Isso pode até ser uma mera pesquisa de opinião dos foristas aqui presentes, todavia o assunto colocado em pauta é fruto de mero preconceito de jovens de uma classe média ou alta pouco intelectualizada do sul e sudeste. Dizer que estas duas regiões sozinhas sustentam o resto do país inteiro é uma tremenda desconsideração a boa parte da população brasileira.
Primeiro que a divisão vista nas eleições me parece mais entre classe média e classe baixa. Eu sou paraense e vivo aqui no Pará, e o que vejo pelas ruas é pessoas das classes mais baixas com preferência pela esquerda, com medo de uma suposta elitização do governo, com corte de bolsas e auxílios e privatização das empresas públicas e, por outro lado, a população de classe média e alta com preferência pela direita, condenando justamente a grande oferta de bolsas. O discurso político de um lado e de outro não costuma ir a um nível mais elevado que isso.
Se for analisar a nível estadual, por exemplo, aqui no Pará o PSDB ganhou para governador na capital, Belém, mas perdeu em 83 municípios (quase 60% dos municípios). Eu acredito que esta relação tenha muito a ver com a diferença de renda e qualidade de vida da população na capital e nos demais municípios. Para presidente, Aécio também foi preferido na capital e Dilma ganhou de lavada na maior parte dos demais municípios.
(Fonte:
http://infograficos.oglobo.globo.com/brasil/resultado-votacao-municipio.html)
Não estou com disposição para ficar fazendo análises para outros estados do norte e nordeste que não conheço, mas estes dados e minhas percepções diárias levam a crer que a divisão é mais entre classes sociais do que regional.