Lembrei de dois casos:
Uma amiga viajou até a Alemanha e voltou elogiando a educação do povo alemão, lembrando que as pessoas não se ofendem no meio da rua, não ficam se acotovelando, se empurrando ou buzinando a toa (palavras DELA, não conheço a Alemanha então não sei atestar se isso é verdade ou não). Bom, daí eu lembrei que um dia ela me deu carona e um motoqueiro parou para atender o celular, ela parou o carro ao lado dele e gritou: Ô IMBECIL!!
Um amigo foi para o Japão, voltou apaixonado, disse que foi numa loja, comprou um aparelho eletrônico, ele apresentou problemas, ele voltou a loja e o atendente se prontificou a trocar por outro, quando ele fez menção de apresentar a nota o vendedor disse que não precisava, afinal se ele foi ali trocar era ÓBVIO que ele tinha comprado ali mesmo; e lembrou de casos no Brasil onde foi tratado como "bandido" na loja onde comprou o bem e este apresentou defeitos. Esse mesmo cara, aqui no Brasil, certa vez trocou a placa interna de um monitor (a época os monitores CRT de 15 polegadas eram caríssimos) bom por um queimado no local onde trabalhava.