Não é culpa do islã, apenas uma curiosa e infeliz assimilação/adoção oficializada em algum grau, inclusive sendo exportada (por muçulmanos), diferentemente do que acontece com outras religiões.
Não tenha tanta certeza que não é exportada por pessoas de outras religiões. Se alguma familia africana cristã adepta a prática se mudar para a Inglaterra, ela por ser cristã deixará a sua cultura na África! 
O que quis dizer é que, fora da África, é uma prática praticamente exclusiva de muçulmanos.
Mas talvez não ter havido incorporação da tradição pela religião faça com que não-muçulmanos que migrem de fato tenham maior tendencia a abandonar a prática, com o contato com as comunidades locais, e saber então não ser uma obrigação ou "honra" religiosa, diferentemente do que ocorre com muçulmanos.
Negar essa relação não ajuda a eventualmente acabar com as vítimas disso, é apenas manobra de marketing para o islã, colocado em importância acima de suas vítimas humanas.
Pelo contrário, apontar uma falsa causa é que não ajuda. Deixar claro pras famílias muçulmanas que o Islã não suporta tal atitude
Mas o islã suporta, conforme exposto. Isso não é uma causa falsa, dizer que não há essa associação que é falso.
Talvez haja alguma argumentação islâmica contra possível, desconheço, e talvez esse caminho seja mais fácil por ter menos "choque" cultural-religioso, do que tentar desencorajar a prática sem tentar compatibilizar isso com o que eles têm como religiosamente correto.
Algo um pouco como variações de evangélicos tentando convencer a outros que mulheres podem usar calças, e que não tem problema ver TV (ainda existem evangélicos assim? Acho que faz um bom tempo que não vejo), em vez de apenas "pelo amor de deus, isso é uma besteira sem tamanho, larguem mão disso".
Na verdade, a defesa religiosa será provavelmente até mais forte do que a que os evangélicos poderiam fazer, já que acho que esses comportamentos são bem mais indiretamente inferidos como corretos, diferentemente da MGF, expressamente corroborada em alguns textos islâmicos.
é um grande aliado para se abandonar a prática cultural (milenar pré judaísmo) como está ocorrendo na Gambia. Mas acho que você não leu nenhum link que eu trouxe... 
Li sim. Acho que você não leu o que eu trouxe, já que insiste nisso de não haver ligação religiosa com a prática.