A Venezuela não é uma democracia, mas ser uma democracia não importa aqui. É normal um senado de um país mandar uma comissão a outro para participar de atos políticos contra o governo local? E esse governo local deve permitir isso?
Eu realmente não lembro.
Qual foi o seu comentário quando o então presidente Silva esteve na Venezuela e condenou - atacando - veementemente a oposição e a imprensa de lá?
Você condenou o senhor Silva na ocasião?
Nem me lembrava disso, ainda assim, teria de ver como foi para tomar uma posição (dependendo do caso seria sim condenável), mas não sei se seria o mesmo caso. Agora quem está indo é O Senado, não é uma posição individual. Não é, por exemplo, a participação do senador Aécio em uma manifestação no exterior, é uma manifestação do Senado do Brasil. Mas você pode procurar algum comentário meu a época, se houve algum.
Essas coisas também têm todo um componente político e diplomático que deve ser considerado. Uma comissão do senado não teve autorização para entrar no país com um avião militar, diz então que vai de avião comercial, de ônibus, da forma que for. Como se a entrada no país dependesse da vontade dele apenas (não pode ser negado visto de entrada?). E quando chegar lá? Vai para se encontrar com a oposição? É uma representação do senado, o encontro deve ser via governo local ou parlamento local, tendo toda uma tratativa diplomática antes. Eles ainda vão para o local onde estão os presos políticos assim? Sem mais nem menos? Que poder eles possuem para passar por cima da autoridade local? E depois de tudo ainda vão se reunir para ato contra o governo e criticar o governo na mídia local? Uma coisa doida.
E isso nada tem a ver com liberdade de expressão ou liberdade de associação, tem a ver com relações internacionais.
Melhor seria o senado apresentar moção de censura ou propor sanções econômicas ou políticas. Até mesmo a expulsão da Venezuela do Mercosul. Mas resolvem fazer a voisa maks esdrúxula, como se o país vizinho fosse o quintal.