Autor Tópico: Forbes comprova: mulheres ricas (quase) não existem  (Lida 6055 vezes)

Offline Georg Hagedorn

• Nível 13
  • *
Forbes comprova: mulheres ricas (quase) não existem
« Online: 27 de Setembro de 2014, 01:19:45 »
Área correta?

Em lista de mais de 1.600 bilionários publicada nesta segunda-feira, apenas 16 mulheres construíram sozinhas a própria fortuna
Os números são autoexplicativos. Entre 1.645 bilionários, apenas 172 são mulheres e somente 16 (o equivalente a 1% do total) delas construíram a própria fortuna às custas de seu trabalho — e não por herança ou um divórcio bilionário. Das dezesseis ricaças, sete são americanas, quatro são chinesas, duas são britânicas — e há ainda uma russa, uma natural de Hong Kong e outra de Macau para fechar a curta lista. No Brasil, dos 65 bilionários mostrados pela Forbes, 14 são mulheres — todas herdeiras de pais, maridos ou ex-maridos. Nenhuma delas está no comando das empresas que herdaram.
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/forbes-comprova-mulheres-ricas-quase-nao-existem

Tenho interesse em saber a opnião do povo do fórum sobre.
"Alguma frase aleátoria na assinatura"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Forbes comprova: mulheres ricas (quase) não existem
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2014, 08:13:58 »
Área correta?

Em lista de mais de 1.600 bilionários publicada nesta segunda-feira, apenas 16 mulheres construíram sozinhas a própria fortuna
Os números são autoexplicativos. Entre 1.645 bilionários, apenas 172 são mulheres e somente 16 (o equivalente a 1% do total) delas construíram a própria fortuna às custas de seu trabalho — e não por herança ou um divórcio bilionário. Das dezesseis ricaças, sete são americanas, quatro são chinesas, duas são britânicas — e há ainda uma russa, uma natural de Hong Kong e outra de Macau para fechar a curta lista. No Brasil, dos 65 bilionários mostrados pela Forbes, 14 são mulheres — todas herdeiras de pais, maridos ou ex-maridos. Nenhuma delas está no comando das empresas que herdaram.
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/forbes-comprova-mulheres-ricas-quase-nao-existem

Ótima questão.

Mas tenho quase certeza que será mais um tópico sobre embates sexistas.
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2014, 08:50:27 »
Alguém pode reescrever para mim o que este texto diz (isto é: que leitura vocês fizeram do trecho quotado, que informações vocês tiram dele) só por curiosidade :)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2014, 09:42:15 »
Área correta?

Ótima questão.

Não tem embate, isso é um fato, desde os mais pobres até os mais ricos as mulheres estão em tremenda desvantagem.

Online Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2014, 09:51:29 »
[babaca]mulheres não ficam ricas às próprias custas porque gastam tudo com sapatos[/babaca porém sincero]
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2014, 10:24:32 »

desde os mais pobres
No seu mundinho de fadas, só no seu mundinho dos contos de fadas... porque no mundo real os mais pobres de qualquer sociedade (por definição os moradores de rua) são sempre majoritariamente homens (geralmente divorciados que abandonam a casa em favor da ex-mulher/filhos e ficam sem parada).

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2013/08/1331884-maioria-dos-moradores-de-rua-sao-homens-desiludidos-com-o-amor.shtml
http://www.cbs.nl/en-GB/menu/themas/bevolking/publicaties/artikelen/archief/2010/2010-3266-wm.htm
http://www.coalitionforthehomeless.org/the-catastrophe-of-homelessness/facts-about-homelessness/

Do resto bateu preguiça de falar :)
« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 14:07:48 por Pai Donna de Irôko »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2014, 11:04:55 »
desde os mais pobres

No seu mundinho de fadas, só no seu mundinho dos contos de fadas... porque no mundo real os mais pobres de qualquer sociedade (por definição os moradores de rua) são sempre majoritariamente homens (geralmente divorciados que abandonam a casa em favor da ex-mulher/filhos e ficam sem parada).

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2013/08/1331884-maioria-dos-moradores-de-rua-sao-homens-desiludidos-com-o-amor.shtml
http://www.cbs.nl/en-GB/menu/themas/bevolking/publicaties/artikelen/archief/2010/2010-3266-wm.htm
http://www.coalitionforthehomeless.org/the-catastrophe-of-homelessness/facts-about-homelessness/

Do resto bateu preguiça de falar :)

O mundinho é meu, tem certeza?

http://www.ipea.gov.br/retrato/indicadores_pobreza_distribuicao_desigualdade_renda.html

Offline Gregory House

• Contas Excluídas
  • Nível 06
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2014, 12:11:27 »
Exige muita agressividade nos negócios, correr riscos e receber muita pressão pra vc chegar no topo.

Muitos homens tentam, mas a maioria tá fadado ou à vida comum ou a miséria.

Na minha própria experiência as mulheres preferem a estabilidade do que correr riscos, não quer dizer que não tenha pontos fora da curva. Assim, não eh todo homem que chega lá(claro) ou querem chegar, mas nessa minoria de pessoas que construíram sua fortuna elas são mais minoria ainda.

Fazer oq?? Nada, isso não vai mudar.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 12:13:59 por Gregory House »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2014, 13:54:23 »
Área correta?

Ótima questão.

...

Parabéns, Geo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2014, 14:00:09 »
Os homens não só são os mais ricos (YAY! E agora, mulheres?) como são também os mais pobres (coitadinhos de nós, as verdadeiras vítimas da sociedade matricarcal mimimimimi...)

HOMENS 2 x 0 (ZÉÉÉEŔO) mulheres

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2014, 14:11:36 »
É, Buck, foi isso mesmo que eu disse, parabéns :)

E Juca, você continua conseguindo interpretar números estatísticos que é uma beleza (ou não lendo os dados que posta, ou os dois... o que é mais provável ::) dá uma lidinha nas tabelas da fonte que você passou de novo, se precisar de ajuda não se envergonhe de chamar)

E Diego, o quê que foi? Quer jogar xadrez de novo? Vai se borrar em cima da mesa e sair voando sem dar um pio depois de ver que fez caquinha desta vez não né? (é, eu sei, parece até que eu tenho o rei na cabeça) :)
« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 14:41:27 por Pai Donna de Irôko »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2014, 14:29:24 »
Exige muita agressividade nos negócios, correr riscos e receber muita pressão pra vc chegar no topo.

Muitos homens tentam, mas a maioria tá fadado ou à vida comum ou a miséria.

Na minha própria experiência as mulheres preferem a estabilidade do que correr riscos, não quer dizer que não tenha pontos fora da curva. Assim, não eh todo homem que chega lá(claro) ou querem chegar, mas nessa minoria de pessoas que construíram sua fortuna elas são mais minoria ainda.

Fazer oq?? Nada, isso não vai mudar.
Muito boa resposta, embora concisa, eu teria algumas coisas a colocar sobre ela (não que fosse fechar o tópico, isto é amplo demais) mas com certeza a sua linha de raciocínio para explicar tanto porque os mais ricos quanto os mais pobres dos humanos são homens é algo que acho que dá para seguir como uma linha ao longo da qual devem estar distribuídas pistas.

Em adicional eu perguntaria umas coisas bobas que talvez sirvam como estas tais pistas que podem ser achadas seguindo a corda que você puxou como:

Será que a Iris Abravanel se preocupa muito com o fato de a maior parte dos bens da família estarem EM NOME do Senor? Será que é mesmo relevante saber no nome de quem estão as riquezas DA FAMÍLIA num sistema legal como o da maioria dos países ocidentais (onde há garantias a ex-cônjugues e filhos e filhas são tratados de forma igual quanto a herança)?

Será que dá pra traçar outros padrões analizando esta lista feita pela Forbes como quais as profissões que enriqueceram mais pessoas e comparar o resultado tendo em mente quais as profissões que as mulheres e os homens preferem seguir?

Será que por motivos fundamentalmente biológicos (nossa cauda de pavão ainda é a carteira) os homens não têm maiores motivos para buscar conquistar fortunas por si próprios (o que inclusive poderia estar, como você já puxou na cordinha, relacionado com o maior risco de falirem e ficarem na merda)?

Fico por aqui, tô com preguiça e sono mesmo :)
« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 14:59:27 por Pai Donna de Irôko »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2014, 14:55:16 »
E Diego, o quê que foi? Quer jogar xadrez de novo? Vai se borrar em cima da mesa e sair voando sem dar um pio depois de ver que fez caquinha desta vez não né? (é, eu sei, parece até que eu tenho o rei na cabeça) :)

:lol:
Tá certin... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2014, 15:32:14 »
[...]

O rei eu não diria, mas a coroa...  :biglol:
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2014, 15:32:55 »
[...]

O rei eu não diria, mas a coroa...  :biglol:
http://noodlemaz.wordpress.com/2013/02/14/confessions-of-a-former-misogynist/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Setembro de 2014, 15:53:30 »
Será que por motivos fundamentalmente biológicos (nossa cauda de pavão ainda é a carteira) os homens não têm maiores motivos para buscar conquistar fortunas por si próprios (o que inclusive poderia estar, como você já puxou na cordinha, relacionado com o maior risco de falirem e ficarem na merda)?

Na linha de biologia pura não se precisaria nada além de que homens têm maior variação, mais burros e mais inteligentes, enquanto as mulheres são mais medianas (ou medíocres, para usar como provocação gratuita o que é tecnicamente um sinônimo). E QI se correlaciona com renda. Então, com o mundo sendo a grosso modo meritocrático e a situação social das pessoas decorrendo em grande parte de suas aptidões inatas, é esse o resultado esperado.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Setembro de 2014, 16:01:43 »
Editado: resposta duplicada (em vez de editar esta eu acabei respondendo ao mesmo quote em outra resposta mais abaixo)  :olheira: :stunned:
« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 17:03:58 por Pai Donna de Irôko »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Setembro de 2014, 16:07:38 »
Os países coloridos de acordo com riqueza:

Para ajudar a nos indagarmos sobre as diferenças biológicas entre as pessoas dos diversos países, causando seus diferentes níveis de riqueza e freqüências de milionários.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Setembro de 2014, 16:30:22 »
Cade os ateus e satanistas?
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Setembro de 2014, 16:38:41 »

Na linha de biologia pura não se precisaria nada além de que homens têm maior variação, mais burros e mais inteligentes, enquanto as mulheres são mais medianas (ou medíocres, para usar como provocação gratuita o que é tecnicamente um sinônimo). E QI se correlaciona com renda. Então, com o mundo sendo a grosso modo meritocrático e a situação social das pessoas decorrendo em grande parte de suas aptidões inatas, é esse o resultado esperado.

Uma coisa não anula a outra: a cauda de pavão (digo: a carteira e o Camaro amarelo) é uma explicação biológica possível mais pela via da ecologia/etologia/biologia da reprodução; a variabiilidade genética diferenciada entre machos e fêmeas seria uma explicação biológica pelo lado da genética de populações.

Em outro tópico, o da diferença de salários aberto pelo Skeptikós, o mesmo Gregory postou um (bom) artigo que apresentava por alto esta hipótese.

Achei plausível na hora mas agora estou um tanto confuso com a própria validade desta premissa. Até desfolhei o Ridley aqui pra ver se achava uma luz (não achei :/)

Edit: tinha aberto um off-topic sobre a questão da variabilidade genética mas desabri, acho que preciso estudar mais e debater menos  :hihi:
« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 16:59:55 por Pai Donna de Irôko »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 27 de Setembro de 2014, 17:00:58 »
Off-topic: nunca ia imaginar que os Tristes Múmias de Jeová fossem os mendigos da América. Para mim estava mais para uns classemedistas típicos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Setembro de 2014, 17:46:09 »

Uma coisa não anula a outra: a cauda de pavão (digo: a carteira e o Camaro amarelo) é uma explicação biológica possível mais pela via da ecologia/etologia/biologia da reprodução; a variabiilidade genética diferenciada entre machos e fêmeas seria uma explicação biológica pelo lado da genética de populações.

E ambas não anulam "história e sociedade" (que se mescla com "etologia"), nem "sorte" (individual e como parte da história). Que provavelmente têm muito a ver com riqueza, provavelmente mais do que biologia, especialmente no nível de bilionários. Tanto para a distribuição em geral, quanto para diferenças entre homens e mulheres.

Mas sei lá, quem sabe descobrem um "gene da prosperidade financeira" em algumas variantes do cromossomo Y, ou outro lugar, mas expresso na presença de testosterona (africanos tem mais estrógeno, talvez isso ajude a explicar a pobreza do continente!). Ou só testosterona em geral; uma das teorias da etiologia da homossexualidade masculina é ação de testosterona/"excesso", e eles também são mais ricos que os heterossexuais.

http://www.huffingtonpost.com/2012/12/06/gay-people-more-financially-secure_n_2249677.html

Homens 2 x LGBTSDFSDFSS 1 x mulheres Z-E-R-O

Tem jeito não, mulheres. Perderam. Homens ainda no topo. A ameaça gayzista no entanto é real e preocupante.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Setembro de 2014, 18:00:15 »
E ambas não anulam  (...)
É, cê voltou foda em Buck, ta que pariu :(
Em adicional eu perguntaria umas coisas bobas que talvez sirvam como estas tais pistas que podem ser achadas seguindo a corda que você puxou como:

Será que a Iris Abravanel se preocupa muito com o fato de a maior parte dos bens da família estarem EM NOME do Senor? Será que é mesmo relevante saber no nome de quem estão as riquezas DA FAMÍLIA num sistema legal como o da maioria dos países ocidentais (onde há garantias a ex-cônjugues e filhos e filhas são tratados de forma igual quanto a herança)?

Será que dá pra traçar outros padrões analizando esta lista feita pela Forbes como quais as profissões que enriqueceram mais pessoas e comparar o resultado tendo em mente quais as profissões que as mulheres e os homens preferem seguir?

Porque novamente foi isso que eu fiz, eu resumi a bagaça toda à uma hipótese biológica e não apenas coloquei a questão do dinheiro servir como cauda de pavão na nossa espécie como uma das pistas possíveis puxando um pouquinho a cordinha que o Gregory muito bem tinha colocado, sequer dizendo que os pontos que eu listei pudessem resumir toda a questão (muito pelo contrário, deixando verbalmente claro que não resumiam e que a questão me parece muito mais complexa que isso) .

Porque faz muita diferença se o maior "sucesso reprodutivo" de homens mais ricos (o que explicaria em parte um maior empenho em enriquecer e o maior risco de falir por parte dos homens, pela minha hipótese) é dito de natureza biológica ou sociológica, aliás.

Sério, de boa, sei lá que motivos te levaram do fórum mas realmente você voltou bem modificado, deve ter acontecido algo bem drástico :|

« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 18:05:18 por Pai Donna de Irôko »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Setembro de 2014, 18:17:59 »
:hein: Não vejo diferença.

Que parte da motivação do homem em enriquecer seja impressionar mulheres não me parece ser provavelmente uma explicação significativa nem para a origem de bilionários/ricos individuais, ou mesmo da diferença entre homens e mulheres. Se for para apostar num fator principal biológico-social seria em maior competitividade, independentemente de impressionar mulheres. Isso, competitividade pura, independente de quão impressionante seja ao sexo oposto, deve ser parte da explicação de coisas como por que mais homens jogam xadrez.

Mas competitividade não é algo puramente biológico. Em algumas sociedades as mulheres são mais competitivas que os homens.

http://freakonomics.com/2013/10/09/what-can-a-ball-and-a-bucket-teach-us-about-why-women-earn-less-than-men/

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Setembro de 2014, 18:21:17 »
Você é biólogo não é, Buck?

Sugiro assistir este documentário que já postei aqui alguns tempos atrás (no seu recesso) e fez algum sucesso sendo bem avaliado por vários foristas mesmo, os não afeitos a ideias ultraigualitaristas/antipseudoigualitaristas/masculinistas/"misóginas". Talvez te faça lembrar que nossa humanidade não anula a nossa animalidade, que os padrões ecológicos e vias metabólicas e pressões seletivas ambientais que você estudou na faculdade para cachorros e macacos continuam valendo em nós mesmo que possamos modulá-los de alguma forma "consciente".

Se não quiser assistir tudo, assista pelo menos a partir dos 34 minutos (e sobretudo a última fala do primo do Borat), são só 4 minutinhos :)

<a href="https://www.youtube.com/v/G0J9KZVB9FM" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/G0J9KZVB9FM</a>

(e se gostar e quiser assistir as outras partes que falam de raça, sexualidade, violência, inatidão ou não do aprendizado/comportamento e comportamento sexual é só jogar "norway brainwash documentary" no Google)
« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 20:26:00 por Pai Donna de Irôko »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!