Saiu a metodologia do CoxaLorentz
Pra mim é o seguinte.
A verdadeira pesquisa foram as urnas:
mi = milhões de votos aproximadamente
Aécio ficou com 35 mi, Marina 22 mi e Dilma 43 mi. Eduardo 1 mi, Pastor 1 mi, Levy 0.5 mi e Luciana 2 mi
- Quem votou no Eduardo, Levy e no Pastor vai migrar pro Aécio, e quem votou na Luciana vai pra Dilma, ficando 38 x 45
- 50% da Marina vai pro Aécio, 30% pra Dilma e 20% indecisos, totalizando 49 x 52
- Dos 43 mi que votam na Dilma, digo que metade (22 mi) votam por causa dos programas sociais. Destes é possível que metade (11 mi) estejam insatisfeitos devido à precariedade dos serviços de saúde, segurança em crise e volta da inflação, e portanto dispostos a mudar de lado caso o Aécio consiga convencê-los. Se ele convencer metade, são 5 mi a mais pro Aécio e 5 mi a menos pra Dilma, ficando em 54 x 47
- Dos indecisos vindos da Marina (4.5 mi), é possível que 2/3 migrem pro Aécio por causa do apoio público dela e o restante pra Dilma. Então ficaria 57 x 49.
- Dos restantes dos nulos, indecisos e abstenções, que são 38 mi, diria que metade continuarão assim, sobrando 19 mi para serem distribuídos entre os dois.
- Se metade for pra cada um, termina com 66 x 55, sobrando 19 mi e fica Aécio com 55% dos votos válidos.
(EDIT - errei aqui, coloquei metade da metade pra Dilma, o correto seria 66 x 58)
Os outro 5% do CoxaLorentz eu atribuo ao debate da Globo, onde o Aécio sempre se sai bem, e o fato de terem jornalistas e indecisos fazendo perguntas.
Acho que o Aécio tem mais chances de abocanhar indecisos justamente porque se são indecisos, não possuem uma ideologia, e votarão com mais pragmatismo, ou pelo menos em quem tem mais carisma. E Aécio leva nas duas situações.