Enquete

Como seria um país apenas com Sul e SP? Seria bom para os dois novos países?

Excelente para os dois.
SP e Sul teriam um padrão de vida aproximado com países desenvolvidos, o restante iria cair de padrão devido à escassez de recursos que atualmente recebem de estados superavitários
SP e sul iriam ser prejudicados.  Mal para ambos.
Ambos ganham. O restante iria ser beneficiado por ter que caminhar com as próprias pernas e SP e sul também.

Autor Tópico: Dois novos países: Sul e SP, e o restante.  (Lida 21341 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Dois novos países: Sul e SP, e o restante.
« Resposta #75 Online: 30 de Outubro de 2014, 02:30:33 »
4024 vs 14525

Se houver uma guerra fica meio chato pra São Paulo e Sul....
pacas.. Tem que colocar Sul e Sudeste kkkk

Agora eu fiquei pensando, será que a pouca quantidade de bases e efetivo em São Paulo tem a ver com 1932? Ou teria outros motivos mais práticos?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 30 de Outubro de 2014, 02:32:01 »
4024 vs 14525

Se for uma guerra rápida, sim. Se for prolongada, nem tanto.

Elabore

Acho que ele quis dizer o que aconteceu com o Japão. Tojo sabia que se os EUA não fosse à mesa após Pearl Harbor o Japão fatalmente perderia devido a quantidade desproporcional da economia e recursos dos EUA. Em uma guerra longa, a indústria do país A e os seus recursos seriam diferenciais absurdos. Embraer está em SP por exemplo. E com capital, poderia comprar armas ao médio prazo que o país B não poderia. Mas só se fosse uma guerra longa o que seria difícil com tamanha desproporção. Não sei bem o que é PNRs.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 30 de Outubro de 2014, 02:32:27 »
4024 vs 14525

pacas.. Tem que colocar Sul e Sudeste kkkk

Agora eu fiquei pensando, será que a pouca quantidade de bases e efetivo em São Paulo tem a ver com 1932? Ou teria outros motivos mais práticos?
bingo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 30 de Outubro de 2014, 02:36:01 »

Por esta tabela evidentemente separar o sul e SP criaria um país muito rico, com muitos recursos financeiros, já que a arrecadação seria totalmente aplicada na região.

Seria também um país muito dependente de petróleo e de vários minérios e não sei se seria autossuficiente em energia elétrica. Acredito que sim em razão da grande produção do Paraná. Seria sim o 1º país com altos índices de desenvolvimento na América do Sul. Acredito sinceramente que a população seria muito beneficiada e, teoricamente, poderia ser garantida saúde e educação pública de qualidade para todos.

No entanto, o que sobrasse do Brasil seria um país com muitas dificuldades. Seria muito forte na agricultura em razão do centro-oeste estar com ele e teria ainda um forte parque industrial concentrado no Rio de Janeiro e parte em Minas. Mas teria também muitos pobres e a arrecadação não seria suficiente para garantir um Estado de Bem-Estar Social nos moldes do Brasil atual. Acredito que Brasília iria sucumbir totalmente, já que não possui indústria nenhuma para sustentá-la e a máquina pública teria que ser reduzida drasticamente. Seja como for, seria um país extremamente rico em recursos naturais, ainda imenso em tamanho, que poderia ter muito futuro, mas passaria décadas em extremas dificuldades e a população sofreria muito.

Agora da forma que propõe separar, igual na votação, criaria um país extremamente rico, com enormes áreas agricultáveis, milhões de pobres, mas não tantos. A arrecadação seria imensa e ainda teria muito petróleo, já que o ES faria parte.

O país que sobrasse NE, MG e RJ seria de fato o Brasilistão. O Rio de Janeiro e Belo Horizonte iriam sucumbir de tanta pressão, assim como outras capitais "ricas" como Recife e Salvador, que possuem um razoável parque industrial. Mesmo na agricultura a produção talvez não seria suficiente. Seria algo extremamente nazista, como fazer um muro e cercar os pobres e deixarem que morram.
de acordo. A divisão da maneria como você coloca ia gerar uma bomba de pobreza. Mas da maneira do cenário inicial o país B iria ser sim uma potência do agribusiness, poderia ser a médio prazo viável!

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #79 Online: 30 de Outubro de 2014, 02:42:04 »
4024 vs 14525

Elabore

Acho que ele quis dizer o que aconteceu com o Japão. Tojo sabia que se os EUA não fosse à mesa após Pearl Harbor o Japão fatalmente perderia devido a quantidade desproporcional da economia e recursos dos EUA. Em uma guerra longa, a indústria do país A e os seus recursos seriam diferenciais absurdos. Embraer está em SP por exemplo. E com capital, poderia comprar armas ao médio prazo que o país B não poderia. Mas só se fosse uma guerra longa o que seria difícil com tamanha desproporção. Não sei bem o que é PNRs.

Petróleo e aço ficariam no país B, sem isso as indústrias do país A param, o país B venderia isso para outros países e teria mais dinheiro pra se armar, isso sem contar pra que lado ia o apoio americano e eu acho que iria pro outro lado, mais recursos naturais.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 30 de Outubro de 2014, 02:46:26 »
Os EUA seriam fundamentais e realmente não está claro qual seria sua posição. Pode pensar que um brasil dividido tenha menos influência e se abster. Ou não. Quanto ao petróleo, o Putin vende para qualquer um.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 30 de Outubro de 2014, 02:53:48 »
Pelo que vi no link,  esse quadro é real! Meu deus!
http://arte.folha.uol.com.br/poder/2014/10/27/a-economia-do-voto/

Não sei se o quadro abaixo é verdadeiro. Da mesma maneira que um estado fica dependente da verba e não se mexe, um benefício como o do bolsa família deveria ser acompanhado de medidas de fomento a produtividade e a economia para tirar as pessoas do programa.

A verba que um estado recebe deveria reduzir com o passar do tempo. E deveria ter meta claras de investimento para que ele possa ter a verba reduzida.

SP paga 280BI, e esse dinheiro faz muita falta também para resolver os problemas imensos que esse estado possui.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Rhyan

• Visitante
« Resposta #82 Online: 30 de Outubro de 2014, 06:55:57 »
Por mim, cada estado brasileiro seria um novo país, e a imigração/emigração seria livre assim como o comércio. Isso só tende a melhorar todas as regiões e as pessoas votariam com os pés.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #83 Online: 30 de Outubro de 2014, 07:00:26 »
Movimento República de São Paulo é um mov. separatista liberal:
https://www.facebook.com/MrspOficial?fref=ts

Tem esse Movimento Nordeste Independente (não sei se é sério)
https://www.facebook.com/Movimento.NE.independente?ref=br_rs

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 30 de Outubro de 2014, 07:53:38 »
Tudo bem brincarmos de secessão do Brasil e analisarmos cenários, mas concordo com o Barata, na prática é uma idéia idiota e preconceituosa.

"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:11:59 »
[...]
Não tenho certeza de que ocorreria uma guerra civil se houvesse um consenso.

Acho mais provável que uma guerra seria iniciada pelo poder central e não pelas duas (ou três) regiões separatistas.

Tentar a separação é ilegal, o governo é obrigado a reprimir atos de revolta. Como os soldados reagiriam se ordenados pelo governo? Os militares snao conhecidos por serem bem nacionalistas, onde ficaria a fidelidade deles?

Não tenho certeza de que ocorreria uma guerra civil se houvesse um consenso (entre as regiões separantes).

Acho mais provável que uma guerra seria iniciada pelo poder central e não pelas duas (ou três) regiões separatistas. E neste caso, o governo central agiria usando as forças armadas para não permitir que o próprio poder fosse reduzido. Guerra Civil.

:)

Não conseguem consenso nem pra eleger uma presidente, vai ter consenso sobre um assunto muito mais complexo..... Ahã..... Aliás, o que seria consenso? 50%?60%?70%? 90%?

Pensei que estivesse claro.

Consenso aqui significa que (hipoteticamente) a maioria das populações das regiões que formariam os novos países (hipoteticamente), digamos Paulisulândia (SP e região sul), Nortecentristalândia (regiões Norte e Centro-Oeste) e Nordestelândia (Nordeste, MG, RJ e ES) concordariam de modo pacífico com a separação. Só isto.

Não comece a colocar os seus espantalhos com base em percentuais.
Foto USGS

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #86 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:12:53 »
Tudo bem brincarmos de secessão do Brasil e analisarmos cenários, mas concordo com o Barata, na prática é uma idéia idiota e preconceituosa.
Quanto mais leio, mais me convenço disso  :umm:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:13:19 »
4024 vs 14525

Para começar nem sei de que lado o exército ficaria... Os batalhões ou regiões militares nem são formados 100% de nativos. As pessoas são brasileiras e não sei que lado escolheriam. Não significa que defenderiam o Estado de seu nascimento ou o local onde estão residindo no momento.

A maioria do exército responderia ao governo central.

As possíveis deserções ficariam por conta dos soldados da região que pretenderia se separar.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:18:51 »
[...]
Mas mais uma vez, a separação não é o única forma de resolver um pacto federativo ruim.

E ninguém aqui defende a separação a priori.

O que está em discussão são hipóteses e desdobramentos delas.

Alguns reagem como se tivessem vislumbrado o prenúncio de uma extinção cretácica ao mesmo tempo que ignoram a História, que está repleta de casos de separatismo e de 'uniões' por causas as mais diversas e sórdidas, inclusive.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #89 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:23:42 »

Essa ideia uma tremenda babaquice como já disse aqui, surgiu do mesmo grupo de eleitores do Aécio que acha que os pobres que votaram no PT são ignorantes, especialmente do Nordeste, do mesmo grupo que se posa como superior e fica destilando preconceitos e babaquices na internet e nas ruas, e em geral são pessoas de classe média alta inconformadas com o jogo democrático, e esquecem ou ignoram totalmente que existe um outro contingente de pessoas de classe média alta que votou no PT.

Para separar SP ou o Sul do Brasil porque são eleitores do Aécio é um negócio tão burro, mas tão burro que não sei como alguém pode levar em conta. E como faria com a maciça votação que a Dilma teve também nesses estados, mandariam embora os 8 milhões de eleitores que ainda votaram no PT em SP por exemplo, ou criariam guetos para os eleitores do PT dentro das cidades? Façam-me um favor, essa babaquice é uma merda.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2014, 09:26:13 por _Juca_ »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:25:11 »
Movimento República de São Paulo é um mov. separatista liberal:
https://www.facebook.com/MrspOficial?fref=ts
[...]

Embora já faça 6 (seis) anos que não vou ao Nordeste, o fato é que desde a minha primeira ida (em 1980), eu já encontrei lá muitas pessoas de diversas camadas sociais (mas preponderantemente na classe média local e nas grandes cidades) que também aspiravam a uma 'separação' porque se achavam exploradas pelos 'sulistas'.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:28:10 »
Essa ideia uma tremenda babaquice como já disse aqui, surgiu do mesmo grupo de eleitores do Aécio que acha que os pobres que votaram no PT são ignorantes,
[...]

Errado.

Há muitas pessoas no Nordeste, especialmente nos grandes centros, que também se sentem exploradas e desejam a separação do resto do Brasil.

Você vai colocar a culpa disto nos eleitores do Aécio também?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:30:40 »
[...]
Para separar SP ou o Sul do Brasil porque são eleitores do Aécio é um negócio tão burro, mas tão burro que não sei como alguém pode levar em conta.
[...]

O seu reducionismo e o seu desconhecimento são impressionantes.

Ideias separatistas, com diferentes graus de apoio e penetratividade, existem no Sul, no Centro-Oeste, em São Paulo e até mesmo no Nordeste muito antes desta última eleição.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:30:56 »

Essa ideia uma tremenda babaquice como já disse aqui, surgiu do mesmo grupo de eleitores do Aécio que acha que os pobres que votaram no PT são ignorantes, especialmente do Nordeste, do mesmo grupo que se posa como superior e fica destilando preconceitos e babaquices na internet e nas ruas, e em geral são pessoas de classe média alta inconformadas com o jogo democrático, e esquecem ou ignoram totalmente que existe um outro contingente de pessoas de classe média alta que votou no PT.

Para separar SP ou o Sul do Brasil porque são eleitores do Aécio é um negócio tão burro, mas tão burro que não sei como alguém pode levar em conta. E como faria com a maciça votação que a Dilma teve também nesses estados, mandariam embora os 8 milhões de eleitores que ainda votaram no PT em SP por exemplo, ou criariam guetos para os eleitores do PT dentro das cidades? Façam-me um favor, essa babaquice é uma merda.

Podemos fazer o seguinte: O Sul maravilha se separa do Nordeste, e fica livre da pobraiada burra. Depois, procura a região mais pobre da superpotência que surgirá, e separa também, e assim por diante, até ficarem pequenos países como a "República dos Jardins" e assemelhados. Ou, talvez, melhor ainda: pequenas mansões-estados, onde os ricos e elegantes que tem 5 BMWs na garagem podem evitar o contato com a outras mansões-estados de mais baixo nível, que tem apenas 4 BMWs nas garagens ou menos.
"Deus prefere os ateus"

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:31:50 »
[...]
Para separar SP ou o Sul do Brasil porque são eleitores do Aécio é um negócio tão burro, mas tão burro que não sei como alguém pode levar em conta.
[...]

Ideias separatistas, com diferentes graus de apoio e penetratividade, existem no Sul, no Centro-Oeste, em São Paulo e até mesmo no Nordeste muito antes desta última eleição.

E são na maioria das vezes, se não todas, baseadas em preconceitos e julgamentos falhos de "nós contra eles".
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:32:21 »
Essa ideia uma tremenda babaquice como já disse aqui, surgiu do mesmo grupo de eleitores do Aécio que acha que os pobres que votaram no PT são ignorantes,
[...]

Errado.

Há muitas pessoas no Nordeste, especialmente nos grandes centros, que também se sentem exploradas e desejam a separação do resto do Brasil.

Você vai colocar a culpa disto nos eleitores do Aécio também?

Nunca vi, tenho empregado nordestino, amigos nordestinos, já viajei bastante para o Nordeste e nunca vi isso, mas não duvido que existam babacas por lá que defendam isso, mas mesmo assim, não muda uma vírgula do que disse.  Querer separar o Brasil por causa do mimimi dos derrotados é burrice ao extremo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:34:42 »
[...]
[...]

E são na maioria das vezes, se não todas, baseadas em preconceitos e julgamentos falhos de "nós contra eles".

O que não vem ao caso para as assertivas do _Juca_ que, erroneamente, reduz a questão culpando os eleitores do senhor Neves e ignorando, propositalmente ou não, que tais ideias são muito anteriores até mesmo a formação do PT e do PSDB.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:35:22 »
[...]
[...]

Mas não existem por causa de uma derrota em uma eleição, e as idéias separatistas em geral vem de pessoal de extrema direita e os argumentos em geral não são muito melhores, tal qual o exemplo que você deu de nordestinos.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2014, 10:07:06 por _Juca_ »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:36:05 »

Podemos fazer o seguinte: O Sul maravilha se separa do Nordeste
[...]

Não dá para fazer isto porque o Sul não faz divisa com o Nordeste.  :P
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 30 de Outubro de 2014, 09:36:14 »
Nesta estou com o Juca. Estou puto com a vitória da Dilma, mas esse preconceito esdrúxulo contra o Nordeste e idéias imbecis como secessão e militarismo que tem pipocado no Facebook e agora até aqui é ridículo. Não existe propaganda melhor para o PT do que isso.
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!