Um outro resumo
1- Perseverança absoluta em um posicionamento
Ao longo do tempo, você verá o sujeito não enfraquecer suas convicções a respeito do objeto de seu culto ou mudar de opinião, não importando eventos externos que contradizem esse culto e tão pouco a refutação de pessoas que não sofrem do mesmo problema.
2- O culto a uma entidade (indivíduo, organização ou congregação)
O indivíduo ponderado sabe que não existem heróis e os que existem provavelmente tiveram sua história convenientemente alterada. O enviesado irá se ofender caso haja mera comparações entre sua entidade de culto com qualquer outra, caso haja apontamentos de falhas nessa entidade e por fim, se recusará a aceitar que ela tenha feito qualquer mal feito ou dano.
3- One size fits all
Um martelo e todas as situações então são pregos. O enviesado será incapaz de prescrever soluções distintas para cenários distintos quando o problema é de alguma maneira ligado a seu objeto de culto.
4-Defender a necessidade de se seguir uma ideologia
Ter um framework interpretativo, ou ideologia, na verdade produz uma simplificação da realidade, com bons e maus, pretos e brancos, elites e pobres, exploradores e explorados. Qualquer framework que queira encerrar em si uma complexidade tão grande quanto as relações humanas, a complexidade econômica entre outros, trará em si mesmo o destino de ser infantil, errada, incompleta.
5- Prescrições utópicas
Além de propor uma interpretação simplificada e infantil de um fato, normalmente (e infelizmente) as ideologias prescrevem uma solução para um problema muitas vezes imaginários cuja solução sem dúvida traria algo como um paraíso ou um novo conceito para as pessoas.
6-Subjugação do indivíduo em prol da coletividade ou utopia
Invadem a vida pessoal com exigências extravagantes que fazem parte do non sequitur de ações que irá acarretar na utopia prometida.
7- A ideologia se torna o fim, e não os meios
Com o passar do tempo, se protege mais os meios do que os resultados propostos pela ideologia. A ideologia passa ser o modo de vida do enviesado e ele a protegerá a despeito do que possa acontecer com os objetivos uma vez traçados.
8- O religioso é quem aponta minha religião
Da mesma maneira que crentes afirmam que não aceitar deus é uma religião, em geral a pessoa enviesada vai tentar transferir a crença para quem está apontando a sua crença.
Como acreditam piamente que seu conjunto de crenças é correto, o enviesado passa a acreditar que os outros que são os enviesados por não perceberem como é tão óbvio que sua religião é a correta.