Enquete

Como seria um país apenas com Sul e SP? Seria bom para os dois novos países?

Excelente para os dois.
SP e Sul teriam um padrão de vida aproximado com países desenvolvidos, o restante iria cair de padrão devido à escassez de recursos que atualmente recebem de estados superavitários
SP e sul iriam ser prejudicados.  Mal para ambos.
Ambos ganham. O restante iria ser beneficiado por ter que caminhar com as próprias pernas e SP e sul também.

Autor Tópico: Dois novos países: Sul e SP, e o restante.  (Lida 21338 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Dois novos países: Sul e SP, e o restante.
« Online: 29 de Outubro de 2014, 22:31:21 »
Cenário hipotético onde uma separação nesse formato ocorresse. Somente em SP iria ficar 280BI que atualmente são consumidos pelos Estados mais pobres (de maneira irresponsável). Como seria SP e Sul (país A)  e o resto (país B)?

Seria bom para os dois novos países?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Dois novos países: Sul e SP, e o restante.
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2014, 22:48:40 »
Babaquice.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:01:02 »
Babaquice o que? Cenário hipotético, sou em princípio contra a segmentação, mas a falta de recursos para o restante poderia gerar mais busca por eficiência (você ter que pagar por suas despesas é sempre uma ótima lição, quer seja uma criança ou um conjunto de pessoas).  E o país A iria bombar por definição.

A questão também poderia ser resolvida por um pacto federativo mais inteligente.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:14:57 »
Cara, no Facebook esse tipo de idéia eu entendo, mas não esperava aqui no clube cético.

Vamos expulsar os pobres, ai eles aprendem a se virar e não atrapalham os ricos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:22:08 »
Babaquice.

Cara, no Facebook esse tipo de idéia eu entendo, mas não esperava aqui no clube cético.

Vamos expulsar os pobres, ai eles aprendem a se virar e não atrapalham os ricos.

Se vocês discordam do tópico, não participem dele.

Se vocês acham que é uma ode ao preconceito ou um perigo à integridade da República Federativa do Brasil, o denunciem.

Mas se participarem, façam uma análise crítica das proposições, sem adjetivações grosseiras e nem 'gracinhas'.

Fica a advertência.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:23:56 »

O pais A teria seus pobres, assim como o B seus ricos. Não é questão de expulsar os pobres, a questão é se esse modelo de subsídio sem fim nos trará a algum lugar.

E não, prefiro o Brasil inteiro, prefiro acreditar que possamos encontrar alguma maneira de fazer isso ir para frente. Mas nada é sagrado, e de verdade existe sim a possibilidade dos dois países se beneficiarem.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:30:26 »
Geo, idéias babacas devem ser chamadas de idéias babacas, se formos deixar de chamar idéias babacas de babacas devemos fechar os tópico sobre religiões, 99% das nossas participações são chamando ideias religiosas de babacas, groselhas, chamando religiosos de ignorantes por ter e aceitar tais ideias. Ninguém ofendeu ninguém ainda, se acalme.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:33:22 »

O pais A teria seus pobres, assim como o B seus ricos. Não é questão de expulsar os pobres, a questão é se esse modelo de subsídio sem fim nos trará a algum lugar.

E não, prefiro o Brasil inteiro, prefiro acreditar que possamos encontrar alguma maneira de fazer isso ir para frente. Mas nada é sagrado, e de verdade existe sim a possibilidade dos dois países se beneficiarem.

Então é coincidência você querer separar a parte mais pobre do Brasil , aquela que não compartilha dos seus ideais políticos e econômicos?  Será que sua falta de apreço pela democracia é tão grande assim? Vamos juntar quem concorda comigo de um lado e quem discorda do outro, foda-se se eles vão passar fome, o meu lado vota comigo.

E se os pobres do seu lado se juntarem e votarem no PT? Separa de novo?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:33:56 »
e de quem é essa idéia babaca? Não é minha, larga de você de babaquice. Isso aqui é uma avaliação de cenários, se acha que o cenário é inadequado, diga isso e o porquê. Quando você achar alguém que defenda a separação do país, diga para ele que a idéia dele é babaca.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:35:47 »
Eu não disse que a idéia era sua, disse que a idéia é babaca.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:39:05 »
Geo, idéias babacas devem ser chamadas de idéias babacas, se formos deixar de chamar idéias babacas de babacas devemos fechar os tópico sobre religiões, 99% das nossas participações são chamando ideias religiosas de babacas, groselhas, chamando religiosos de ignorantes por ter e aceitar tais ideias. Ninguém ofendeu ninguém ainda, se acalme.

Caro Barata

Você é um dos foristas de maior potencial argumentativo que tem neste fórum, embora abuse de vez em quando dos espantalhos. Assim sendo, faça uma análise crítica sobre as assertivas propostas, desconstruindo-as argumentativamente porque ao contrário do que muitos imaginam, a proposta de fracionamento de um país em dois ou mais não tem nada de absurdo. Basta ver os casos da Espanha e da Itália.

Em relação aos tópicos sobre religiões, crenças e mitos há muita participação argumentativa de qualidade. A situação se deteriora geralmente quando algum religioso re-apresenta os mesmos argumentos já refutados de forma insolente.

E eu estou calmo, embora um pouco esfomeado.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:40:26 »

Ok, então diga porque é babaca, porque senão parece coisa de quem não sabe debater. Não resolveria o problema porquê? Por mais que eu ache que pessoas / instituições / estados / "qualquer coisa" que receba dinheiro sem ter que prestar contas fica evidentemente dependente e a espera desse recurso a ponto de não se mover adequadamente, acho que não existe garantias de que o país B iria se mover de maneira sustentável em um curto prazo, levando a ser criado um país extremamente pobre sem perspectiva ao lado de um país rico. Se for esse cenário, não vale. Vale apenas o que pode melhorar o A e o B.

Agora, que deveriam pensar em algo mais inteligente, não tenho dúvidas. Alguém sabe do modelo americano?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:50:11 »

Caro Barata

Você é um dos foristas de maior potencial argumentativo que tem neste fórum, embora abuse de vez em quando dos espantalhos. Assim sendo, faça uma análise crítica sobre as assertivas propostas, desconstruindo-as argumentativamente porque ao contrário do que muitos imaginam, a proposta de fracionamento de um país em dois ou mais não tem nada de absurdo. Basta ver os casos da Espanha e da Itália.

Em relação aos tópicos sobre religiões, crenças e mitos há muita participação argumentativa de qualidade. A situação se deteriora geralmente quando algum religioso re-apresenta os mesmos argumentos já refutados de forma insolente.

Sim, é absurdo querer expulsar os pobres de casa porque eles não concordam de você, esse papo de separação parece coisa de criança mimada que não conseguiu o que queria e quer fugir de casa porque o irmão é preferido. Diferente de Itália e Espanha, aqui os dois lados nunca foram povos ou nações diferentes, sempre dividiram nacionalidade, idioma, a maior parte da cultura.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:53:15 »

Então é coincidência você querer separar a parte mais pobre do Brasil , aquela que não compartilha dos seus ideais políticos e econômicos?

E porquê ele não poderia pensar assim?

Pessoas e regiões só permanecem juntos quando há objetivos e ganhos comuns. A manutenção de uma dada integridade territorial em que não existam estas condicionantes só existe sob a coerção. E que se desintegra quando cessa esta 'força'. Vide o caso da Iugoslávia.

Será que sua falta de apreço pela democracia é tão grande assim?

Você critica o EUA, porque a democracia foi substituída por uma plutocracia.

Você acha que o que ocorreu no Brasil foi um ato plenamente democrático, sem influência nenhuma do poder econômico, das oligarquias e de uma relação de dependência do governo central?

Vamos juntar quem concorda comigo de um lado e quem discorda do outro, foda-se se eles vão passar fome, o meu lado vota comigo.

Passar fome?

Você conhece o Nordeste e o Norte?

Não há a menor possibilidade deles passarem fome, especialmente o Nordeste, porque possuem ótimos solos agricultáveis.

A miséria que existe por lá é o resultado do controle da economia e da política por oligarquias anacrônicas e da baixa educação formal do povo.

Espantalho.
Foto USGS

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:53:36 »
Se a celeuma que se instalou nas redes sociais por conta do resultado das eleições, onde a metade de baixo do país se revoltou com a parte de cima e vice-versa, até poderia ser uma discussão interessante. Mas diante do atual clima do país, considero um assunto espinhoso.

Lembrando que deve ser bastante ofensivo aos foristas do Norte-Nordeste (eu moro em Brasília mas sou baiano- embora esse tema não me afete em nada!) ter que discutir esse tema depois te tanta coisa triste que já rolou.

Não vou votar porque não concordo com nenhuma das opções, mas vou acompanhar (na medida do possível e do saco) a discussão.

Saudações

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:56:41 »

Ok, então diga porque é babaca, porque senão parece coisa de quem não sabe debater. Não resolveria o problema porquê? Por mais que eu ache que pessoas / instituições / estados / "qualquer coisa" que receba dinheiro sem ter que prestar contas fica evidentemente dependente e a espera desse recurso a ponto de não se mover adequadamente, acho que não existe garantias de que o país B iria se mover de maneira sustentável em um curto prazo, levando a ser criado um país extremamente pobre sem perspectiva ao lado de um país rico. Se for esse cenário, não vale. Vale apenas o que pode melhorar o A e o B.

Agora, que deveriam pensar em algo mais inteligente, não tenho dúvidas. Alguém sabe do modelo americano?

Durante séculos o sul e o sudeste receberam todo o foco de desenvolvimento do governo central, ficando o norte e o nordeste abandonados, agora que um lado cresceu e pode ajudar o outro a se desenvolver, o que aliás vem acontecendo, vamos abandona-los a própria sorte e que se foda? Esse papinhp de separação que surgiu em São Paulo é pura birra de quem não conseguiu aquilo que quer e quer revanche.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:58:27 »

Caro Barata

Sim, é absurdo querer expulsar os pobres de casa porque eles não concordam de você, esse papo de separação parece coisa de criança mimada que não conseguiu o que queria e quer fugir de casa porque o irmão é preferido. Diferente de Itália e Espanha, aqui os dois lados nunca foram povos ou nações diferentes, sempre dividiram nacionalidade, idioma, a maior parte da cultura.

Absurdo é você não reconhecer que as pessoas tem o direito de se rebelar contra o que elas acham que está errado, mesmo que isto vá contra os seus ideais humanistas.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Outubro de 2014, 00:00:56 »

Durante séculos o sul e o sudeste receberam todo o foco de desenvolvimento do governo central, ficando o norte e o nordeste abandonados, agora que um lado cresceu e pode ajudar o outro a se desenvolver, o que aliás vem acontecendo, vamos abandona-los a própria sorte e que se foda? Esse papinhp de separação que surgiu em São Paulo é pura birra de quem não conseguiu aquilo que quer e quer revanche.

Apenas uma correção:

O governo central é que existe em função das unidades federativas porque o primeiro não produz 'porra' nenhuma.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Outubro de 2014, 00:05:36 »
Se a celeuma que se instalou nas redes sociais por conta do resultado das eleições, onde a metade de baixo do país se revoltou com a parte de cima e vice-versa, até poderia ser uma discussão interessante. Mas diante do atual clima do país, considero um assunto espinhoso.

Lembrando que deve ser bastante ofensivo aos foristas do Norte-Nordeste (eu moro em Brasília mas sou baiano- embora esse tema não me afete em nada!) ter que discutir esse tema depois te tanta coisa triste que já rolou.

Não vou votar porque não concordo com nenhuma das opções, mas vou acompanhar (na medida do possível e do saco) a discussão.

Saudações

Não reconhecer que existem discordâncias profundas porque o nosso modelo federativo e o arcabouço legal que o rege estão mais do que ultrapassados é muito pior do que uma discussão ampla. E esta questão é muito anterior a esta ou qualquer outra eleição.

Evitar a discussão de tais problemas com argumentos de piedade ou de orgulho não contribuirá para dissipar o 'mal-estar' que se instalou com o acirramento emocional do último pleito nacional.
Foto USGS

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Outubro de 2014, 00:08:47 »
Absurdo é você não reconhecer que as pessoas tem o direito de se rebelar contra o que elas acham que está errado, mesmo que isto vá contra os seus ideais humanistas.
Concordo com esse direito. Concordo até com a discussão.

Só não concordo com o momento. :umm:

Saudações

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 30 de Outubro de 2014, 00:09:56 »

Então é coincidência você querer separar a parte mais pobre do Brasil , aquela que não compartilha dos seus ideais políticos e econômicos?

E porquê ele não poderia pensar assim?

Pessoas e regiões só permanecem juntos quando há objetivos e ganhos comuns. A manutenção de uma dada integridade territorial em que não existam estas condicionantes só existe sob a coerção. E que se desintegra quando cessa esta 'força'. Vide o caso da Iugoslávia.

Não existe uma cisma de rumos no país, a Dilma ganhou no RS do Sul no primeiro turno, o Aécio ganhou no segundo por pouco, a cidade de São Paulo tem um prefeito petista. Essa história de separação só surgiu entre os que não gostam de ser contrariados, típico de criança mimada.

Será que sua falta de apreço pela democracia é tão grande assim?

Você critica o EUA, porque a democracia foi substituída por uma plutocracia.

Você acha que o que ocorreu no Brasil foi um ato plenamente democrático, sem influência nenhuma do poder econômico, das oligarquias e de uma relação de dependência do governo central?

Os dois lados da disputa estão aliados ao poder económico, as oligarquias. O que faltou foi um adversário decente e não uma merda quase igual a que esta lá.

Vamos juntar quem concorda comigo de um lado e quem discorda do outro, foda-se se eles vão passar fome, o meu lado vota comigo.

Passar fome?

Você conhece o Nordeste e o Norte?

Não há a menor possibilidade deles passarem fome, especialmente o Nordeste, porque possuem ótimos solos agricultáveis.

A miséria que existe por lá é o resultado do controle da economia e da política por oligarquias anacrônicas e da baixa educação formal do povo.

E isso vai mudar do ia pra noite e na manhã seguinte da separação todo mundo estaria feliz e rico?

Espantalho.

Se o motivo da separação é ficar longe de quem não concorda com quem é a favor de tal, porque parar no nordeste? Se o Rio Grande do Sul votar no PT de novo, como fez no primeiro turno, vamos separar também, e separamos todas as vezes que eles se sentirem contrariados, a premissa não muda.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Outubro de 2014, 00:11:07 »
Evitar a discussão de tais problemas com argumentos de piedade ou de orgulho não contribuirá para dissipar o 'mal-estar' que se instalou com o acirramento emocional do último pleito nacional.
Mais uma vez: considero o momento inoportuno.

Mas, quando se passar das justificativas para os argumentos, tentarei contribuir e participar.

Saudações

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Outubro de 2014, 00:11:23 »
Lembrando que nos EUA, uma cidade ou estado pode ter falência decretada. Não me parece que  simplesmente despejar dinheiro no nordeste e norte seja redistribuição de renda, mas sim manutenção do status quo para políticos e na verdade, acaba sendo prejudicial ao próprio estado.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2014, 00:13:33 por Madiba »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Outubro de 2014, 00:12:19 »
Concordo com esse direito. Concordo até com a discussão.

Só não concordo com o momento. :umm:

Saudações

Sim, eu até entendo e aceito isto.

Mas não concordo de maneira alguma com a ideia de que alguém deve aceitar sempre e obsequiosamente todas as decisões que a prejudicam em nome do bem coletivo.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #24 Online: 30 de Outubro de 2014, 00:12:55 »
Acho que seria legal o centro oeste, Minas, Espírito Santo e Rondônia.
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!