Deve ser de prioridade absoluta a criação de lei que proíba a compra de votos através dos programas sociais, para que isso nunca mais se repita.
O que você quis dizer? Não vejo como uma lei pode ser utilizada para proibir que pessoas beneficiadas por programas sociais votem em quem aprovou o programa. Uma das coisas em jogo em uma eleição também não é se as pessoas querem programas sociais?
Poderia proibir que esses programas já estabelecidos fossem citados em propaganda, e principalmente, que fosse feita a ameaça de que os rivais querem acabar com eles, tirar a "comida do seu prato".
Claro que partidos corruptos ainda assim fariam isso, principalmente "por fora", mas talvez em teoria reduzisse.
Mas não tem muito jeito. A única forma disso mudar mesmo é levar o desenvolvimento que se tem nas regiões onde o PT perde para as demais regiões. O problema é fazer isso apesar do PT.
Sendo sincero,acho importante bolsas para pessoas vulneraveis mas por tempo limitado,tipo seguro desemprego,sendo bem simplista.Mas o estagio que se chegou não vejo um tratamento para essa dependência,tirar ou diminuir é impossível para um futuro governo e isso futuramente vai arrastar cada um de nós para o buraco.
Eu não vejo "tanto" problema quanto ao tempo recebido, em especial nas regiões mais atrasadas, de baixa renda, enquanto a economia não engrena. O problema é mesmo é usarem isso para explorar as pessoas por votos (muitos pensam que são Dilma e Lula, ou algum intermediário, que lhes "dão" isso, não sendo seu direito, mas presente), e a economia ficar parada.
Nos EUA em alguns lugares eles têm ou tiveram algo que aumentava um acréscimo ao salário de acordo com o aumento do salário. A idéia era aumentar esse incentivo a trabalhar mais ou a trabalhos que pagam mais. E depois a coisa vai diminuindo novamente até que a pessoa fica só com o próprio rendimento. Não sei se deu o resultado intencionado.