ciência que trata da formação das ideias e da sua origem;
sistema organizado e fechado de ideias que serve de base a uma luta política.
De forma sintética, é essa a definição que tenho. Ela serve para qualquer área, principalmente política.
De forma bem ampla:
Política (do Grego: πολιτικός politikos, significa "de, para, ou relacionado com os cidadãos")
Sendo que TUDO o que envolve a vida em sociedade está
relacionado com os cidadãos, a política está presente até quando pedimos um cafezinho no boteco da esquina
(desculpe a hipérbole).
No entanto, acho que antes de falar em ideologia, é preciso identificar que existem pessoas cuja índole possui ou não a característica de se apegar a uma ideologia. Alguns fixam um idéia e a defende até o fim. Outras navegam conforme a maré, sem apego algum à ideologias ou credos, mudando conforme a conveniência.
Os que possuem a característica de se apegarem à uma ideologia são os mas ferrenhos, incisivos e brutais defensores... até mudarem de idéia, a ponto de passarem "pro outro lado" e agirem da mesma forma. Defendendo com o mesmo ímpeto aquilo que atacava. Normal, já que não é a ideologia em si que o leva a fazer isso, mas sua personalidade, a forma como sua mente funciona.
Independentemente de que lado se encontre um ideólogo, ele sempre agirá da mesma forma, já que não sabe ser de outra maneira.
Agora, o que se pode colocar em questão é se existe uma forma de verificar se uma ideologia pode ser considerada melhor, preferível, mais benéfica que outra. Óbvio que cada um que defende sua ideologia sempre irá afirmar que a sua permeia toda a verdade possível. Nesse ponto é onde entram os argumentos. Uma pessoa com dom para a política (e admitindo não ser um safado) irá saber argumentar, avaliar prós e contras, expor seus pontos e, quem sabe, convencer o outro que sua ideologia não é a melhor nem é superior à que ele, o bom político (se é que isso existe), defende. Pode até conquistar adeptos.
Enfim, penso que um ideologia é necessária como móvel para o cidadão. E mais do que ter uma ideologia, ser propenso a defender uma é mais desejável, já que sem motivação não se vai a lugar algum!
Saudações