Hodiernamente o que vejo como "progressista" é a defesa de tudo o que é atrasado. Marina Silva não é vendida como "Progressista"? PSOL? REDE?
Tecnicamente progressista e liberal seriam praticamente sinônimos, com "progressista" sendo ênfase (ou isolamento) no aspecto social do termo, talvez a fim de fugir ou não confundir com o econômico (de intervencionismo minimalista na economia). Então estariam em suas definições de dicionário coisas como defesa de igualdade de direitos, igualdade racial, sexual (inclusive para GLBETC). De modo geral, em direção contrária de valores "conservadores", que não serão necessariamente o extremo oposto, mas irão na direção oposta, ou no mínimo "omissão", não-priorização disso.
Mas, devido a polarização e maniqueísmo nos discursos políticos, isso não será sempre consistente. No Brasil, de um lado rotularão enaltecedoramente como "progressistas" a pró-vidas cristãos fundamentalistas (como a Marina Silva, e acho que a dançarina do mensalão também, ao menos pró-vida), e do outro, colocarão o outro lado todo como ameaça aos valores e bons costumes, ao mesmo tempo em que algumas vezes falam de um "conservadorismo" que já é a favor de casamento gay, não vê nada demais nisso.
E, no Brasil e no mundo, comumente os mais barulhentos serão também idiotas que farão com que muitos sintam algum embaraço com a associação, ironicamente tendo posturas bastante análogas às de ativismo conservador e até de extrema-direita, inclusive na violência.