“Até agora, a energia hidrelétrica é a mais barata, em termos do que ela dura com a manutenção e também pelo fato da água ser gratuita e da gente poder estocar. O vento podia ser isso também, mas você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento. Então, se a contribuição dos outros países, vamos supor que seja desenvolver uma tecnologia que seja capaz de na eólica estocar, ter uma forma de você estocar, porque o vento ele é diferente em horas do dia. Então, vamos supor que vente mais à noite, como eu faria para estocar isso? Hoje nós usamos as linhas de transmissão, você joga de lá para cá, de lá para lá, para poder capturar isso, mas se tiver uma tecnologia desenvolvida nessa área, todos nós nos beneficiaremos, o mundo inteiro”
Curtir · Responder · 3 · 20 h
Ela não se expressou bem, como aliás é comum, mas dá para subentender sem problema, e com um mínimo de boa vontade que ela quis dizer no final do parágrafo, que seria estocar a energia obtida através do vento, vejam com um pequeno acréscimo que esta interpretação faz sentido:
Até agora, a energia hidrelétrica é a mais barata, em termos do que ela dura com a manutenção e também pelo fato da água ser gratuita e da gente poder estocar. O vento podia ser isso também, mas você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento. Então, se a contribuição dos outros países, vamos supor que seja desenvolver uma tecnologia que seja capaz de na eólica estocar, ter uma forma de você estocar, porque o vento ele é diferente em horas do dia. Então, vamos supor que vente mais à noite, como eu faria para estocar isso
[a energia obtida através do vento] ? Hoje nós usamos as linhas de transmissão , você joga de lá para cá, de lá para lá
[a energia obtida através do vento] , para poder capturar isso, mas se tiver uma tecnologia desenvolvida nessa área, todos nós nos beneficiaremos, o mundo inteiro[/i]”
Não acho nada razoável que alguém interprete de outra maneira (como hoje/atualmente estar jogando vento) esta última parte da fala dela: Hoje nós usamos as linhas de transmissão , você joga de lá para cá, de lá para lá...
Mas concordo plenamente que falar de improviso não tem dado certo para ela, e que seria muitíssimo recomendável que ela lesse textos preparados por profissionais de comunicação.