Pagão, qual é a visão dos partidos de esquerda portugueses acerca da Venezuela? É a mesma imbecilidade do partidos de esquerda brasileiros? Ou isso não se comenta muito por aí?
Sei que Portugal está sendo governado na Asembleia Nacional pela chamada Frente de Esquerda, por isso a curiosidade.
https://pt.wikipedia.org/wiki/XXI_Governo_Constitucional_de_Portugal
Gauss, sobre a Venezuela há um silêncio excessivo entre a classe política portuguesa, não se "ataca" nem se "defende" o que está a acontecer. Há uma certa preocupação devido à grande comunidade portuguesa que lá vive e devido aos negócios que todos os últimos governantes portugueses fomentaram com os governos chavistas, com visitas de parte a parte e muitos empresários metidos também... Julgo que os venezuelanos não têm cumprido muito daquilo a que se comprometeram.
Todavia, quando se trata de comentário político nas comunicação social (e há aqui numerosos programas de televisão e rádio de comentário político) tanto os comentadores de direita quantos os de esquerda denunciam o desrespeito pelas regras democráticas do chavismo, não se ouve ninguém a defender o chavismo, nem mesmo os assumidamente comunistas se manifestam pró e antes ficam calados...
Na minha opinião, Portugal não está a ser governado por uma Frente de Esquerda. Está a ser governado por um partido socialista de centro esquerda e bem moderado, abertamente pró-União Europeia (talvez o partido português mais pró-U.E.), que apenas procura manter o Estado Social o mais possível (sistema nacional de saúde, escola pública, sistema de pensões) e nem fala de socialismo, apenas fala de contrariar aquilo que chamam de neoliberalismo.
O que acontece é que, fora do governo (este é só formado pelo partido socialista) há dois partidos de esquerda que apoiam o governo nas votações no parlamento (o bloco de esquerda e o partido comunista português), porque doutra maneira o governo cairia e eles sabem que o regresso da direita ao poder seria muito provável com novas eleições. Isto ocorre porque o bloco de direita ganhou a últimas eleições e foi preciso que os dois partidos de extrema esquerda (bloco de esquerda + comunistas) aceitassem apoiar um governo do partido socialista para afastar a direita do poder..., mas com o compromisso de que essa extrema esquerda não entraria no governo... Ou seja, não há Frente de Esquerda a governar Portugal, apenas apoios parlamentar como única forma de evitar o regresso da direita ao poder... E como digo, o partido socialista faz uma política muito moderada..., alguns comentadores até dizem que não encontram socialismo nessa política (só tem havido forte polémica com a retirada de alguns subsídios estatais a colégios privados... e pouco mais).
Além disso, foi recentemente eleito um Presidente da República de direita.... E que tem feito ele?... Apoiar ao máximo o governo do partido socialista!!!!... Excentricidades lusitanas...