses)

Claro que vai ter gente vindo da Suécia que gosta daqui, minha sogra é um caso, mas ela tem uma filha que não sai daqui e frequentemente, depois de 40 anos no Brasil, ela se enfeza pela falta de educação do brasileiro Brasil sil sil.. Interessante que bem antes de mim ela já falava que o PT era gente desqualificada, meio óbvio para quem v de um país desenvolvido, eu demorei mais.

Vamos lá então..  como disse o Gaúcho aqui é o cu do cachorro,  e infelizmente não consigo sair.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #74 Online: 18 de Junho de 2014, 08:36:08 »
Eu viajo anualmente diversas vezes ao exterior e convivo aqui com vários estrangeiros, normalmente o pessoal que gosta mais daqui, é o pessoal que gosta de folia e cachaçada. A turma mais "caseira" costuma achar uma bosta não-limpável cenários como o do nosso trânsito, desorganização em aeroportos, dificuldade na obtenção de informações básicas e etc.

Em suma, estou alinhado com a turma dos vira-latas e frequentemente me irrito com o comportamento do brasileiro, quando estou em situações (frequentes) que demandam boa postura e cooperação social. A maior parte dos problemas do Brasil esta vinculada ao brasileiro e costuma me envergonhar.

Existe muita coisa bacana no brasileiro também, mas não o suficiente pra não cagar num país naturalmente tão massa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!