Eles adoram mostrar casos de fome no mundo e dizer "O capitalismo deu certo para quem?!"
Ora, deu certo para 7,5 bilhões de pessoas. Afinal, a maioria delas tem uma vida bem melhor que teria no passado.
E, na verdade, só estão vivas porque existe o capitalismo, caso contrário a população mundial seria muito menor e elas não existiriam.
Eu não sei se fazer comparações com épocas passadas é a melhor forma de analisar a nossa situação atual, ainda mais falando sobre a superpopulação. Nós vencemos os problemas (mais ou menos) que nossos ancestrais enfrentavam, mas temos todo um conjunto de novos problemas que são extremamente graves.
Sim, a revolução industrial, agrícola e tecnológica permitiu que a população, que levou dezenas de milhares de anos para chegar a 1 bilhão (por volta de 1840), pulasse para mais de 7 bilhões em relativamente pouco tempo. E isto é um problema sério, mas não sei se é o caso de culpar o capitalismo.
Possíveis soluções:
- Uns 5 bilhões de voluntários para morrer e desafogar o planeta
- Reduzir o crescimento populacional e criar novas tecnologias para produzir mais sobrecarregando menos o meio ambiente
- Todo mundo passa a comer menos, consumir menos, usar as coisas até ficarem imprestáveis e então reciclar etc., além de reduzir o crescimento populacional
Não dá para culpar diretamente o capitalismo pelo salto populacional, mas dá para culpar o modelo consumista (do qual o capitalismo é dependente) pelo estrago ambiental causado pelos 7,5 bilhões de pessoas. Destas 7,5 bilhões de pessoas, você tem que lembrar que há mais de 2 bilhões de chineses e indianos que estão querendo consumir o mesmo que os europeus, mais toda a america latina que está, também, aumentando o seu padrão de consumo e sem contar com a África que tem uma parcela enorme vivendo com padrões de séculos atrás que deveria aumentar o seu consumo.
As 7,5 bilhões de pessoas por si só não é gente em excesso, mas essas pessoas querendo viver todos com o padrão europeu é inviável. E note que eu usei a Europa como modelo desejável e não os EUA.
As pessoas nem precisam diminuir o consumo de alimento, basta uma conscientização para a necessidade de reeducação alimentar. Não precisa parar de comer carne, pode-se diminuir o seu consumo trocando um pouco por vegetais. Com isso menos bovinos seriam criados, menos área de cultivo de grãos seriam usados para alimentá-los e essa área poderia ser usada para cultivo de vegetais para humanos.
E não é só o padrão de consumo de alimentos que está matando o planeta, têm muito mais coisas.
Aquecimento global é uma questão urgente, cedo ou tarde nós vamos ter que nos adaptar a um mundo onde não será possível viver da forma como nós vivemos. Estamos fazendo algo de concreto para lidar com esse problema? Não, não estamos.
Nós estamos vivendo ainda na crise de 2008. Quem tem dinheiro para investir não está investindo por medo de perder o dinheiro. Os investidores precisam de segurança para aplicar o seu dinheiro (dai vem a importância dos Índices de Confiança do mercado financeiro). Nós temos um problema urgentíssimo que deveria estar sendo combatido ferozmente. Os investidores deveriam estar confiantes o suficiente para poder investir em tecnologias de energia renovável com a segurança de ver o seu investimento dando lucros estratosféricos, lucros estes correspondentes à dimensão do problema. Esses investimentos que não estão sendo feitos poderiam ser o motor da retomada econômica fazendo o capitalismo reviver. Por que estes investimentos não estão sendo feitos? Porque idiotas de grandes corporações fizeram todo um estrago criando dúvidas e até mesmo aversão nas pessoas sobre a questão. Aquecimento global é visto como fantasia pelas pessoas. Qual investidor vai botar seu dinheiro em algo que não é visto como urgente? Foi o capitalismo minando as suas próprias bases.